domingo, 6 de janeiro de 2008

Ferrari lança F2008 em Maranello

A Ferrari realiza neste momento, em Maranello, o evento de lançamento do F2008, o modelo da equipe vermelha para a próxima temporada da Fórmula 1. As primeiras fotos do carro já foram divulgadas:






As diferenças entre o F2008 e o seu antecessor - o F2007 - ficam mais nítidas quando os dois carros são colocados lado a lado. O novo carro é o da esquerda no comparativo aí debaixo:






O F-2008 é o 54º carro construído pela Ferrari para a Fórmula 1. As principais mudanças foram desenvolvidas tendo em mente o regulamento da próxima temporada, que limita o uso de acessórios eletrônicos - como o controle de tração - e introduz o SECU (Unidade de Controle Eletrônico Padrão, na sigla em inglês).

Segundo a Ferrari, as áreas mais afetadas pelas novas regras foram o câmbio, que agora só pode ser trocado a cada quatro corridas, e a segurança. Após o acidente de Alexander Wurz e David Coulthard no último G.P. da Austrália - quando o austríaco foi atropelado e quase atingido na cabeça pelo carro do escocês - o cockpit do F2008 ganhou um reforço lateral bastante visível.

Por causa da limitação do número de materiais a serem utilizados no carro - outra novidade do regulamento de 2008 - o novo modelo da Ferrari ficou mais pesado do que o anterior. Em termos visuais, a principal mudança está na asa dianteira, que passa a ter um defletor semelhante ao já usado pela Toyota. A pintura do F2008, como é fácil perceber, não teve alterações significativas, já que a Ferrari continua basicamente com os mesmo patrocinadores.

A ficha técnica do F-2008 está logo a seguir. Os dados são do site Grande Prêmio:

Chassis

Feito em fibra de carbono com estrutura em forma de colméia. Câmbio longitudinal, semi-automático, sequencial, controlado eletronicamente e de rápida mudança. Número de marchas: sete, mais a ré. Discos de freio ventilados, construídos de fibra de carbono. Suspensão independente. Push-rod ativado e barras de torsão nas quatro rodas. Peso (com o piloto): 605 kg. Rodas BBS de 13".

Motor

Tipo: 056. Número de cilindros: oito. Bloco de cilindros de alumínio em V no ângulo de 90°. Número de válvulas: 32. Distribuição pneumática - Deslocamento total: 2.398 cm3. Largura do pistão: 98 mm. Peso: 95 kg. Injeção eletrônica digital e ignição eletrônica da Magneti Marelli. Combustíveis e lubrificantes da Shell, fornecidos de acordo com as normas da União Européia, em que a gasolina deve conter componentes derivados de fontes biológicas na porcentagem de 5,75%.

Até o fim do dia, o Blog volta comentando a repercussão do lançamento do F-2008 e as demais notícias deste domingo. Nos vemos por aí!

3 comentários:

Anônimo disse...

linda como sempre a Ferrari! Agora essas fotos são iguaizinhas aos dos ultimos ano, parecem que os caras não tem paciência de variar os angulos.

Felipe Maciel disse...

Pra variar, a Ferrari investiu forte no setor aerodinâmico, o carro tá bem diferente.

O F2008 promete ser mais confiável que o do ano passado, acho que tem todo o favoristismo nesta temporada.

Net Esportes disse...

Ficou bonita a Ferrari tb..... !!!!