quarta-feira, 18 de julho de 2007

Mercado de pilotos começa a se agitar

Com a demissão de Christijan Albers da Spyker, a Fórmula 1 teve confirmado seu segundo troca-troca do ano. Agora há pouco, foi anunciado que o alemão Markus Winkelhock (à esquerda) será o substituto do holandês. Entretanto, ele está garantido apenas no Grande Prêmio da Europa, próxima corrida do calendário.

Será a primeira corrida de Markus, filho de Manfred, ex-piloto da Fórmula 1 na década de 80 e tragicamente morto num acidente com carros de turismo. O tio do estreante, Joachin, também se aventurou na categoria com a fraca equipe AGS, em 1989, sem conseguir se classificar para nenhuma corrida.

Menos badalado do que outros herdeiros de pilotos, como Nico Rosberg, Nelson Angelo Piquet e Bruno Senna, Markus Winkelhock já não é tão jovem assim - conta 27 anos. Mas a Spyker acertou na sua escolha. Melhor dar chance a um estreante do que manter um piloto que não tem mais nada a mostrar, como Albers.

Depois da corrida de Nurburgring, o piloto que ocupará o segundo cockpit da equipe holandesa continua uma incógnita. Pode ser Giedo van der Garde, Christian Klien ou o próprio Winkelhock. Piloto de testes da Spyker, o espanhol Adrian Vallés é outro candidato, tendo afirmado em entrevista, hoje, que pode correr a partir do Grand Prêmio da Hungria.

Enquanto isso, a Toro Rosso acena com a possibilidade de colocar os quase-xarás Sebastien e Sebastian como titulares ano que vem. Para o francês Bourdais (à esquerda), finalmente uma chance na Fórmula. Nessa altura, o tri-campeão da ChampCar não tem mais nada a perder. Para o Blog, deveria aceitar o convite.

Seu companheiro de equipe seria o alemão Vettel (à direita). De forma contrária, ele ainda é muito jovem e corre o risco de jogar a carreira fora se entrar como titular da Toro Rosso em 2008. Andar no fim do pelotão é receita para queimar um piloto. E a promessa alemã não precisa apressar sua entrada na Fórmula 1 já agora.

Para a sucursal da Red Bull, a confirmação da dupla seria excelente. Sebastien Bourdais e Sebastian Vettel são muito rápidos e serviriam muito bem à equipe. Pena que o carro, dificilmente, acompanhará o nível dos pilotos.

Por fim, outro alemão, Michael Ammermüller (à esquerda), perdeu seu emprego na GP2. Será substituído pelo suíço Sebastien Buemi na equipe ART. Não se sabe, ainda, se a troca aconteceu por razões médicas ou se, de fato, houve uma demissão.

Superado pelo brasileiro Lucas di Grassi ao longo do ano, Ammermüller é uma grande promessa do automobilismo alemão. Chegou a ser chamado, com certo exagero, de "o outro Michael". Ainda tem contrato como piloto de testes da Red Bull, mas sua carreira começa a se complicar com a confirmação de sua saída da ART, uma das maiores equipes da GP2.

O Blog volta ainda hoje com a sessão Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Hoje, uma olhada nas manobras que não entraram na lista das maiores ultrapassagens. E, a partir de amanhã, o início do novo ranking: As Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. Nos vemos logo mais!

4 comentários:

Anônimo disse...

podiam colocar o bruno senna nessa toro roso..

Anônimo disse...

concordo com suas palavras, blog. Melhor esse winkelhock do que o albers. Também acho que o Bourdais devia tentar a fórmula-1 e que o vettel ainda é jovem. Sobre essa troca na gp2, não falo porque não entendo muito dessa categoria.

Felipe Maciel disse...

Não sei bem por que apostaram tanto nesse tal de Ammermüller, ele não me surpreende em nada.

Também acho que é interessante dar uma chance ao Winkelhock, mas uma corrida é muito pouco para que possa mostrar algo, ainda mais se tratando de uma equipe como Spyker. Vamos ver o que ele arruma no fim de semana...

Felipe Maciel disse...

Ah, outra coisa: quem eu gostaria de ver guiando era o Gierdo Van der Garde, mas como disse, a Spyker não oferece condições de ninguém mostrar pra que veio.