quinta-feira, 19 de julho de 2007

A McLaren num mar de lama

E a turma de Ron Dennis vai se complicando. Ainda acredito e torço para que a McLaren seja inocente. Mas fica cada vez mais difícil acreditar que o time de Woking não utilizou os dados ilicitamente conseguidos da Ferrari.

Hoje, o mega escândalo de espionagem que abalou a Fórmula 1 ganhou fatos novos. Segundo a revista inglesa Autosport, Nigel Stepney, ex-mecânico chefe da Ferrari e estopim da crise, teria repassado informações sobre o assoalho móvel da equipe italiana para o então desenhista chefe da McLaren, Mike Coughlan, ainda no início do campeonato.

De posse do material, o funcionário da equipe inglesa teria dado início ao protesto que levou à proibição do uso da novidade pela Ferrari. Contrariada, a equipe italiana foi obrigada a retirar de seus carros o fundo que se movia nas retas e dava maior velocidade ao bólido durante os períodos de velocidade plena.

Supostamente, Stepney teria mandado um e-mail para Coughlan com as informações que prejudicaram bastante a Ferrari. Segundo a equipe italiana, não haveria como, de outro modo, a McLaren saber da existência do assoalho. Por isso, a acusação é tão grave. Apesar de tudo, ainda não há como provar que os ingleses, de fato, se aproveitaram dos dados.

Confirmados, mesmo, são os afastamentos do chefe de operações da McLaren, Martin Whitmarsh (à esquerda), e do diretor de engenharia, Paddy Lowe (à direita). Ambos teriam tido contato com o dossiê de 800 páginas que Mike Coughlan teria recebido um tempo mais tarde do episódio do assoalho. Segundo a defesa da dupla, os dois recomendaram esse último a se desfazer das informações.

Mas, apesar da atitude nobre, ambos foram afastados por serem considerados homens de confiança de Coughlan. Whitmarsh, aliás, era o número dois na hierarquia da McLaren, apenas atrás de Ron Dennis. O que só mostra a que ponto chegou a crise na equipe inglesa.

Enquanto isso, Nigel Stepney parece estar pronto para - me desculpem o termo rude - jogar merda no ventilador. Hoje, sua advogada afirmou que seu cliente "é inocente e está pronto a apontar os verdadeiros culpados". Se ele realmente fizer isso, vai respingar em muita gente importante.

A crise que o escândalo de espionagem trouxe à Fórmula 1 toma contornos cada vez mais graves e imprevisíveis. Uma punição rigorosa aos envolvidos, incluindo a própria McLaren, não pode mais ser descartada como antes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, tomara que não punam a mcLaren. Seria muito injusto com o Hamilton e o ALonso, que não tem nada a ver com a história. fico muito puto com essa situação toda mas acho que os punidos devem ser os que espionaram e não os pilotos e o resto da equipe.

Anônimo disse...

não tenho acompanhado muito essa estória.
Mas tudo o que posso dizer é que não é só na política brasileira que temos coisas estranhas acontecendo.
Há algo de podre no reinio da Fórmula 1.
É tudo o que eu digo.

Felipe Maciel disse...

Acho que estamos chegando climax da confusão...

Anônimo disse...

Gustavo, vou apenas reproduzir parte do trecho do coment�rio que escrevi no teu post, dia 5 de julho. Olha s� "Com todo o respeito a quem n�o d� import�ncia, nunca vi nada esc�ndalo maior na F�rmula-1 desde que acompanho, pelos idos de 1967. As 500 p�ginas roubadas da Ferrari pelo seu ex-funcion�rio, ingl�s, e supostamente entregues ao engenheiro-chefe da McLaren em sua resid�ncia podem at� determinar a altera�o do resultado final desse campeonato. H� muito interesse em jogo e a pr�pria credibilidade do circo, mas o fato de envolver sabotagem contra a Ferrari - sem d�vida a principal equipe da F1 - pode obrigar os cartolas da FIA a tomarem uma decis�o dr�stica. Isto porque est� em jogo a pr�pria credibilidade da F1." Como voc� v� tudo indica que vai acontecer exatamente o que previ: a McLaren ser� punida - e talvez at� mesmo seus pilotos - com a perda de pontos. Os dois t�tulos mundiais podem cair no colo da Ferrari. Triste � constatar que Felipe Massa est� jogando pela janela o Mundial de Pilotos.