Lewis Hamilton caiu na real. Mais cedo ou mais tarde, o inglês teria um contratempo. Que, aliás, foi dramático e inesperado. O automobilismo, por mais que muitos digam o contrário, ainda é um esporte completamente imprevisível.
Na manhã de sábado, Kimi Raikkonen mostrou sua força pela primeira vez. Fez o melhor tempo na sessão da treinos livres, seguido de Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Felipe Massa, mais uma vez, foi superado por uma das BMW - desta vez, Robert Kubica. O brasileiro não passou de 5º.
A classificação, porém, é sempre outra história. A primeira parte transcorreu sem surpresas. O estreante Markus Winkelhock não se entendeu com sua Spyker e terminou um segundo e meio mais lento do que o penúltimo colocado, seu companheiro de equipe Adrian Sutil.
Numa horroroso 20º, fechou o escocês David Coulthard. O escocês deve ter tido algum tipo de problema, provavelmente. Os outros eliminados de cara foram a dupla da Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi e Scott Speed, 19º e 18º, respectivamente, e o inglês Jenson Button. Mais uma vez, sua Honda não andou e ele foi 17º.
Na segunda parte da classificação, ficaram pelo caminho os dois pilotos da Super Aguri e da Williams, limitados pela pouca velocidade de seus carros. Além deles, Rubens Barrichello e Giancarlo Fisichella não passaram para a superpole. O brasileiro pelas deficiências da Honda, o italiano por sua própria incompetência.
Chegávamos, então, à fase final do treino. Finalmente, as coisas iriam esquentar. As primeiras voltas, com os pilotos gastando gasolina, foram interessantes pelo jogo psicológico entre Lewis Hamilton e Felipe Massa, que tentavam intimidar um ao outro. A dupla trocou os pneus e retornou à pista. Agora, era para valer. Aí, o imponderável atuou.
Quando contornava o "s" recentemente renomeado de "Schumacher", Lewis Hamilton sofreu uma grave falha mecânica. Sua suspensão dianteira direita não suportou o atrito com a pista e se espatifou no pior momento possível. Justamente no ponto de maior velocidade da sessão de curvas.
A quebra causou um rasgo no pneu dianteiro direito. Lewis, então, perdeu qualquer controle do carro. Seguiu reto e bateu, de frente, na barreira de pneus. Uma pancada fortíssima. Bandeira vermelha, treino interrompido, momentos de tensão na McLaren.
Hamilton sai sozinho do carro, mas não suporta ficar sobre seus próprios pés. Deita na pista e é levado, de maca, soro e ambulância, ao hospital do autódromo. Sua participação na corrida de amanhã, desde já, está muito ameaçada. Acabou o conto de fadas do inglês.
O show, é claro, não poderia parar. O acidente de Lewis aconteceu a 5:13 do final do treino. onsiderando que Nurburgring é uma das pista mais longas do calendário, só restaria tempo para uma só volta rápida por parte do pelotão.
Dos líderes, Felipe Massa saiu antes e estabeleceu a volta mais rápida. Batida, alguns segundos depois, por Kimi Raikkonen. Fernando Alonso fez a primeira e terceira melhores parciais, mas um erro na segundo tirou a pole do espanhol. Teve de se contentar com o segundo.
Massa foi terceiro, e na seqüência, como de costume, veio a dupla da BMW. Desta vez, Nick Heidfeld, correndo em casa, bateu Robert Kubica. Mark Webber, Heikki Kovalainen, Jarno Trulli, Ralf Schumacher e Lewis Hamilton ocuparam as posições seguintes, nesta ordem.
A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da Europa:
1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:31.450s
2. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:31.741s
3. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:31.778s
4. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW Sauber, 1:31.840s
5. Robert Kubica/Polônia/BMW Sauber, 1:32.123s
6. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:32.476s
7. Heikki Kovalainen/Finlândia/Renault, 1:32.478s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:32.501s
9. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:32.570s
10. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:33.833s
11. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:31.978s
12. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:31.996s
13. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:32.010s
14. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:32.221s
15. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:32.451s
16. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:32.838s
17. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:32.983s
18. Scott Speed/Estados Unidos/Toro Rosso, 1:33.038s
19. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:33.148s
20. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:33.151s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:34.500s
22. Markus Winkelhock/Alemanha/Spyker, 1:35.940s
Se não bastasse o escândalo de espionagem, agora a McLaren tem de lidar com o forte acidente de Lewis Hamilton. O clima na equipe não é dos melhores: o inglês, dificilmente, correrá amanhã. As esperanças do time de Ron Dennis estão em Fernando Alonso. O espanhol está sob intensa pressão. E já errou, inclusive, neste treino de classificação.
Sem Hamilton, a Ferrari tem uma chance de ouro de recuperar terreno para seus principais rivais. Kimi Raikkonen apareceu como o principal candidato à vitória, saindo de primeiro. Felipe Massa, que ganhou todas as suas corridas largando da pole, precisa provar que consegue triunfar saindo de trás.
Como sempre, os pilotos da BMW foram até o seu limite. Desta vez, Nick Heidfeld - papai pela segunda vez na madrugada deste sábado - bateu seu companheiro Robert Kubica. O alemão, porém, deve estar mais pesado que o polonês. Amanhã, a dupla deve fazer sua costumeira corrida à parte. Longe dos líderes mas distanciados do resto do pelotão.
A Renault mostra sinais de fraqueza neste fim de semana. Sem qualquer problema aparente, Giancarlo Fisichella simplesmente não foi rápido o bastante para chegar à superpole. E Heikki Kovalainen foi facilmente batido pelas BMW e, também, pela Red Bull de Mark Webber. A equipe francesa precisa de recuperação.
Pela segunda corrida consecutiva, a Williams não consegue botar nenhum de seus pilotos na parte final da classificação. Nico Rosberg e Alexander Wurz, porém, estiveram muito próximos disso. Trabalhando bem a tática e aproveitando a ausência de Hamilton, dá para chegar nos pontos.
Mostrando evolução desde o último Grande Prêmio, na Inglaterra, os pilotos da Toyota conseguiram chegar, juntos, à superpole. Jarno Trulli cai de rendimento nas corridas, mas Ralf Schumacher, se não quebrar, tem excelentes chances de pontuação amanhã.
Os dois pilotos da Red Bull estão em situação inversa. Mark Webber fez ótimo trabalho e vai largar da terceira fila. Já David Coulthard não passou de um desastroso 20º, apenas à frente da dupla da Spyker. O australiano pode pontuar na corrida, enquanto o escocês deverá fazer figuração.
Depois de sinalizar uma queda nos últimos fins de semana, a Super Aguri conseguiu uma leve recuperação. Tanto Anthony Davidson quanto Takuma Sato resistiram e passaram à segunda parte da classificação. De qualquer forma, suas chances de pontuação continuam sendo remotas.
A Honda, como de costume, foi muito mal no sábado. Jenson Button não passou da primeira parte do treino. Rubens Barrichello, por sua vez, fez bem melhor e foi oito décimo mais rápido do que o companheiro. Amanhã, se tiver uma tática inteligente, o brasileiro pode chegar nos pontos.
Desmotivados, os pilotos da Toro Rosso não têm mais o que fazer. Outra vez, nenhum dos dois passou à segunda parte da classificação. Scott Speed, nesta oportunidade, bateu Vitantonio Liuzzi. Na corrida, o objetivo dos dois é nada mais do que chegar na frente do outro.
Por fim, a Spyker teve um dia normal. Como sempre, seus pilotos sairão da última fila. Adrian Sutil vem mostrando um bom trabalho e bateu, com sobras, seu companheiro novato, Markus Winkelhock. O estreante até pode culpar a inexperiência pela última colocação. Mesmo assim, foi lento demais neste sábado.
A corrida da GP2 está atrasada em virtude do acidente de Lewis Hamilton. O Sportv acaba de anunciar que transmitirá a corrida em VT, a partir de 12:30. O Blog volta logo mais com os comentários sobre a etapa. Até!
4 comentários:
não vi o acidente foi erro do hamilton?
Yuri,
A princípio não. O problema da McLaren do inglês parece ter acontecido por conta própria. É verdade que o inglês vinha fritando os pneus antes, mas não acho que isso seria suficiente para uma quebra dessa magnitude. Certo mesmo é que a pancada não foi fraca não.
Grande abraço!
Parece que o problema foi na pistola que fixou o pneu dianteiro direito. Azar enorme do Hamilton.
Curioso é que o Ico comentou no blog dele que, nessa quinta, o Schumacher disse algo como "não consigo imaginar que Hamilton passe 18 corridas sem sofrer nenhum tipo de azar".
Daí, o cara me bate justamente no "S do Schumacher". Fala sério!!!
Gustavo,
recebi a informação de que a curva ainda não foi nomeada de S do Schumacher. O que eu havia dito no post de março lá no blog está confirmado, isto é, somente neste domingo o nome será mudado oficialmente.
Ainda não tenho a confirmação de que o alemão dará uma volta de F1 pelo circuito, isso eu ainda não sei dizer, mas neste sábado a curva ainda é Audi-S.
Mas isso é o que menos importa. A expectativa agora é saber se Hamilton corre ou não amanhã. Pena que o Massa não esteja em seus melhores dias para se aproveitar do desastre da McLaren.
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