A McLaren realizou, nesta segunda, a festa de lançamento do seu novo carro - o MP4/23 - na cidade alemã de Stuttgart. As primeiras fotos do modelo 2008 do time prateado já foram divulgadas:
Colocando lado a lado com o carro do ano passado - o MP4/22 - dá para sentir algumas pequenas diferenças. O modelo novo é o da esqueda no comparativo aí debaixo:
Segundo a McLaren, o desenvolvimento do MP4/23 começou em novembro de 2006, e o carro visitou pela primeira vez o túnel de vento da equipe já em maio de 2007. Embora as diferenças visuais sejam mínimas, o MP4/23 é uma evolução considerável em relação ao seu antecessor, o MP4/22. A principal mudança está na relação entre-eixos, que foi um pouco aumentada.
Na prática, isso significa que a McLaren deve andar melhor em pistas rápidas - o ponto fraco do carro do ano passado - mas perde terreno em circuitos onde passeou em 2007, como Mônaco e Hungaroring. Além disso, a McLaren também mudou uma série de aspectos eletrônicos e aerodinâmicos, para adaptar o MP4/23 ao regulamento deste ano.
Como sempre, pilotos e dirigentes deram suas palavrinhas. "Nós sempre tratamos os pilotos da mesma forma, e vai continuar sendo assim em 2007. Nosso objetivo é conquistar o título, sem disputas internas", garantiu o diretor Martin Whitmarsh. Por sua vez, Lewis Hamilton disse estar "mais forte do que nunca". O inglês, aliás, comemorou hoje seu aniversário de 23 anos. Na próxima temporada, Hamilton vai pilotar o MP4/23, e seu número vai ser - adivinhem - 23.
Novo companheiro do vice-campeão do ano passado, Heikki Kovalainen ficou com o carro 22. Em sua primeira aparição pública como piloto da McLaren, o finlandês agradeceu a "fantástica oportunidade" e disse que a mudança para o time prateado é "um grande passo na carreira". Logo abaixo, a ficha técnica do novo McLaren MP4/23, publicada no Grande Prêmio:
Chassis: Composto de fibra de carbono, construído em formato de colméia.
Carenagem: Tampa do motor feita em peça única, já as laterais terão tampas separadas, assim como o assoalho.
Eletrônica: Sistema Eletrônico feito pela própria McLaren, que analisa chassis, motor e coleta de dados.
Transmissão: Sete marchas e uma ré, semi automática, com embreagem acionada no volante. Construída pela McLaren
Motor
Tipo: Mercedes-Benz FO 108V. Capacidade: 2,4 litros. Número de cilindros: oito. Máximo de rotações: 19 mil por minuto. Angulação do motor: 90°. Largura do pistão: 98 mm. Espaçamento do pistão: 106,4 mm. Número de válvulas: 32. Combustível: Mobil (5,75% de biocombustível)Peso: 95 kg.
Agora, a próxima equipe a lançar seu carro é a Toyota, no dia 10 de janeiro.
Apenas um dia após apresentar o F-2008, a Ferrari já colocou sua máquina na pista. Nesta segunda, Kimi Raikkonen levou o novo carro da equipe vermelha para a pista de Fiorano, e completou 55 voltas ao longo do dia. Os tempos não serviram de muita referência por conta do clima frio e nublado, que obrigou o finlandês a usar pneus de chuva em alguns momentos. Mesmo assim, Raikkonen gostou da primeira impressão:
"Não acho que vamos precisar mudar muita coisa. As circunstâncias do treino não foram muito boas hoje, mas teremos oportunidade de testar o carro na semana que vem", disse Raikkonen. Sobre a sensação de pilotar sem o controle de tração, o finlandês foi sincero: "Vai ser mais divertido. Certamente, ultrapassar deve ficar mais fácil. Os riscos podem até aumentar, mas o esporte é assim mesmo. Se um piloto acha perigoso, deveria ter escolhido outra profissão".
A Ferrari também aproveitou o dia de hoje para reclamar da nova Unidade de Controle Eletrônico (ECU). Pelo novo regulamento, o acessório precisa ser utilizado por todas as equipes na próxima temporada. O problema é que o ECU é desenvolvido pela Microsoft, que é parceira da McLaren. Na visão da Ferrari, trata-se de um claro favorecimento ao time prateado:
"Vamos acompanhar essa situação de perto. Para mim, é óbvio que a McLaren vai levar vantagem no início do ano", disse o diretor Jean Todt. Depois do shakedown desta segunda em Fiorano, a Ferrari passa a se concentrar nos testes de Jerez de la Frontera, marcados para a semana que vem. Os ensaios no circuito espanhol abrem a temporada da Fórmula 1 em 2008, e devem contar com a participação de todas as equipes.
Antes mesmo de apresentar seu carro para 2008, a Renault já admite estar um passo atrás das rivais Ferrari e McLaren. Nesta segunda, o chefe de desing aerodinâmico da equipe francesa, Dino Rosso, reconheceu que a má adaptação da Renault aos pneus Bridgestone foi o principal fator para o mau desempenho do time no ano passado. A reação, segundo Rosso, deve vir apenas em 2009.
"Estamos montando um projeto muito agressivo para reagir. De qualquer maneira, Ferrari e McLaren já têm carro muito equilibrados, enquanto nós ainda precisamos corrigir alguns problemas. O verdadeiro salto de qualidade da Renault só deve acontecer em 2009", falou Rosso. Pelo visto, Fernando Alonso vai ter mesmo muita dificuldade para acompanhar o ritmo de Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton...
Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar o aperto que Ralf Schumacher passou durante as comemorações de ano novo, em Nova York. De acordo com o diário Bil-Zeitung, um alarme de incêndio provocou pânico no Gramercy Park Hotel, onde o alemão estava hospedado com a mulher, Cora, e o filho de cinco anos, David.
Segundo a McLaren, o desenvolvimento do MP4/23 começou em novembro de 2006, e o carro visitou pela primeira vez o túnel de vento da equipe já em maio de 2007. Embora as diferenças visuais sejam mínimas, o MP4/23 é uma evolução considerável em relação ao seu antecessor, o MP4/22. A principal mudança está na relação entre-eixos, que foi um pouco aumentada.
Na prática, isso significa que a McLaren deve andar melhor em pistas rápidas - o ponto fraco do carro do ano passado - mas perde terreno em circuitos onde passeou em 2007, como Mônaco e Hungaroring. Além disso, a McLaren também mudou uma série de aspectos eletrônicos e aerodinâmicos, para adaptar o MP4/23 ao regulamento deste ano.
Como sempre, pilotos e dirigentes deram suas palavrinhas. "Nós sempre tratamos os pilotos da mesma forma, e vai continuar sendo assim em 2007. Nosso objetivo é conquistar o título, sem disputas internas", garantiu o diretor Martin Whitmarsh. Por sua vez, Lewis Hamilton disse estar "mais forte do que nunca". O inglês, aliás, comemorou hoje seu aniversário de 23 anos. Na próxima temporada, Hamilton vai pilotar o MP4/23, e seu número vai ser - adivinhem - 23.
Novo companheiro do vice-campeão do ano passado, Heikki Kovalainen ficou com o carro 22. Em sua primeira aparição pública como piloto da McLaren, o finlandês agradeceu a "fantástica oportunidade" e disse que a mudança para o time prateado é "um grande passo na carreira". Logo abaixo, a ficha técnica do novo McLaren MP4/23, publicada no Grande Prêmio:
Chassis: Composto de fibra de carbono, construído em formato de colméia.
Carenagem: Tampa do motor feita em peça única, já as laterais terão tampas separadas, assim como o assoalho.
Eletrônica: Sistema Eletrônico feito pela própria McLaren, que analisa chassis, motor e coleta de dados.
Transmissão: Sete marchas e uma ré, semi automática, com embreagem acionada no volante. Construída pela McLaren
Motor
Tipo: Mercedes-Benz FO 108V. Capacidade: 2,4 litros. Número de cilindros: oito. Máximo de rotações: 19 mil por minuto. Angulação do motor: 90°. Largura do pistão: 98 mm. Espaçamento do pistão: 106,4 mm. Número de válvulas: 32. Combustível: Mobil (5,75% de biocombustível)Peso: 95 kg.
Agora, a próxima equipe a lançar seu carro é a Toyota, no dia 10 de janeiro.
Apenas um dia após apresentar o F-2008, a Ferrari já colocou sua máquina na pista. Nesta segunda, Kimi Raikkonen levou o novo carro da equipe vermelha para a pista de Fiorano, e completou 55 voltas ao longo do dia. Os tempos não serviram de muita referência por conta do clima frio e nublado, que obrigou o finlandês a usar pneus de chuva em alguns momentos. Mesmo assim, Raikkonen gostou da primeira impressão:
"Não acho que vamos precisar mudar muita coisa. As circunstâncias do treino não foram muito boas hoje, mas teremos oportunidade de testar o carro na semana que vem", disse Raikkonen. Sobre a sensação de pilotar sem o controle de tração, o finlandês foi sincero: "Vai ser mais divertido. Certamente, ultrapassar deve ficar mais fácil. Os riscos podem até aumentar, mas o esporte é assim mesmo. Se um piloto acha perigoso, deveria ter escolhido outra profissão".
A Ferrari também aproveitou o dia de hoje para reclamar da nova Unidade de Controle Eletrônico (ECU). Pelo novo regulamento, o acessório precisa ser utilizado por todas as equipes na próxima temporada. O problema é que o ECU é desenvolvido pela Microsoft, que é parceira da McLaren. Na visão da Ferrari, trata-se de um claro favorecimento ao time prateado:
"Vamos acompanhar essa situação de perto. Para mim, é óbvio que a McLaren vai levar vantagem no início do ano", disse o diretor Jean Todt. Depois do shakedown desta segunda em Fiorano, a Ferrari passa a se concentrar nos testes de Jerez de la Frontera, marcados para a semana que vem. Os ensaios no circuito espanhol abrem a temporada da Fórmula 1 em 2008, e devem contar com a participação de todas as equipes.
Antes mesmo de apresentar seu carro para 2008, a Renault já admite estar um passo atrás das rivais Ferrari e McLaren. Nesta segunda, o chefe de desing aerodinâmico da equipe francesa, Dino Rosso, reconheceu que a má adaptação da Renault aos pneus Bridgestone foi o principal fator para o mau desempenho do time no ano passado. A reação, segundo Rosso, deve vir apenas em 2009.
"Estamos montando um projeto muito agressivo para reagir. De qualquer maneira, Ferrari e McLaren já têm carro muito equilibrados, enquanto nós ainda precisamos corrigir alguns problemas. O verdadeiro salto de qualidade da Renault só deve acontecer em 2009", falou Rosso. Pelo visto, Fernando Alonso vai ter mesmo muita dificuldade para acompanhar o ritmo de Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton...
Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale registrar o aperto que Ralf Schumacher passou durante as comemorações de ano novo, em Nova York. De acordo com o diário Bil-Zeitung, um alarme de incêndio provocou pânico no Gramercy Park Hotel, onde o alemão estava hospedado com a mulher, Cora, e o filho de cinco anos, David.
"Lembrei dos atentados de onze de setembro. Havia fumaça por todos os lados, e gente correndo de pijamas. Nunca havia passado por uma experiência tão assustadora", disse Cora Schumacher. Ao que parece, a onda de má sorte de Ralf não tem fim. Após perder sua vaga na Toyota, o Schumacher mais novo ainda nem arrumou um emprego para 2008...
O vídeo do dia é mais uma cortesia do Blog. Dessa vez, o tema são as Dez Maiores Bobagens da História, talvez o assunto mais popular que a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix já teve (o nome original, para quem não lembra, era "Os Dez Erros Mais Constrangedores"). Mesmo para quem lembra a ordem, vale dar uma conferida:
Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número dez da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
McLaren MP4/23 e McLaren MP4/22- http://www.gpupdate.net/, http://www.mclaren.com/ e http://www.motorsport.com/
Shakedown da Ferrari - http://www.motorsport.com/
Renault e Ralf Schumacher - http://www.motorsport.com/
11 comentários:
Essa imagem do comparativo entre os dois carros da pra perceber nitidamente a mudança em relação a Aerodinâmica, da pra perceber que o carrro deste ano vai ter mais downforce... eu acho..
Só quero ver nas pistas...
Parabens pelas imagens
:)
Opa!
Pô, o Natal tá longe, e os caras já tão enfeitando os carros? Daqui a pouco, os carros vão se desmanchar no meio da pista, de tanto penduricalho que eles estão pendurando nos carros...
[]´s
Kohara
Ficou bonita a McLaren !!!!
Acho que o MP4-23 vai ser menos competitivo que o anterior carro da Mclraen, talvez devido à pouca expriencia dos seus pilotos.
hahahah...excelente o vídeo!
Quanto a Mclaren,sem o Alonso nao tem graça.Nao vai ser a mesma tao cedo.
beijos
Excelente o vídeo!
Só uma coisa... sobre o entreeixos da McLaren, eu acho que você quis escrever bem maior ao invés de bem menor.
Aliás, que coisa horrenda esse cromado com o vermelho da Vodafone, o macacão então, sem comentários... saudades do tempo em que eram prateados.
Não falei nada da Ferrari, falo agora, ficou linda, como quase sempre, vamos ver na pista...
A Toyota nem precisa esperar o lançamento, pega umas fotos do carro do ano passado (ou de 2006, ou de 2005...) que ninguém vai sentir a diferença...
Gostei do Kimi falando sobre a ausência do controle de tração, por isso que eu torço por ele.
A Renault já começa a temporada dando desculpa... não é dessa vez.
Abraço
Mudou bem menos que a Ferrari, vamos ver como vai ser o desempenho. As declarações são empolgadas pra variar, mas ainda acho que a espionagem prejudicou o desenvolvimento.
Nunca me animo mto quando anunciam os novos carros, isso soh me chama a atenção quando mudam as cores do carro ou mudam os 2 pilotos, coisa do tipo...
Oi, Gustavo.
Sem querer ser chato -e já sendo... O entre-eixos do carro novo da Mclaren é maior (e não menor, como vc escreveu). ;-)
[]´s
Nelson e Kohara,
Obrigado pela correção! Foi ato falho meu mesmo. E agradeço também a todos que elogiaram o vídeo, valeu!
Grande abraço a todos,
Gustavo Coelho
Mais outro vídeo com um Gran Finale! hehe...
Abração!
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