A Ferrari está de volta.
Está mesmo?
Ainda não dá para saber, mas o resultado dos treinos desta sexta em Sepang serviram para animar os torcedores da equipe vermelha.
Vencedor do GP da Malásia no ano passado, Kimi Raikkonen foi o mais rápido do dia e Felipe Massa completou a dobradinha.
Um desempenho que mostra a força do time de Maranello, sempre favorito.
É precipitado afirmar que a Ferrari tirou toda a distância para a Brawn GP e o resto da "turma dos difusores".
Mas já parece claro que, na Malásia, Raikkonen e Massa estarão num nível acima do que estiveram na semana passada.
Logo atrás da dupla da Ferrari, Sebastian Vettel conquistou o terceiro lugar, duas posições à frente do companheiro Mark Webber.
Entre eles, ficou Nico Rosberg.
Tanto a Red Bull quanto a Williams mostraram potencial e são fortes candidatas a pontos na Malásia.
Chegar no pódio, inclusive, é um objetivo bem realista.
Sensação da temporada, a Brawn GP não passou de sexto com Rubens Barrichello e sétimo com Jenson Button.
Mas logo depois do treino Rubinho recebeu uma má notícia: seu câmbio apresentou problemas e será trocado, o que significa uma punição de cinco posições no grid.
Na Austrália, o veterano brasileiro já provou que pode fazer uma boa corrida de recuperação com o carro da Brawn.
E se chover em Sepang, como aponta a previsão do tempo, Rubinho tem motivos para ficar animado.
Apesar de tudo isso, o fim de semana começou mal para Barrichello, que não pode correr o risco de deixar Button assumir a liderança da equipe.
Na Renault, a novidade é que Nelsinho Piquet superou Fernando Alonso.
O brasileiro em 10º, o bicampeão em 15º.
Prejudicado por uma dor de ouvido, Alonso esteve abaixo de suas capacidades.
Mas Nelsinho, de qualquer maneira, teve um desempenho promissor.
De resto, vale destacar a performance discreta da Toyota - 12º com Trulli e 14º com Glock - e a atuação muito ruim da BMW.
Depois de desperdiçar um pódio na Austrália, Kubica ficou apenas em 18º.
Pior ainda foi o desempenho de Heidfeld: 20º e último.
A BMW é sempre considerada uma equipe que esconde o jogo nas sextas-feiras, mas dessa vez foi demais.
A escuderia alemã realmente tem problemas a resolver antes do treino classificatório da manhã deste sábado, às 6h de Brasília.
A previsão é de chuva.
Chuva não, temporal.
Se já estava difícil fazer qualquer tipo de previsão, agora ficou mais ainda...
--
Nessa altura, todo mundo já sabe que Hamilton foi desclassificado e perdeu o terceiro lugar no GP da Austrália.
O motivo: mentiu aos comissários ao omitir que havia deixado Trulli passar deliberadamente.
O italiano perdeu o terceiro lugar para o piloto da McLaren ao sair da pista com o safety car no circuito.
Temendo punições, Hamilton, obedecendo a ordens da equipe, deixou Trulli recuperar a posição.
Depois da corrida, interrogado pelos comissários, o inglês não falou sobre a orientação da McLaren, que ficou gravada na conversa de rádio.
Mas revelou o fato à imprensa, o que motivou sua desclassificação pela suposta mentira.
Se quisesse mesmo dar uma de malandro, Hamilton certamente não teria contado aos jornalistas sobre a ordem da McLaren.
O inglês pode até ter omitido isso aos comissários, mas não agiu de má fé.
A punição ao campeão, no ponto de vista deste blog, foi exagerada e desproporcional.
Mais provável é que Hamilton tenha simplesmente se confundido ao ser interrogado no fim da prova.
No esporte, o mais desejável é que o "tapetão" sempre tenha menos influência no resultado final.
Assim, o terceiro lugar para Trulli e o quarto para Hamilton seria o ideal.
Pena que os comissários da FIA, mais uma vez, tenham preferido mexer na classificação final e dar mais uma cutucada na desafeta McLaren.
Dessa vez, Hamilton não merecia a punição.
2 comentários:
Animou não só os tifosi... Mas todos os que gostam de pegas na F1.
Já li que a BGP estava pesada, com combustivel de corrida e a Ferrari leve.
Este campeonato tá se mostrando muito louco.
Seria muito bom se Rubinho vencesse essas corridas antes da temporada europeia, lá quando Rbr,renault,Ferrari,Mclaren aparecerem com novo pacote aerodinamico e a introdução do difusor traseiro, o caldo vai engrossar muito pra Brawn Gp.
Postar um comentário