sexta-feira, 20 de julho de 2007

Resumo de uma pacata sexta feira

Kimi Raikkonen foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres, a única que eu vi, mas o melhor tempo da sexta ficou com Lewis Hamilton, que cravou 1:32.515s na parte inicial do dia. Como sempre, foi um duelo à parte entre Ferrari e McLaren. Os pilotos das duas equipes monopolizaram as quatro primeiras posições.

No primeiro treino da sexta, foram poucas escapadas e ação de menos. No fim, quem se destacou foi a BMW, que conseguiu ficar em 4º e 5º, com Nick Heidfeld batendo Robert Kubica. Antes de começar a segunda sessão, um dilúvio caiu sobre Nurburgring.

A chuva complicou as atividades da GP2, mas não afetou tanto a Fórmula 1. Quando a principal categoria do automobilismo voltou à pista, esta já tinha secado e estava consideravelmente mais lenta. Os pilotos de ponta não baixaram seus tempos, mas o resto do pelotão, no geral, melhorou.

Takuma Sato, Scott Speed, Vitantonio Liuzzi e - pasmem - Lewis Hamilton deram suas escapadinhas. O inglês, aliás, saiu da pista duas vezes, mas conseguiu voltar em ambas as oportunidades.

O estreante Markus Winkelhock não teve a mesma sorte. Na única vez em que rodou, ficou preso na caixa de brita. Apesar disso, foi um primeiro dia razoavelmente bom para o alemão. Ele ficou oito décimos atrás de seu companheiro Adrian Sutil, é verdade. Mas ainda possui bastante espaço para evolução.

A seguir, os tempos combinados das sessões:

1. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:32.515s - Primeira Sessão
2. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:32.751s - Primeira Sessão
3. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:32 .942s - Primeira Sessão
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:32.975s - Primeira Sessão
5. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:33.205s - Primeira Sessão
6. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:33.590s - Segunda Sessão
7. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:33.668s - Segunda Sessão
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:33.746s - Segunda Sessão
9. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:33.830s - Segunda Sessão
10. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:33.845s - Segunda Sessão
11. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:34.062s - Primeira Sessão
12. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:34.124s - Primeira Sessão
13. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:34.235s - Segunda Sessão
14. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:34.264s - Segunda Sessão
15. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:34.357s - Segunda Sessão
16. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:34.431s - Segunda Sessão
17. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:34.446s - Segunda Sessão
18. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:34.554s - Segunda Sessão
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:34.907s - Primeira Sessão
20. Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1:35.320s - Segunda Sessão
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:36.340s - Primeira Sessão
22. Markus Winkelhock/Alemanha/Spyker, 1:37.166s - Primeira Sessão

A McLaren terminou com o melhor tempo do dia, mas não tem o carro mais rápido. Fernando Alonso e Lewis Hamilton vão precisar de sorte e muita competência se quiserem levar para casa uma vitória. Ao menos, o escândalo de espionagem não parece estar afetando o desempenho da dupla da equipe inglesa.

Segundo colocado do dia, Kimi Raikkonen inverteu a ordem das coisas na Ferrari. Agora, é Felipe Massa quem encontra sérias dificuldades para andar no ritmo do companheiro. De qualquer forma, o resultado de hoje não serve de muito parâmetro. Os dois ainda devem evoluir ao longo do fim de semana.

A dupla da BMW, Nick Heidfeld e Robert Kubica, chegou a ameaçar na primeira sessão as duas equipes mais fortes. Na segunda, porém, o time dirigido por Mario Theissen caiu de produção e perdeu até da Toyota. Se tudo correr como normal, os dois pilotos da BMW devem ser, pela enésima vez, 5º e 6º na classificação de amanhã.

Atual campeã de pilotos e construtores, a Renault vai em queda livre. É verdade que os tempos de um treino de sexta não servem como muita referência. Mas 16º e 17º foi demais. Os franceses correm sério risco de serem batidos pela Toyota neste Grande Prêmio.

Discreta e eficiente, a Williams não apareceu muito nesta sexta. Nico Rosberg chegou a estar entre os cinco primeiros da segunda sessão, mas perdeu posições no final. E Alexander Wurz, como sempre, ficou lá no meio do pelotão.

Quem vem em franca ascensão é a Toyota. Hoje, Ralf Schumacher e Jarno Trulli foram, respectivamente, 7º e 8º. O alemão reage depois das críticas e, para o Blog, marca pontos no domingo. Já o italiano deve, como de costume, chegar à superpole e cair de rendimento na corrida.

A Red Bull, por sua vez, não vem evoluindo no ritmo esperado. Já está sendo superada pela Honda e, nesse ritmo, raramente irá voltar a pontuar. Neste fim de semana, David Coulthard e Mark Webber precisarão de muita sorte para terminar entre os oito primeiros.

Depois de sinalizar uma queda, a Super Aguri volta a se recuperar. Takuma Sato e Anthony Davidson bateram, de longe, seus principais rivais: a dupla da Toro Rosso. E, de quebra, conseguiram se misturar ao bolo intermediário.

De contratos renovados, Jenson Button e Rubens Barrichello foram melhor do que o usual em treinos de sexta. O inglês fechou entre os dez primeiros, em oitavo, e o brasileiro não ficou muito longe, em 12º. A Honda pode esperar pontos no domingo. Ainda mais se chover.

Arriscados de perder o emprego no ano que vem, Vitantonio Liuzzi e Scott Speed parecem estar sem qualquer motivação. O desempenho da dupla da Toro Rosso, hoje, foi ainda pior do que o normal. Ficarem longe do pelotão intermediário e terminaram juntos, em 19º e 20º.

Por fim, a esforçada Spyker fechou a tabela de tempos. O novo líder da equipe, Adrian Sutil, fez o que pôde, correndo em casa, ou seja, numa pista que conhece bem. Seu companheiro estreante, Markus Winkelhock, sentiu dificuldades de adaptação mas, no geral, até que foi bem.

O Blog volta mais tarde para comentar os treinos das outras categorias que correm neste fim de semana. Na GP2, só para constar, as apostas do Blog formam a primeira fila do grid, com Timo Glock em primeira seguido de Lucas di Grassi. Pelo menos um palpite eu acerto. Até mais!

5 comentários:

Anônimo disse...

o bruno senna ficou em qual lugar?

Anônimo disse...

Belo resumo, blog. Não assiti os treinos e acho que fiz bem. É um grande perda de tempo. Graças aos dirigentes, não tem a mnor graça essas sessõse, em que nada acontece de bom e os carros ficam andando sem poder forçar. Não acontece nada. Fazer o quê, né?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

O Bruno Senna irá largar apenas em 16º na primeira corrida da GP2 em Nurburgring, que será amanhã às 11 horas, com transmissão do Sportv2.

Anônimo disse...

Olá, muito me honrou um comentário seu em meu blig, pena ter sido num post tão triste. Não costumo postar daquela forma, se ler as postagens anteriores verá...mas de qualquer forma...
Agradeço. estou pra fazer um link pro seu blog a muito tempo. mas como estou sem net em casa no trabaalho fica dificil...mas vou faze-lo.
Aparecça sempre. Eu sempre venho por aqui, quase nunca comento por não ter o tempo pra escrever como se deve.
Ron Groo

Blog F1 Grand Prix disse...

Groo,

Muito obrigado pelas palavras! Já coloquei seu blog entre os meus favoritos.

Grande abraço!