quinta-feira, 19 de julho de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos - Número 10

Começamos, hoje, uma nova contagem na sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Desta vez, o assunto gira em torno das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. Atuações memoráveis e espetaculares, que serão revistas a partir de agora:

DÉCIMA COLOCADA - Michael Schumacher no G.P. da Espanha de 1996

Em toda a sua carreira, Michael Schumacher venceu 91 vezes. Nenhum desses triunfos, porém, salta aos olhos como "a grande atuação do alemão". A vitória inicial de Schumi pela Ferrari, entretanto, merece um destaque especial.

Naquela corrida da Espanha, em 1996, Schumacher justificou, pela primeira vez, o investimento feito pela equipe italiana nele. O triunfo aconteceu sob circunstâncias adversas da pista, quando o alemão geralmente se sobressai. Mais do que isso, porém: a vitória tem todo um simbolismo, por ter inaugurado a longa e dominadora parceria entre Michael e a Ferrari.

Chegando à sétima etapa daquela temporada, Schumacher já sabia que suas chances de título eram remotas. Nas seis corridas anteriores, tinha marcado apenas 16 pontos, contra 43 do líder da tabela, Damon Hill. Mas o primeiro ano do alemão na Ferrari era considerado, por ele e pela equipe, como um campeonato de aprendizado.

Vencer corridas, e não o título, era o principal objetivo. E Michael ainda estava devendo uma conquista. Nas duas corridas anteriores, em Imola, a casa da Ferrari, e em Mônaco, o alemão havia largado na pole. Na primeira, Schumacher terminou na segunda posição, atrás de Hill.

Nas ruas de Monte Carlo, porém o alemão cometeu um erro grosseiro ainda na primeira volta. Bateu, abandonou, e deixou os torcedores da Ferrari em dúvida de sua capacidade. Será que o investimento valeria a pena?

Em Barcelona, no circuito de Montmeló, Schumacher era o terceiro no grid. Na sua frente, a dupla da Williams, Hill e Jacques Villeneuve. Seriam os pilotos da escuderia inglesa os favoritos? Não, porque chovia horrores.

E, nestas condições, as apostas recaíam sobre Michael. O alemão, como esperado, correspondeu, vencendo. Mas, naquela corrida, fez muito mais do que simplesmente chegar em primeiro. Deu um verdadeiro show.

Na largada, Schumacher saiu muito mal e cai para sexto. Villeneuve liderava, seguido de Jean Alesi. Hill encontrava grandes dificuldades na pista molhada e vinha só em terceiro. O spray era gigantesco e a chuva, incessante.

Logo, os acidentes começaram a acontecer. Antes do fim da primeira volta, David Coulthard, Pedro Lamy, Ricardo Rosset e Giancarlo Fisichella já estavam fora. No segundo giro, Olivier Panis e Eddie Irvine, o companheiro de Schumacher, eram os próximos a abandonar.

Nessa altura, o alemão já havia passado Rubens Barrichello, pulando para quinto. E, logo depois, ganharia mais uma posição, quando Damon Hill saiu da pista pela primeira vez. O inglês ainda daria outras duas escapadas antes de abandonar, na 12ª volta, sem conseguir se entender com as péssimas condições da pista.

Schumacher, pouco a pouco, começava a demonstrar a sua superioridade. Superou Gerhard Berger, passando para terceiro, e fazendo a volta mais rápida no processo. O alemão, então, encostou em Alesi, na luta pelo segundo lugar.

Pelas próximas voltas, Michael estudou a manobra. Ele escolheu o cotovelo Seat para executar a ultrapassagem. No nono giro, de maneira calculada e precisa, o alemão deixava Alesi para trás até com relativa facilidade.

Em comparação com os outros pilotos, Michael parecia estar correndo em outra categoria. Não demorou muito, colou no líder Villeneuve. O canadense, por sinal, fazia uma excelente corria, considerando sua falta de experiência na chuva.

Mas por melhor que Villeneuve estivesse, não seria o suficiente para segurar Schumacher. Na 12ª volta, o alemão passou o canadense e pegou a liderança, que não perderia mais. Até o final da corrida, foi um passeio de Michael.

Sua condução, segura e perfeita, era um show à parte. Não raramente, o alemão deixava sua Ferrari escorregar pela pista, apenas para segurar a derrapagem controlada no último momento possível.

A oposição não tinha o que fazer. Rubens Barrichello, de todos os outros, foi o melhor. O brasileiro era o segundo colocado, até sofrer uma quebra quando faltavam apenas vinte voltas para o fim.

Na frente, Michael abria uma vantagem superior a meia pista. Ao cruzar a linha de chegada, tinha 45 segundos de distância para Alesi, que superou Villeneuve na batalha pelo segundo lugar. Apenas seis pilotos completaram a corrida, que teve praticamente duas horas de duração.

Pareceu fácil, mas não foi. Se não bastasse a chuva, Schumacher ainda teve outras dificuldades. A partir da 18ª volta, o motor da Ferrari começou a fazer um barulho estranho, que levou o alemão a fazer um pit stop extra.

No fim da corrida, descobriu-se que, na maior parte do Grande Prêmio, Michael correu com dois cilindros a menos, o que significava um prejuízo de 10 km/h de velocidade nas retas. Mesmo assim, o alemão continuou a ser amplamente superior à concorrência, abrindo distância até o final. Um desempenho simplesmente assombroso.

Schumacher dominou por absoluto em condições advervas, circunstância em que os verdadeiros grandes pilotos aparecem. Pela sua exibição de outro nível, por ter superado as dificuldades do carro e da pista, e pelo fato de ter, nessa corrida, inaugurado sua longa relação de vitórias com a Ferrari, Michael Schumacher leva o décimo lugar da nossa lista.

A seguir, um vídeo com um trecho da corrida, narrado em inglês:



A sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta na semana que vem, com os números 9, 8 e 7 do nosso ranking. Daqui a pouco, o Blog retorna comentando as notícias do dia. Até já!

5 comentários:

Anônimo disse...

começou bem essa lista. Essa corrida do alemão foi magnífica, uma pintura. assisti ela ao vivo, e me lembro até hoje. bela escolha, blog...

Anônimo disse...

a do senna em doninton foi melhor...

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Calma que estamos apenas no início do ranking. Certamente, esse desempenho de Senna aparecerá mais tarde.

Felipe Maciel disse...

Boa escolha.
Te desejo boa sorte com os youtubes nessa nova lista. O Bernie tá apagando tudo que é vídeo que ele vê pela frente e fica cada vez mais difícil achar essas coisas legais por lá.

Anônimo disse...

Bela idéia, essa nova série, Gustavo. Só que o vencedor é bem mais fácil de adivinhar do que a anterior... certo? Abração.