segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ferrari, o sonho de Sebastian Vettel

Ele tem apenas 26 largadas na Fórmula 1 no currículo, mas já é considerado por muitos um futuro campeão da categoria.

Sebastian Vettel venceu o GP da Itália de forma magistral, numa das melhores performances de um piloto nas últimas décadas.

Em 2009, o alemão vai correr pela Red Bull. E a equipe das bebidas energéticas certamente vai dar um salto de desempenho com o jovem de 21 anos a bordo.

Sobre Vettel, o mais interessante é perceber que o piloto não tem um destino traçado na F-1.

Hamilton, por exemplo, está intrinsicamente ligado à McLaren.

Raikkonen e Massa só devem conquistar títulos pela Ferrari.

Até mesmo Alonso, que já foi ligado a dezenas de equipes, parece ter apenas duas opções viáveis para os próximos anos: Renault e, a partir de 2010, Ferrari.

Vettel, por outro lado, tem um futuro imprevisível.

O alemão é um futuro campeão mundial. Tudo bem. Mas por qual equipe?

A Red Bull, por mais que gaste milhões na F-1, não parece capaz de algum dia chegar ao topo.

Talvez até consiga vencer, como já fez a "filial" Toro Rosso, mas não dá para pensar muito em título.

Ou seja: Vettel terá de escolher, daqui a dois ou três anos, a equipe que o levará a disputar campeonatos.

Depois da longa e arrastada novela sobre o futuro de Alonso, já dá para prever uma grande disputa pelo "passe" de Vettel.

O alemão, que nem empresário tem, será o objeto de desejo mais cobiçado da Fórmula 1.

Para onde iria Vettel?

Quem sabe McLaren ou BMW, aproveitando as raízes alemãs?

Talvez Toyota e Honda, caso as japonesas encontrem o caminho das primeiras posições?

Será que já passou pela cabeça de Vettel a Renault, que já tem uma parceria com a Red Bull?

Nenhuma delas, porém, desponta como a favorita no momento.

Caso Vettel se mantenha valorizado do mercado no curto prazo, a equipe que provavelmente venceria o leilão pelo piloto chama-se Ferrari.

Perguntaram a Vettel, nesta segunda, o que ele acharia de pilotar pelo time de Maranello.

"Correr pela Ferrari seria um sonho", respondeu Vettel.

McLaren, BMW, Toyota, Honda, Renault e companhia podem oferecer o mundo ao jovem alemão.

Quando Vettel precisar fazer sua escolha, entretanto, a Ferrari já vai despontar como a sua primeira opção.

A Fórmula 1 mudou de maneira radical ao longo das últimas décadas.

O que não muda é o fascínio que o cavalinho rampante continua exercendo sobre os jovens pilotos da categoria.

--

O próximo ano será o mais difícil para a BMW desde que a montadora entrou na Fórmula 1 com equipe própria, em 2006.

Sob o comando do competente Mario Theissen, a escuderia alemã manteve uma evolução constante.

Neste ano, alcançou o ponto máximo ao vencer o GP do Canadá, com o excelente Kubica.

A BMW terminou a temporada em terceiro, sem nenhuma falha mecânica e bem próxima de McLaren e Ferrari.

O "problema" é justamente este.

Quanto melhor os resultados, maior a cobrança e a pressão por resultados.

Em 2009, os altos executivos da montadora já avisaram: querem o título da Fórmula 1.

E o chefe de equipe Mario Theissen confessou, pela primeira vez, que não se sente confortável com a pressão que está sofrendo.

Mas a Fórmula 1 é assim mesmo. Um dos ambientes mais instáveis do planeta.

Se Theissen queria tranqüilidade, deveria ter escolhido outra profissão, como ele mesmo reconheceu.

Agora, é esperar para ver o que a BMW vai trazer em 2009.

Não dá para prever ainda se a equipe irá mesmo disputar o título.

Se depender da ambição dos alemães, porém, Ferrari e McLaren podem ir se preparando para uma batalha tríplice pelo troféu de campeão no ano que vem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo... você errou a idade de Vettel. Ele nasceu em 1987, portanto ele tem 21 anos, pois que nasceu em 1988 tem vinte. Se liga, Gustavo!!!

Paulo Maeda™ disse...

Essa história do Vettel me parece familiar... rs Ele está entrando na mesma fase de qdo o Alonso estourou na Minardi e foi para a Renault.
Tomara msm que ele vá para alguma equipe grande em breve.

Victor disse...

aposto na renault tb para disputar o titulo!Ferrari,McLaren,BMW e Renault!Ano q vem vai ser O ano da Formula 1!!

GAVIAO BOEMIO disse...

Caro blogueiro,
Discordo da sua declaraçao: "A Red Bull, por mais que gaste milhões na F-1, não parece capaz de algum dia chegar ao topo."
A história da f1 tambem contraria essa tese, e so lembrarmos da Benetton ,williams etc...,a redbull conta com uma equipe de engenheiros renomados , vitoriosos,e mais bem pagos da f1 como GEOFF WILLIS, ADRIAN NEWEY,PETER PRODROMOU.E é exatemente isso o que mais precisa uma equipe pra chegar ao topo,so dinheiro não basta, exemplo é a Honda.
Eles estão no caminho certo mantendo o mesmo staff de engenheiros pra dar continuidade aos trabalhos, e têm a vantagem de ter 2 equipes (4 carros) pra coletar dados e desenvolver projetos distintos pra cada equipe.
Tambem contam com toda infraestrutura necessária pra fazer um carro campeao.
Se vao atingir o topo? so o tempo responde, mas as possibilidades pra isso sao todas a favor.
Quanto ao Vettel, vai depender mesmo de um carro campeao,senao será mais uma daquelas promessas que ficaram pra trás: Alesi, RENE Arnoux e cia.

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Valeu pela correção! Não conte para ninguém, mas é que eu errei a conta mesmo...

Grande abraço,

Gustavo Coelho

F1 NA GERAL disse...

Essa é uma boa questão. Para onde iria Vettel. Eu descartaria apenas a McLaren, já que é muito mais viável para a McLaren ter um piloto número 1 e outro meia boca como nos foi mostrada em um passado bem recente. Acho que um dia ele acaba na Ferrari.