domingo, 15 de julho de 2007

Weekend Update - MotoGP

Dani Pedrosa desencantou, finalmente. Hoje, em Sachsenring, Alemanha, o espanhol conquistou sua primeira vitória na temporada 2007 da MotoGP. Um triunfo importantíssimo, numa altura em que a equipe Honda já começava a questionar o status de Dani como piloto principal da marca.

Na corrida deste domingo, a atuação do espanhol foi praticamente perfeita. Saindo da segunda posição do grid, Pedrosa largou melhor e só perdeu a liderença durante alguns segundos, quando o pole Casey Stoner tentou uma manobra para cima do espanhol.

O líder do campeonato chegou a ultrapassar Dani, mas tomou o troco momentos depois numa bela manobra do espanhol. O dia, alías, foi muito duro para Stoner e seu rival no campeonato, Valentino Rossi. Casey andou a maior parte do tempo na segunda posição. Porém, começou a sofrer com o desgaste de pneus ainda na primeira metade da prova, em virtude da alta temperatura no leste da Alemanha.

O desempenho do australiano foi piorando volta após volta e ele acabou perdendo posições. Foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Loris Capirossi, que rumou para segundo - a melhor colocação do italiano no ano. Mais tarde, Stoner ainda seria superado por Nicky Hayden e Colin Edwards. Casey fechou em quinto, a trinta segundos de distância para o vencedor Dani Pedrosa.

Mas se o dia do australiano foi difícil, o que dizer da corrida de Valentino Rossi? Uma rara queda tirou o italiano ainda no começo da prova. Antes dele, Carlos Checa e Sylvain Guintoli já haviam se estabacado. Mas o abandono de The Doctor foi muito mais surpreendente.

Rossi, para variar, tinha feito uma péssima largada, mas vinha se recuperando. Ao tentar ultrapassar Randy de Puniet, na luta pela sexta posição, caiu. O motor de sua Yamaha apagou e o dia de The Doctor foi terminantemente encerrado. Pior para o Blog, que havia apostado nele.

No mais, Nicky Hayden fez uma excelente corrida de recuperação, saindo da rabeira do grid para faturar o terceiro posto e seu segundo podium consecutivo. Marco Melandri também andou bem, mas foi outro que sofreu com os pneus, fechando em sexto. O brasileiro Alexandre Barros vinha entre os dez primeiros quando caiu, sendo forçado a abandonar.

Com a quinta posição de Stoner, Rossi se vê, agora, 32 pontos atrás do rival no campeonato. Ao mesmo tempo, o terceiro na tabela e vencedor do dia, Daniel Pedrosa, está a apenas 20 do italiano. A missão de Valentino vai ficando cada vez mais difícil. O título já começa a sorrir para Casey Stoner.

A classificação da corrida está abaixo:

1. Daniel Pedrosa/Espanha/Honda, 41min53.196s
2. Loris Capirossi/Itália/Ducati, + 13.166s
3. Nicky Hayden/Estados Unidos/Honda, +16.771s
4. Carl Edwards/Estados Unidos/Yamaha, + 18.299s
5. Casey Stoner/Austrália/Ducati, + 31.426s
6. Marco Melandri/Itália/Honda, + 31.917s
7. John Hopkins/Estados Unidos/Suzuki, + 33.395s
8. Anthony West/Autrália/Kawasaki, + 41.194s
9. Alex Hofmann/Alemanha/Ducati, + 43.214s
10. Michel Fabrizio/Itália/Honda, + 44.459s
11. Chris Vermeulen/Austrália/Suzuki, + 1min01.894s
12. Kurtis Roberts/Estados Unidos/KR212V, + 1min10.721s
13. Makoto Tamada/Japão/Yamaha, + 2 voltas
14. Carlos Checa/Espanha/Honda, + 3 voltas
Não completaram:
Randy de Puniet/França/Kawasaki, mecânico
Shinya Nakano/Japão/Honda, mecânico
Alexandre Barros/Brasil/Ducati, acidente
Valentino Rossi/Itália/Yamaha, acidente
Sylvain Guintoli/França/Yamaha, acidente

A tabela do campeonato, a seguir:
1. CASEY STONER, 196; 2. Valentino Rossi, 164; 3. Daniel Pedrosa, 144; 4. John Hopkins, 103; 5. Marco Melandri, 97; 6. Chris Vermeulen, 93; 7. Colin Edwards, 88; 8. Loris Capirossi, 77; 9. Nicky Hayden, 73; 10. Alexandre Barros, 69.

Ainda faltam oito corridas para o fim da temporada da MotoGP. A próxima prova será nos Estados Unidos, em Laguna Seca, quando a categoria principal correrá sozinha. 125 e 250cc folgam na etapa americana.

O Blog volta ainda hoje ou amanhã, na parte da tarde, para comentar as corridas da DTM, Fórmula 3 Inglesa, IRL - cuja corrida foi adiada para hoje em virtude da chuva - e Nascar, em novas edições do Weekend Update. Até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

estranho o que acontece com o Rossi. Perdeu toda a tranquilidade da época em que ganhava do Gibernau o tempo todo só com passagens nas últimas voltas.

Felipe Maciel disse...

O Yuri disse tudo. Muito estranho realmente.