quarta-feira, 18 de julho de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: As Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos - Essas ficaram de fora

Terminamos, ontem, a contagem das Dez Maiores Manobras de Ultrapassagem de Todos os Tempos. Momentos geniais e fantásticos da Fórmula 1, guardados com carinho por qualquer fã da velocidade. A lista final ficou assim:

AS DEZ MAIORES MANOBRAS DE ULTRAPASSAGEM DE TODOS OS TEMPOS

1. Nelson Piquet sobre Ayrton Senna - G.P. da Hungria de 1986
2. Mika Hakkinen sobre Michael Schumacher - G.P. da Bélgica de 2000
3. Ayrton Senna sobre Niki Lauda - G.P. de Mônaco de 1984
4. Kimi Raikkonen sobre Giancarlo Fisichella - G.P. do Japão de 2005
5. Gilles Villeneuve sobre Alan Jones - G.P. da Holanda de 1979
6. Juan Pablo Montoya sobre Michael Schumacher - G.P. do Brasil de 2001
7. Michael Schumacher sobre Kimi Raikkonen - G.P. do Brasil de 2006
8. Nigel Mansell sobre Nelson Piquet - G.P. da Inglaterra de 1987
9. Jacques Villeneuve sobre Michael Schumacher - G.P. de Portugal de 1996
10. Fernando Alonso sobre Michael Schumacher - G.P. da Hungria de 2006

Mas não foram só essas manobras que fizeram história na categoria. A seguir, uma breve lista com outras ultrapassagens espetaculares, que foram consideradas mas acabaram fora do ranking. Vamos a elas:

Emerson Fittipaldi sobre Jackie Stewart e François Cevert - G.P. da Argentina de 1973
Não há vídeo nem fotos documentando essas duas ultrapassagens. Mas, segundo o próprio Emerson, sua exibição naquele dia foi a melhor de sua carreira, batendo suas outras 13 vitórias na Fórmula 1 e as duas de Indianapolis. Pelo que consta, as manobras foram feitas no único setor possível da pista de Buenos Aires, onde havia uma gigantesca poça de óleo.

Rene Arnoux sobre Gilles Villeneuve, Gilles Villeneuve sobre Rene Arnoux,Rene Arnoux sobre Gilles Villeneuve, Gilles Villeneuve sobre Rene Arnoux e assim sucessivamente - G.P. da França de 1979
No circuito de Dijon, nas três voltas finais, Villeneuve e Arnoux travam o maior duelo da história da Fórmula 1. De maneira espetacular, trocam de posição várias vezes em manobras agressivas e espetaculares. Só não entra na lista porque não se trata de uma ultrapassagem só, mas de várias feitas uma após a outra.

Nigel Mansell sobre Ayrton Senna - G.P. da Hungria de 1989
Saindo de 12º no grid, Mansell vence após esplêndida corrida de recuperação. Ganha a liderança ao aproveitar um descuido de Senna, que hesita diante de um retardatário. Mais um momento brilhante do Leão Inglês.

Jean Alesi sobre Ayrton Senna - G.P. dos Estados Unidos de 1990
Com a Tyrrell muito inferior à McLaren de Senna, Alesi luta bravamente contra o brasileiro. Consegue reagir com uma ultrapassagem ousada e espetacular logo depois de ter perdido a liderança para Ayrton. Não foi o suficiente, porém: Jean perderia de vez o primeiro lugar na volta seguinte, tendo de se contentar com o segundo posto.

Nigel Mansell sobre Gerhard Berger - G.P. do México de 1990
De todas que ficaram de fora, aquela que tirei da lista com mais pesar. Mansell passa Berger por fora, de forma absolutamente sensacional, a duas voltas do fim na perigosa curva Peralta do circuito da Cidade do México. Só na entra no ranking porque optei pela manobra que o inglês fez sobre seu maior rival, Nelson Piquet, em Silverstone, 1987.

Alain Prost sobre Nelson Piquet e Jean Alesi - G.P. dos Estados Unidos de 1991
Prost mostra que também sabe passar e, numa manobra só, supera Piquet e Alesi para ganhar o segundo lugar no G.P. dos Estados Unidos de 1991. Ultrapassagem calculada do francês, naquele que talvez foi seu único momento realmente bom na sua última temporada pela Ferrari.

Nigel Mansell sobre Alain Prost - G.P. de Mônaco de 1991
Mansell apronta mais uma vez. Em Mônaco, na chicane após o Túnel, consegue uma manobra dificílima sobre Prost, num ponto de ultrapassagem quase impossível. Uma prova da agressividade que é a marca do inglês.

Nigel Mansell sobre Ayrton Senna - G.P. da Espanha de 1991
Os dois candidatos ao título do ano ficam lado a lado em segundos de tirar o fôlego, até Mansell finalmente concluir a manobra no fim da reta. Um toque de rodas ficou assustadoramente próximo, mas a habilidade dos dois impediu o contato.

Ayrton Senna sobre Damon Hill - G.P. do Brasil de 1993
Correndo em casa, Senna vence após aplicar um belíssimo "x" em Hill. Foi, talvez, a manobra plasticamente mais bela da história da Fórmula 1.

Ayrton Senna sobre Michael Schumacher, Karl Wendlinger, Damon Hill e Alain Prost - G.P. da Europa de 1993
Numa primeira volta antológica, Senna supera todos os seus rivais em aproximadamente um minuto. Só não entrou na lista porque o escriba do Blog considerou que poderia descaracterizar o ranking. Afinal de conta, não foi uma, mas várias manobras espetaculares, feitas em uma seqüência alucinante.

Michael Schumacher sobre Jean Alesi - G.P. da Europa de 1995
Depois de estar mais de trinta segundos atrás de Alesi, Schumacher se recupera para vencer na pista mais próxima de sua cidade natal. Uma manobra difícil e calculada, na chicane que, hoje, leva o nome do heptacampeão.

Eddie Irvine sobre Michael Schumacher e Jacques Villeneuve - G.P. do Japão de 1997
Na pista de Suzuka, que conhece com a palma da mão, Irvine passa seu companheiro Schumacher e o líder Villeneuve em uma só manobra. Por fora, no trecho de esses velozes após a reta principal. Ultrapassagem estudada e milimétrica.

Michael Schumacher sobre Mika Hakkinen - G.P. da Itália de 1998
Cego pela fumaça do motor estourado de Coulthard, Hakkinen perde tempo e deixa Schumacher encostar. Na raça, o alemão passa o finlandês na primeira perna da curva di Lesmos, colocando um belíssimo "x" no rival.

Rubens Barrichello sobre Ralf e Michael Schumacher - G.P. da Espanha de 2000
Nas voltas finais, Barrichello se aproveita da luta entre os irmãos e passa os dois ao mesmo tempo, numa única manobra sortuda mas também certeira e corajosa.

David Coulthard sobre Michael Schumacher - G.P. do Brasil de 2001
Na parte derradeira da corrida, Coulthard passa Schumacher com a ajuda do retardatário Tarso Marques, que fica entre os dois. O escocês vence brilhantemente na chuva, estado em que o alemão era considerado bem melhor.

Rubens Barrichello sobre Kimi Raikkonen - G.P. da Inglaterra de 2003
Com garra e ousadia, Barrichello supera Raikkonen na luta pelo primeiro lugar, seguindo na direção da vitória. A manobra é feita em dois tempos, primeiro na chicane Abbey e depois na velocíssima curva Bridge.

Juan Pablo Montoya sobre Michael Schumacher - G.P. da Bélgica de 2004
Na antiga configuração da Bus Stop, Montoya mais uma vez bate Schumacher. Desta vez, com uma manobra por fora, ousada e dificílima.

Fernando Alonso sobre Michael Schumacher - G.P. do Japão de 2005
Alonso supera Schumacher na perigosa curva 130R. A manobra é feita por fora, de forma corajosa e decidida. Não seria a única do espanhol sobre o alemão no dia. Uma outra, também por fora mas desta vez no fim da reta principal, viria mais tarde.

Certamente, não foram só essas as ultrapassagens que merecem menção. Mas a falta de espaço impede o escriba do Blog de citar outras. A seguir, temos um dos melhores vídeos sobre o assunto na Internet, com várias manobras da história da Fórmula 1. Algumas já comentadas aqui e outras não:



Amanhã, estarei, finalmente, numa arquibancada dos Jogos Pan-Americanos, assistindo as provas de remo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com isso, a sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix volta só a partir da parte da tarde, com o número 10 da nova lista das Dez Maiores Perfomances Individuais de Todos os Tempos.

Ainda hoje, porém, o Blog volta com um último post sobre uma importante notícia do dia. Até já!

5 comentários:

Anônimo disse...

Blog, post sensacional!

Muito bom, gostei muito. Esse vídeo é excelente.

Parabéns, continuem com essas listas que são muito legais.

Valeu abraço meu

Anônimo disse...

cara gostei de tudo mas só deixar essa do senna sobre o hill fora foi meio sacanagem né

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Não coloquei porque, na minha opinião, a manobra de Senna sobre Lauda em Mônaco, 1984, foi realizada em condições muito mais difíceis e espetaculares. Optei por colocar uma ultrapassagem, no máximo, por piloto, e isso me impossibilitou adicionar a manobra de Senna sobre Hill.

De qualquer forma, valeu pela crítica e volte sempre!

Anônimo disse...

tá, até entendo o seu critério mas continuo achando que a do senna tinha que entrar.

Felipe Maciel disse...

Esse negóocio é muito polêmico realmente, depende muito da opinião de cada um.
Eu, por exemplo, não consigo aceitar que a 4ª melhor ultrapassagem tenha sido a do Kimi sobre o Físico. Vi muitas ultrapassagens melhores naquele mesmo trecho, e não preciso ir tão longe, não. Massa sobre Villeneuve em 2004 na mesma curva foi muito mais fantástica, ao menos na minha opinião.
Enfim, se cada um fosse fazer sua lista, nenhuma seria igual a outra mas acho que na maioria das vezes, daria Piquet sobre Senna em primeiro ligar. Essa sim é difícil de contestar.