terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Autódromo de Jacarepaguá muito perto de ser completamente desativado

O ano de 2008 começou definitivamente mal para os fãs da velocidade. Se não bastasse o cancelamento do Rally Dacar, outra péssima notícia veio à tona nesta terça. Agora, é iminente a desativação completa do Autódromo de Jacarepaguá, que deve ser substituído por quatro pavilhões planejados para os Jogos Olímpicos de 2016.

A cidade do Rio de Janeiro ainda não ganhou a disputa pelo direto de sediar as Olimpíadas, mas o destino de Jacarepaguá já parece estar selado. "Independente de vitória ou não na briga para ser sede dos Jogos, um Centro Olímpico será construído na área onde atualmente se encontra o Autódromo de Jacarepaguá", disse hoje o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Artur Nuzman.

De acordo com Nuzman, a Confederação Brasileira de Automobilismo aceitou negociar a construção de um novo circuito, que seria bancado pela prefeitura do Rio. O problema é que a cidade ainda não tem orçamento suficiente para erguer um autódromo de primeiro nível, como ressaltou hoje o secretário especial do Rio-2016, Ruy Cezar. Ao que parece, dois terrenos estão sendo estudados na Zona Oeste, nas regiões de Deodoro e Santa Cruz.

Segundo o presidente da CBA, Paulo Scaglione, o Autódromo de Jacarepaguá só poderá ser desativado após a construção da nova pista. Além disso, a CBA exige uma estrutura capaz de sediar eventos importantes - como a Fórmula 1 - e a inclusão de um kartródromo no projeto. Na versão de Scaglione, Carlos Arthur Nuzman teria assinado uma carta de intenções com a CBA, que estaria em discussão no Departamento Jurídico da entidade.

No panorama atual, qualquer esperança de ver o Autódromo de Jacarepaguá de volta ao seu antigo nível parece perdida. Pelo visto, nenhum dos dois lados (CBA e prefeitura) tem interesse em ver a pista recuperada. Por isso mesmo, a opção de construir um circuito completamente novo - vista com bastante ceticismo pela comunidade automobilística - precisa começar a ser tratada com mais seriedade. É a única esperança.

Considerando que Jacarepaguá já é um caso perdido, o melhor mesmo é lutar por uma alternativa. O problema é que não há como garantir o compromisso do COB e da prefeitura, que já passaram por cima de acordos firmados no passado. Mas, se o projeto do novo circuito for realmente concreto, o melhor é trabalhar para torná-lo realidade, mesmo considerando os problemas de localização e de falta de segurança.

Porque Jacarepaguá, infelizmente, já está fadado à completa destruição.


São cada vez mais consistentes os rumores que colocam Giancarlo Fisichella como companheiro de Adrian Sutil na Force India em 2008. O time indiano marcou para a próxima quinta o anúncio de sua dupla de pilotos, mas a maior parte da imprensa internacional já dá a decisão como certa. Além de confirmar Fisichella para o posto de titular, a Force India também deve anunciar a contratação de Vitantonio Liuzzi para o cargo de piloto de testes.

Outro boato que ganhou força nos últimos dias garante a compra da McLaren pela parceira Mercedes. Nesta terça, o diário inglês The Guardian assegurou que a montadora alemã tem, sim, interesse em se tornar a sócia majoritária do time prateado. O principal dirigente da McLaren, porém, fez questão de desmentir as especulações. "Não há nenhuma mudança ou decisão a ser anunciada por nós no momento", disse ontem o chefão Ron Dennis.

Ao mesmo tempo, a Super Aguri marcou para o dia 19 de fevereiro o lançamento de seu novo modelo, o SA08. O evento deve ser realizado em Barcelona, segundo confirmou hoje a equipe japonesa em comunicado distribuído à imprensa. A Super Aguri não fala em nomes de pilotos, mas a expectativa é que o time anuncie Takuma Sato e Anthony Davidson como titulares para 2008 na apresentação do SA08.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar uma pesquisa divulgada ontem pela empresa de consultoria Initiative Sports Futures. De acordo com os dados da instituição, o Grande Prêmio do Brasil foi o segundo evento esportivo mais assistido do ano passado, perdendo apenas para o Superbowl, a final da Liga de Futebol Americano.

Um resultado, sem dúvida alguma, animador para Bernie Ecclestone e companhia...


A Ducati apresentou hoje em Madonna di Campiglio, na Itália, sua máquina para a temporada 2008 da MotoGP. Batizada de GP8, a moto vai ser utilizada pelo italiano Marco Melandri e pelo atual campeão da categoria, Casey Stoner. O australiano, aliás, deve correr com a moto de número 1, uma honraria que o heptacampeão Valentino Rossi nunca fez questão de aceitar. Rossi, para quem não sabe, não abre mão do seu número 46 da sorte.

Falando sobre a próxima temporada, Stoner mostrou-se bastante otimista: "Não temo Rossi. Vimos os últimos testes dele, e não foram nada demais. Vamos fazer como em 2007: trabalhar no nosso acerto, sem se preocupar com o nível dos outros". De fato, Stoner entra como o grande favorito para o título da próxima temporada. Mas o australiano, certamente, não terá a mesma facilidade do ano passado.

Enquanto isso, a Chevrolet tirou a terça para confirmar, mais uma vez, que continua com seu time de pilotos na temporada 2008 do Mundial de Turismo. Em press-release, a montadora anuncia que o suíço Alain Menu, o italiano Nicola Larini e o inglês Robert Huff permanecem na equipe neste ano. Assim como a Chevrolet, as rivais BMW e SEAT também optaram por não fazer mudanças entre os seus pilotos titulares.

Por fim, vale registrar que o Chile iniciou conversas para sediar o Rally Dacar a partir do ano que vem. Após o cancelamento da competição deste ano, os organizadores do evento buscam novas alternativas para as próximas edições. A América Latina surgiu como uma boa opção, e os desertos da Patagônia e do Atacama - localizados no Chile e na Argentina - podem servir como rota num futuro próximo.

Se a possibilidade vier a se concretizar, o Rally Dacar vai perder grande parte de sua identidade. Mas, pelo menos, fica mais longe da extinção.


O vídeo do dia é mais uma cortesia do Blog (a última). Dessa vez, o tema são "Dez Grandes Duelos da História da Fórmula 1", uma lista que o Blog lançou no ano passado, mas que já está um pouco desatualizada. Afinal, a disputa entre Felipe Massa e Robert Kubica, no G.P. do Japão de 2007, merecia um lugarzinho. De qualquer maneira, vale a pena relembrar algumas das batalhas mais empolgantes que a Fórmula 1 já teve:


Com esse vídeo dos duelos, encerra-se a série de filmes baseada em listas antigas da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Tentei editar também o ranking das Dez Melhores Performances Individuais, mas a falta de imagens atrapalhou bastante. De qualquer maneira, espero que vocês tenham gostado dos vídeos! No futuro, vem mais por aí...

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número nove da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Jacarepaguá - www.diariodorio.com
Super Aguri - www.gpupdate.net
Giancarlo Fisichella - www.motorsport.com
Ducati e Stoner - www.globoesporte.com/motor
Chevrolet - www.motorsport.com

8 comentários:

Anônimo disse...

mais um bom vídeo, valeu gustavo

Vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor disse...

Grande Gustavo, beleza? É, infelizmente a decisão das autoridades cariocas é mais um retrato da desorganização que se tornou o automobilismo brasileiro.

Alguns certamente irão culpar Nuzman, César Maia ou qualquer outro governante, mas acredito que não são eles os maiores responsáveis pelo "quase fim" de Jacarepaguá.

Acredito que o Sr. Scaglione e de todos os seus discípulos têm certa parcela de culpa, pois muitos falam e pouco fazem por aquilo que dizem ser apaixonados, no caso o esporte a motor.

Mas a outra "fatia do bolo" vai para os administradores do histórico autódromo, se é que eles de fato existem, já que pouco ouvi falar dessas pessoas até hoje. E enquanto isso uma gloriosa página da história do nosso automobilismo vai sumindo...

Não há nada de errado em viver de uma empolgante categoria-show e da não menos emocionante Fórmula Truck. São duas categorias dignas de aplausos pelo trabalho duro que fazem. Mas, para um país que se diz apaixonado por automóveis, é pouco. Muito pouco.

Abraços!

P.S: Gustavo, se puder dá uma passadinha lá no Motor Haus, tem o primeiro test-drive do ano, com o Polo Sedan Comfortline! Ah, e fui eu mesmo que exclui o comentário acima, hehehe...

Renato Tonini disse...

Postei isso em outro blog, mas lá vai:

O que matou Jacarepaguá foi o fim da MotoGP no Rio. E o mesmo destino se aplicará a Interlagos se a F1 sair de lá. Confessemos, o automobilismo no Brasil está morrendo e vai morrer mais ainda quando a Globo deixar de transmitir a Stock, ao mesmo tempo que a F1 sair de Interlagos. E enquanto a CBA estiver enchendo de dinheiro das Federações com suas carteirinhas inúteis ao invés de investir no esporte, simplesmente estaremos fadados a ver a Argentina nos humilhando pois eles ao menos tem um automobilismo.

Fabio disse...

UAU! Diante dos comentários que li acima não tenho mais nada a acrescentar. Dr. Scaglione e suas carteirinhas.

Net Esportes disse...

Gastaram uma fortuna em reformas para o PAN e agora querem destruir e gastar outra fortuna para 2016 :o ..... acho que 'gastar' não é o termo correto....

Anônimo disse...

Hoje no O Globo saiu uma notinha dizendo que os organizadores do Rali Dacar estudam a idéia de uma corrida na Hungria como forma de amenizar a perda da tradicional prova.

Felipe Maciel disse...

O mais absurdo é que tem espaço de sobra para construirem centros e mais centros mas foram escolher justamente o circuito de Jacarepaguá. Isso sem falar que as Olimpíadas nem serão aqui, não faria o menor sentido, o Brasil é a escolha mais absurda.

É lamentavelmente revoltante.