quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Fisichella praticamente certo na Force India

Giancarlo Fisichella venceu o "vestibular" da Force India e será anunciado amanhã como titular do time indiano para 2008, ao lado do alemão Adrian Sutil. Pelo menos, é essa a versão que circula com muita força na imprensa internacional, especialmente após as declarações de Roldán Rodríguez à agência EFE nesta quarta.

O espanhol - candidato declarado a uma das vagas da Force India - admitiu ter perdido a disputa, dando a entender que a equipe já teria optado por Fisichella. "O time decidiu apostar na experiência ao invés de investir num piloto jovem, infelizmente. Desde o momento em que Fisichella deixou a Renault, minhas possibilidades de acertar com a Force India diminuíram bastante", disse Rodríguez.

Agora, tudo indica que Fisichella será anunciado amanhã ou, no máximo, até sexta-feira. Além do italiano, Adrian Sutil deve ser confirmado como o outro titular do time indiano, já que ainda tinha mais um ano de contrato com a antiga Spyker. Ao mesmo tempo, Vitantonio Liuzzi é o grande favorito para a vaga de piloto de testes, segundo revelou ontem o Blog Victal.

Por sua vez, Roldán Rodríguez parece condenado a mais uma temporada na GP2, onde ele passou longe de brilhar em 2007. De acordo com o site Grande Prêmio, o destino do espanhol deve ser, ironicamente, a FMS International, equipe controlada por Giancarlo Fisichella. Ex-piloto de testes da antiga Spyker, Adrian Vallés é o mais cotado para fazer dupla com Rodríguez.

Com o provável confirmação de Fisichella e Sutil na Force India, encerra-se a dança das cadeiras da Fórmula 1 para 2008. Além do time indiano, a Super Aguri também não anunciou seus pilotos ainda, mas Takuma Sato e Anthony Davidson são nomes quase garantidos. Por conta do atraso na definição de seus pilotos, aliás, Force India e Super Aguri receberam uma multa da FIA, que obriga todas as escuderias a escolherem seus representantes até o fim de dezembro.

Começaram bem as chamadas equipes pequenas em 2008, hein?


A Ferrari realiza nesta semana, na cidade italiana de Madonna di Campliglio, seu tradicional evento de abertura de temporada. Nas diversas entrevistas dos membros da escuderia vermelha, um ponto foi defendido por todos: a igualdade de tratamento aos pilotos. De acordo com o chefe de equipe Stefano Domenicali, por exemplo, "Felipe Massa e Kimi Raikkonen começam o ano em condições iguais". Agora, é esperar para ver qual dos dois vai se sobressair. O Blog aposta em Raikkonen...

Enquanto isso, a McLaren fez hoje, em Jerez, o shakedown do MP4/23, o modelo do time prateado para 2008. O piloto de testes, Pedro de la Rosa, foi o primeiro a ir para a pista com o novo carro, que ganhou uma "ponte" no aerofólio dianteiro. À tarde, Heikki Kovalainen estreou pela McLaren, cravando sua volta mais rápida em 1:20.559s, quase um segundo mais lento do que de la Rosa (1:19.655s). Só como referência: o melhor tempo dos testes de dezembro, também em Jerez, foi 1:18.213s, de Sebastian Vettel.

O dia também viu uma série de reclamações de dirigentes, que foram unânimes em criticar vários pontos do novo regulamento. Nos próximos dias, o Blog vai falar com mais calma deste assunto. Infelizmente, o tempo hoje é um pouco mais curto do que o habitual...


Como vem acontecendo ultimamente, o dia foi de notícias quase irrelevantes nas demais categorias do automobilismo mundial. De importante, apenas o anúncio do calendário de pré-temporada da IRL, que vai realizar duas semanas de testes coletivos. Entre os dias 27 e 28 de fevereiro, as atividades serão no oval de Homestead. Mais tarde, de 03 a 06 de março, os ensaios acontecem no circuito misto de Sebring.

Vale mencionar também que a Argentina se ofereceu oficialmente para receber o Rally Dacar em 2008. Segundo o diretor do trecho argentino do Rally Patagônia-Atacama, David Ely, o país será o primeiro a ser ouvido pelos organizadores. "Até terça-feira que vem teremos uma decisão", garantiu Ely. Pelo visto, o Rally Dacar deve resistir à extinção.

Mas, se abandonar a África, vai perder completamente a sua identidade.



O vídeo do dia é um compacto do Grande Prêmio do Brasil de 1986, uma das corridas mais lendárias que o quase-extinto Autódromo de Jacarepaguá já sediou. Na pista, nomes como Nelson Piquet, Ayrton Senna, Nigel Mansell e Alain Prost. A prova terminou com uma dobradinha histórica para o Brasil: Piquet em primeiro e Senna em segundo. Vale a pena relembrar:


Esse eu vi no Blog F-1. Como lá fala o Felipe Maciel, "história é algo que não se pode demolir". O Autódromo de Jacarepaguá está perto de desaparecer, mas sua trajetória jamais será esquecida.

Nesta quinta, o Blog volta coma seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número oito da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Fisichella e Rodriguez - http://www.gpupdate.net/
Ferrari e McLaren - www.globoesporte.com/motor

3 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus a Force India deverá fazer a escolha certa e dará um chute na bunda do Rodriguez, q tah mais pra vidente ou jornalista, menos piloto...pode ir arranjando uma vaguinha pra ele em DTM, F-Mundial, Nascar, Stock Car, sei lah, pq GP2 ou A1GP ele naum merece...
Quanto a demolição de Jacarepagua, naum comentei no outro topico, mas digo aki q eh uma pena; acho q ele deveria sofrer altas reformas, mas naum a demolição. Meu medo eh q ninguem esteja com mta vontade de construir outro circuito (e acho q Cesar Maia e Sergio Cabral naum estaum) e talvez os fãs cariocas fiquem a ver navios...
Ateh!

Anônimo disse...

Incrível esse Rodriguez, tá se achando o superstar pra exigir uma vaga assim? A FI tá certíssima em acertar com o Fisichella, das opções que tinha era a melhor para uma equipe que está começando só agora na Fórmula 1.

Abs

Anônimo disse...

Gustavo,

No Brasil não existe respeito à história do esporte, principalmente quando se fala em automobilismo. Para se confirmar isso, basta olhar o estado dos nossos autódromos. À exceção de Interlagos, não conheço outro que tenha condições de sediar categorias de nível internacional.

Uma coisa é demolir um autódromo e construir outro melhor. Outra é simplesmente virar as costas para a história de um autódromo que leva o nome de um tricampeão.

O Brasil tem grandes empresários que, em parceria com o estado, poderiam construir autódromos de alto nível, ou melhor, do nível dos nossos campeões de F1.

Isso é um desrespeito ao automobilismo brasileiro. Um desrespeito aos pilotos e fãs.