Em tese, o GP do Japão foi ruim para os dois líderes do campeonato.
Já no início da corrida, tanto Hamilton quanto Massa se envolveram em incidentes, caíram para o fim do pelotão e ficaram longe da briga pela vitória.
O brasileiro ainda se recuperou para terminar em oitavo e marcar um pontinho, enquanto o inglês não passou de 12º.
Mas, na realidade, Massa é quem sai de Fuji com a moral mais em alta.
Depois do resultado de sábado, conseguir reduzir a distância para Hamilton no campeonato foi um grande resultado, mesmo considerando que a diferença só caiu um ponto.
Na corrida deste domingo, Hamilton mostrou mais uma vez que não é capaz de controlar seus instintos.
Logo na largada, arriscou tudo para ultrapassar Raikkonen e recuperar a liderança.
É como se diz o ditado: ''Não se pode ganhar uma corrida na primeira curva, mas é muito fácil perdê-la''.
E Hamilton desperdiçou a ótima posição em que estava ao jogar Raikkonen para fora da pista.
Perdeu tempo e recebeu uma punição que seguiu os critérios rigorosos dos comissários. Hamilton, de fato, atrapalhou Raikkonen e custou várias posições ao finlandês.
Há poucos anos, não aconteceria nada. Mas como os critérios agora são esses, os comissários apenas fizeram o que seria de se esperar.
A punição seguiu o critério que vem sendo adotado ultimamente. Se este critério é justo ou não, é outra discussão.
Caso Hamilton tivesse permenecido na pista, mesmo perdendo a liderança para o finlandês, muito dificilmente terminaria a prova atrás de Massa.
Com o erro, voltou atrás do brasileiro e logo partiu para cima dele.
Nesse instante, Hamilton cometeu um segundo erro, fruto desta vez da ingenuidade.
O inglês achou que disputava com Massa apenas uma posição de pista. Mas o que estava em jogo era muito mais importante.
E Hamilton caiu na armadilha.
Foi para cima de Massa e realizou a ultrapassagem. O brasileiro reagiu e aconteceu o inevitável toque.
É claro que Massa forçou além da conta, mas não se poderia esperar outra reação dele.
Hamilton rodou, caiu para último e sua corrida efetivamente acabou ali.
A batida foi culpa total do brasileiro, que mereceu o drive through.
Aliás, uma pena mais rigorosa, como um stop & go, não seria lá um grande exagero, já que Hamilton foi extremamente prejudicado pela rodada.
Massa retornou no meio do pelotão e chegou em oitavo, com uma pilotagem agressiva nas últimas voltas - na ultrapassagem a Webber, inclusive, o brasileiro correu riscos que certamente não eram necessários.
Apesar de tudo, valeu o esforço de Massa, que saiu bastante no lucro com o resultado no GP do Japão.
A corrida de Fuji poderia ter praticamente sacramentado o título de Hamilton.
Agora, porém, a briga pelo troféu de campeão ficou ainda mais aberta.
Hamilton ainda é o favorito, mas o campeonato continua imprevisível.
Logo mais, o Blog retorna com as avaliações do GP do Japão. Até!
*Atualização
Punido pelo toque com Massa, Bourdais recebeu 25 segundos de punição e caiu para décimo.
Frescura dos comissários, que viram culpa do francês num incidente típico de corrida.
De qualquer maneira, isso significa que Massa subiu para sétimo.
E a distância para Hamilton, portanto, cai para cinco pontos.
É como já escrevi ali em cima: o campeonato permanece totalmente imprevisível.
Já no início da corrida, tanto Hamilton quanto Massa se envolveram em incidentes, caíram para o fim do pelotão e ficaram longe da briga pela vitória.
O brasileiro ainda se recuperou para terminar em oitavo e marcar um pontinho, enquanto o inglês não passou de 12º.
Mas, na realidade, Massa é quem sai de Fuji com a moral mais em alta.
Depois do resultado de sábado, conseguir reduzir a distância para Hamilton no campeonato foi um grande resultado, mesmo considerando que a diferença só caiu um ponto.
Na corrida deste domingo, Hamilton mostrou mais uma vez que não é capaz de controlar seus instintos.
Logo na largada, arriscou tudo para ultrapassar Raikkonen e recuperar a liderança.
É como se diz o ditado: ''Não se pode ganhar uma corrida na primeira curva, mas é muito fácil perdê-la''.
E Hamilton desperdiçou a ótima posição em que estava ao jogar Raikkonen para fora da pista.
Perdeu tempo e recebeu uma punição que seguiu os critérios rigorosos dos comissários. Hamilton, de fato, atrapalhou Raikkonen e custou várias posições ao finlandês.
Há poucos anos, não aconteceria nada. Mas como os critérios agora são esses, os comissários apenas fizeram o que seria de se esperar.
A punição seguiu o critério que vem sendo adotado ultimamente. Se este critério é justo ou não, é outra discussão.
Caso Hamilton tivesse permenecido na pista, mesmo perdendo a liderança para o finlandês, muito dificilmente terminaria a prova atrás de Massa.
Com o erro, voltou atrás do brasileiro e logo partiu para cima dele.
Nesse instante, Hamilton cometeu um segundo erro, fruto desta vez da ingenuidade.
O inglês achou que disputava com Massa apenas uma posição de pista. Mas o que estava em jogo era muito mais importante.
E Hamilton caiu na armadilha.
Foi para cima de Massa e realizou a ultrapassagem. O brasileiro reagiu e aconteceu o inevitável toque.
É claro que Massa forçou além da conta, mas não se poderia esperar outra reação dele.
Hamilton rodou, caiu para último e sua corrida efetivamente acabou ali.
A batida foi culpa total do brasileiro, que mereceu o drive through.
Aliás, uma pena mais rigorosa, como um stop & go, não seria lá um grande exagero, já que Hamilton foi extremamente prejudicado pela rodada.
Massa retornou no meio do pelotão e chegou em oitavo, com uma pilotagem agressiva nas últimas voltas - na ultrapassagem a Webber, inclusive, o brasileiro correu riscos que certamente não eram necessários.
Apesar de tudo, valeu o esforço de Massa, que saiu bastante no lucro com o resultado no GP do Japão.
A corrida de Fuji poderia ter praticamente sacramentado o título de Hamilton.
Agora, porém, a briga pelo troféu de campeão ficou ainda mais aberta.
Hamilton ainda é o favorito, mas o campeonato continua imprevisível.
Logo mais, o Blog retorna com as avaliações do GP do Japão. Até!
*Atualização
Punido pelo toque com Massa, Bourdais recebeu 25 segundos de punição e caiu para décimo.
Frescura dos comissários, que viram culpa do francês num incidente típico de corrida.
De qualquer maneira, isso significa que Massa subiu para sétimo.
E a distância para Hamilton, portanto, cai para cinco pontos.
É como já escrevi ali em cima: o campeonato permanece totalmente imprevisível.
5 comentários:
Alguem sabe como esta o rodízio de motores???
Massa, Hamilton, Kubica, Raikkonem e Kovalainem
Alguem tem motor novo na China ou Brasil???
Abraços!
Pedro,
Kovalainen com certeza terá motor novo na China, porque o dele quebrou no GP do Japão. Só não sei se o finlandês será punido em dez posições no grid. Acredito que não.
Pelas minhas contas, Massa vai com motor de segunda corrida na China e Hamilton coloca um novo propulsor em Xangai.
Grande abraço!
Gustavo Coelho
E quanto à previsão do tempo em Xangai (no dia 19)? Pode me passar um link onde mostra isso Gustavo? Abraço
Olha, a noite quando você for fazer uma análise do seu palpitão, não esqueça da sua 2° chance, apostando em Hamilton vencedor =P
Saraiva,
Você pode acompanhar por este link a previsão para Xangai:
http://weather.msn.com/tenday.aspx?wealocations=wc:CHXX0116&q=Shanghai%2c+CHN+forecast:tenday
E eu seco todo mundo em que aposto. Que fase!
Grande abraço,
Gustavo Coelho
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