sábado, 21 de julho de 2007

Na GP2, Glock é o primeiro a vencer duas vezes

Deu a lógica na corrida da categoria-escola da Fórmula 1. Na primeira bateria do fim de semana, disputada hoje, em Nurburgring, venceu o líder do campeonato - e aposta do Blog - Timo Glock (à esquerda). Completando o podium, vieram o brasileiro Lucas di Grassi e o japonês Kazuki Nakajima.

A corrida não foi das mais emocionantes da história da categoria. A pista de Nurburgring não é daquelas que facilita as ultrapassagens. Entre os líderes, as disputas foram raras. No meio do pelotão, é claro, tivemos os toques e as barbeiragens usuais.

Na largada, Lucas di Grassi saiu muito bem e tomou a ponta. Porém, o pole Timo Glock se manteve em segundo, sabendo que tinha mais carro para ultrapassar o brasileiro nos pit stops. E não deu outra. Depois que os dois pararam, o alemão recuperou a primeira posição.

Glock não perderia mais a liderança até o final. Nesse meio tempo, só se viu ameçado quando ficou preso atrás do lento Jason Tahinci, que ainda não havia feito sua troca de pneus. Di Grassi e Nakajima, que vinham logo atrás, colaram no alemão.

Não demorou muito, entretanto, para que o líder do campeonato fizesse a manobra para cima de Tahinci e abrisse distância na frente. Di Grassi (à esquerda), o grande rival de Glock na temporada, se contentou em segundo, pensando no campeonato. E Nakajima conseguiu o seu terceiro podium consecutivo, em mais um excelente resultado que confirma a evolução do japonês.

Os outros brasileiros tiveram um dia discreto. Saindo de trás, Bruno Senna (à direita) fazia boa corrida de recuperação até encontrar Adam Carroll pela frente. Numa manobra estabanada, o sobrinho de Ayrton acabou tirando o irlandês da prova. Como punição, tomou um drive-through, que o derrubou na classificação. No final, Bruno foi 15º.

Alexandre Negrão, por sua vez, terminou três posições acima de Senna, em 12º, também sofrendo para compensar um péssima posição de largada. Xandinho ficou longe dos pontos, mas, ao menos, mostrou potencial para a bateria de amanhã.

Com a vitória, Timo Glock tornou-se o primeiro piloto a vencer sua segunda corrida no ano. De quebra, lidera o campeonato com 51 pontos. Lucas di Grassi, porém, não está muito atrás, com 45. Depois, vêm Luca Filippi, Giorgio Pantano e Bruno Senna, com 35, 28 e 24, respectivamente. Xandinho Negrão tem apenas um ponto até agora.

Como o grid é invertido, o pole da corrida deste domingo será o oitavo de hoje, Javier Villa. O espanhol, que já venceu neste ano, terá como companhia na primeira fila o sul-africano Adrian Zaugg, parceiro de Bruno Senna na equipe Arden. A bateria acontece às 5 horas da manhã do Brasil. Segundo a NET Digital, o Sportv2 mostra, em VT, às 8.

A classificação da corrida de hoje está logo abaixo:

1. Timo Glock/Alemanha/iSport, 1h01:32.032
2. Lucas di Grassi/Brasil/ART, + 2.274
3. Kazuki Nakajima/Japão/DAMS, + 2.723
4. Giorgio Pantano/Itália/Campos, + 18.937
5. Kohei Hirate/JapãoTrident, + 19.706
6. Pastor Maldonado/Venezuela/Trident Racing + 33.680
7. Adrian Zaugg/África do Sul/Arden, + 35.779
8. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, + 36.960
9. Nicolas Lapierre/França/DAMS, + 37.478
10. Roldán Rodriguez/Espanha/Minardi by Piquet, + 56.548
11. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, + 1:00.889
12. Alexander Negrao/Brasil/Minardi by Piquet, + 1:01.420
13. Sakon Yamamoto/Japão/BCN, + 1:01.925
14. Ernesto Viso/Venezuela/Racing Engineering, + 1:02.849
15. Bruno Senna/Brasil/Arden, + 1:03.189
16. Ho-Pin Tung/China/BCN, + 1:08.460
17. Jason Tahinci/Turquia/FMS, + 1 volta
18. Mike Conway/Inglaterra/Super Nova, + 1 volta*
19. Borja Garcia/EspanhaDurango, + 2 voltas
Não completaram:
Andy Soucek/Espanha/DPR, volta 29
Karum Chandhok/Índia/Durango, volta 26
Adam Carroll/Irlanda/FMS, volta 18
Andreas Zuber/Áustria/iSport, volta 5
Christian Bakkerud/Dinamarca/DPR, volta 2
Luca Filippi/Itália/Super Nova, volta 1
Sebastien Buemi/Suíça/ART, volta 1
*= ganhou um ponto extra por ter feito a melhor volta da corrida.

O Blog volta logo comentando a situação de Lewis Hamilton e os resultados das categorias que correm na América do Norte neste fim de semana. Nos vemos daqui a pouco!

4 comentários:

Anônimo disse...

absurdo foi o sportv que atrasou a transmissão da corrida e acabou passando em video-tape. Pior do que isso: ficou mostrando o judô do Pan nos TRÊS canais antes de trocar para a gp2. Não custava nada um pouco mais de respeito, não?

Blog F1 Grand Prix disse...

Marcos,

Realmente, o Sportv atrasou muito a corrida. O que irritou mais foia falta de sincronia entre os três canais, que transmitiam, juntos, a mesma coisa. Falta de respeito, concordo com você.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Pessoal, época de Pan, é assim msm. Temos q agradecer por terem passado a corrida.
Achei a corrida um pouco chata, e Bruno Senna ultimamente está se mostrando mto afobado. Errinhos bobos estaum custando pts preciosos a ele. Espero q ele gaste o estoque de erros nessa primeira temporada, que é mais pra se adaptar.

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Concordo inteiramente com você. Bruno Senna continua aprendendo, é verdade, mas já está esgotando seu estoque de erros.

Grande abraço!