domingo, 26 de abril de 2009

No Bahrein, Button conquista vitória mais difícil do ano

Quem acreditava que o quarto lugar de Jenson Button no grid havia tirado o inglês da disputa pela vitória no GP do Bahrein quebrou a cara.

Neste domingo, com uma atuação impecável, o piloto da Brawn venceu a prova no deserto de Sahkir e se estabeleceu como o homem a ser batido no campeonato deste ano.

O triunfo de Button foi o mais difícil dos três que ele já acumula em 2009.

Na largada, o inglês superou Sebastian Vettel e conseguiu deixar para trás o compatriota Lewis Hamilton - que, como era de se esperar, deu um salto no apagar das luzes vermelhas por contar com o "Kers".

Hamilton até chegou a passar Button, mas o piloto da Brawn recuperou a posição no fim da primeira volta, naquela que foi a manobra chave para a vitória.

Lá na frente, as duas Toyota não conseguiram abrir distância suficiente e, ao fim das primeiras paradas de pit stop, foram ultrapassadas por Button.

Daí até a bandeirada, foi apenas um passeio no deserto para o inglês, que agora já abre 12 pontos de vantagem no campeonato.

Na briga pelo segundo lugar, Vettel bateu Jarno Trulli e marcou oito pontos muito importantes.

O alemão da Red Bull era o favorito para a vitória, mas simplesmente não conseguiu acompanhar o ritmo de Button. Apesar disso, fez uma prova sem erros e obteve um resultado consistente.

Para Trulli, restou lamentar a oportunidade desperdiçada.

O italiano largou da pole, mas perdeu a ponta para o companheiro Timo Glock na largada. A má largada tirou as chances de vitória para Trulli, que perdeu muito tempo atrás do alemão.

Os dois pilotos da Toyota costumam andar num ritmo parecido. Mas, dessa vez, Trulli estava realmente muito mais rápido.

Não dá para culpar a equipe, que não poderia pedir para Glock deixar o companheiro passar. Mas a verdade é que, de fato, o alemão acabou com as esperanças de Trulli.

Em quarto, Lewis Hamilton mostrou que a McLaren já voltou ao grupo da frente.

Embora o time prateado ainda não tenha forças para vencer, já consegue brigar por pódios. No Bahrein, Hamilton quase chegou lá, mas o quarto ficou de bom tamanho.

Por outro lado, o quinto posto de Rubens Barrichello é um resultado para ser muito lamentado.

O brasileiro arriscou uma estranha estratégia de três paradas e ficou para trás. Perdeu bastante tempo no tráfego e vai sair do Bahrein praticamente como segundo piloto da equipe.

Rubinho reclamou de Nelsinho Piquet sem nenhuma razão, somou apenas quatro pontos e já está a 12 de Button. Uma fase inicial de campeonato realmente desanimadora para quem ainda sonha em ser campeão.

Na Ferrari, Kimi Raikkonen evitou o vexame histórico de ficar sem pontuar nas primeiras quatro corridas, mas a equipe também não tem muito o que comemorar.

O finlandês lutou para chegar em sexto, no limite do carro.

E Felipe Massa levou azar: na largada, não conseguiu evitar um toque com o próprio companheiro e precisou trocar o bico. Corrida estragada, apenas levou o carro até o fim e cruzou a linha de chegada em 14º.

Quase sem ser notado, Fernando Alonso lutou para obter um tímido oitavo lugar para a Renault, conquistando um pontinho muito suado.

Assim como no ano passado, o bicampeão vai precisar remar muito para retornar às primeiras posições.

Seu companheiro Nelsinho fez boa prova, combativa e consistente.

Terminou em décimo, a apenas 12 segundos de Alonso, e provou que tem ritmo de corrida competitivo. O problema são os treinos de sábado, onde Nelsinho continua a dar vexame.

Vexame, aliás, é uma palavra que classifica muito o desempenho da BMW no Bahrein.

Grande decepção do campeonato até aqui - mais ainda do que a Ferrari, porque não tem a desculpa de ter disputado o título do ano passado até o fim - a BMW teve uma performance horrível e lamentável no deserto de Sakhir.

Robert Kubica e Nick Heidfeld se arrastaram para terminar nas duas últimas posições. Os dois se enrolaram na largada, mas isso não justifica um resultado tão fraco.

--

Daqui a duas semanas, o GP da Espanha abre a fase europeia do ano.

Todas as equipes vão trazer evoluções e a ordem das corridas pode, mais uma vez, levar uma sacudida.

Com três vitórias em quatro provas, Jenson Button já é o favorito destacado ao título.

A temporada, porém, está só começando.

Nenhum comentário: