quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Itália

Diz a previsão do tempo que vai chover em Monza.

O que já torna, de cara, qualquer aposta para o GP da Itália nada mais do que um mero chute.

Ninguém pode adivinhar o que vai acontecer se chover em Monza. Até hoje, isso nunca aconteceu - no máximo, algumas provas foram afetadas por pequenas garoas, mas nada que tivesse papel determinante no destino das corridas.

Para o próximo domingo, entretanto, tudo indica que teremos chuva forte e constante.

Uma corrida de pista molhada em Monza seria imprevisível. O circuito italiano está há décadas na Fórmula 1, mas jamais foi testado em condições adversas. Será que a pista é boa o suficiente para agüentar a chuva forte que a metereologia vem prevendo?

Já imaginou se um carro sair aquaplanando a 300 km/h por hora?

Melhor nem pensar.

Em pista molhada, o claro favorito chama-se Lewis Hamilton. Não fossem os acontecimentos do GP da Bélgica, minha aposta seria no inglês.

Mas a traumática perda da vitória em Spa parece ter produzido um perigoso sentimento em Hamilton.

Na chuva, em Monza, o piloto da McLaren pode se sentir tentado a conquistar uma vitória acachapante, humilhante, daquelas que deixam os rivais sem nenhuma resposta.

É aí onde mora o perigo.

Se chover em Monza e Hamilton desaparecer na frente, este Blog não ficaria nada surpreso se um erro ou um momento de afobação acabasse com a prova do inglês.

Não se trata de ficar secando Hamilton para ver Massa tomar a liderança do campeonato. Mas talvez o inglês esteja encarando o GP da Itália de maneira otimista demais.

Hoje mesmo, por exemplo, Hamilton disparou que Raikkonen perdeu a disputa com ele em Spa porque "não teve culhões". Depois, falou que conseguiu a ultrapassagem sobre o finlandês porque é o "maioral" em condições de baixa aderência.

Duas afirmações absolutamente desnecessárias.

Nessa altura, é preciso um pouco mais de "cabeça" para aceitar a perda do triunfo na Bélgica, por mais injusta que possa ter sido a decisão dos comentários.

Até agora, Hamilton não mostrou que controlou a raiva pela penalização em Spa e isso pode prejudicá-lo bastante.

No seco, meu palpite para a vitória iria para Massa. No molhado, pelas circunstâncias do campeonato e por ter demonstrado muita inteligência no fim da prova de Spa, também dou um voto de confiança ao brasileiro.

É uma aposta muito arriscada. Até hoje, Massa nunca venceu na chuva. E acreditar que esse tabu vai cair logo em Monza pode parecer burrice.

Mas o brasileiro já surpreendeu tantas vezes neste ano que é bom não duvidar de um triunfo na chuva do GP da Itália.

Em Monza, e no molhado, atenção para as performances de Kubica, Alonso e Vettel. Os três devem aparecer entre os primeiros se a prova italiana acontecer realmente em pista molhada.

Agora, sem enrolar mais, vamos ao Palpitão do GP da Itália:

Pole: Lewis Hamilton
Vitória: Felipe Massa
Decepção do GP: Toyota. Andou mal em Spa e os pilotos não costumam se dar bem na chuva.
Primeiro abandono: Lewis Hamilton. Não se trata de secar o inglês, repito. Mas o excesso de confiança pode atrapalhar muito
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Kimi Raikkonen
3. Robert Kubica
4. Heikki Kovalainen
5. Fernando Alonso
6. Nick Heidfeld
7. Sebastian Vettel
8. Mark Webber


Primeiros treinos amanhã às 5h00 e 9h00 de Brasília, com Sportv.

16 comentários:

Fábio Andrade disse...

É isso aí grande Gustavo. Hamilton parece começar a sofrer um destempero emocional. Se isso vai interferir no desmepenho do inglês, descobriremos domingo.

Chuva caiu com força no treino da manhã, causou grandes suspresas. Vamos ver como vai ficar no treino que começa daqui a pouco.
Abraço

Anônimo disse...

é isso aí, vamos secar o Amilton!!!

Anônimo disse...

Pena que Massa não seja "pato" como foi Aytron Senna. Mas se chover tb acho q o favoritismo de Hamilton é absoluto. Não me lembro se Kimi sabe andar bem na chuva.
O fds promete.

Unknown disse...

Chega a ser ridículo o ufanismo e ferarismo de alguns setores da imprensa, e, desculpe-me caro Gustavo, seu também. Apesar de sempre ler seu blog, e gostar muito dele, apostar em primeiro abandono do Lewis, a essa altura do campeonato é totalmente errado.
Até a imprensa ITALIANA criticou pesadamente a punição ao Lewis, que vem mostrando na tempoarada muito mais talento que os protegidos da FIA Raikkonen e Massa. Continuo esperando punição ao Raikkonen pela batida atrás do piloto da Force India em Mônaco, e ao Massa pela manobra criminosa na saída da troca de pneus dentro dos boxes em Valencia. Imaginou vc se fosse com a McLaren?

Grande abraço, e sim, estou torcendo contra a Ferrari porque sou contra vitórias no tapetão.

Anônimo disse...

Massa na chuva?? Muito difícil Gustavo. Do jeito que está chovendo nesse momento em Monza eu estou apostando em Hamilton na cabeça e Barrichelo no pódio.

Torço por Massa como a maioria dos brasileiros mas o piloto da Ferrari nunca teve grande desempenho nessas condições além de que os pneus duros são o calcanhar de Aquiles da Ferrari.

Se carro italiano já não consegue aquecer corretamente esse tipo de pneus em pista seca que dirá na chuva!

E duvido que Massa vá arriscar um pontinho sequer nessa hora.

Se a pista secar eu aposto em Massa mesmo com o problema de aquecimento dos pneus mas no molhado o inglês é mais piloto.

Anote aí o meu palpite ok?

Abraços

Anônimo disse...

Gustavo, primeiro abandono do Lewis???? Sinceramente difícil de acreditar que isso aconteceria, mesmo se ele estivesse totalmente 'descontrolado', o que não está, acredito eu. Embora concorde que ele está dizendo coisas desnecessárias, não acho que seja excesso de otimismo. Vai minha aposta:

1. Lewis Hamilton
2. Kimi Raikkonen
3. Heikki Kovalainen
4. Robert Kubica
5. Nick Heidfeld
6. Felipe Massa
7. Fernando Alonso
8. Nico Rosberg

Abração!

Blog F1 Grand Prix disse...

Eric,

Entendo e aceito sua crítica. Lembro que o "Palpitão" não passa de uma aposta mesmo. Mas veja que, desde o início do ano, já apostei quatro vezes em vitórias do Hamilton e só em três triunfos do Massa. Ufanismo não existe, posso te garantir.

É claro que eu torço pelo Massa, por ser brasileiro e por contribuir para aumentar a audiência do esporte a motor no país. Mas isso não influi no que eu escrevo aqui.

Sobre a manobra de Hamilton, continuo certo de que ele mereceu punição. Todos nós gostamos do estilo dele. Mas Hamilton passou um pouco dos limites em Spa. Se não tivesse cortado a chicane, não teria passado Kimi. Não interessa se ele devolveu certo ou errado a punição. Até a curva seguinte, a meu ver, ele não tinha direito de permanecer à frente do finlandês, a não ser que o Raikkonen quebrasse ou batesse no meio da reta.

Concordo que o Raikkonen merecia punição pela batida em Sutil no GP de Mônaco. Dez posições no grid, no mínimo. Mas a manobra de Massa sobre o mesmo Sutil em Valência não teve nada de errado na minha opinião.

Obrigado pela crítica e volte sempre, seus comentários são muito bem vindos!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Blog F1 Grand Prix disse...

Dé e Priscila,

A aposta é muito arriscada mesmo. Se fizer sol, acredito que o Massa vence. Caso chova, qualquer um pode levar, até ele.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Cristiano Sarmento disse...

Caro Gustavo. Acabei de conhecer o seu Blog e gostei muito. Parabéns.
Sobre as previsões do GP de da Itália, discordo de você em dois pontos e vou explicar o porquê.
Suas previsões levam em consideração a chuva durante o GP, entretanto as expectativas de chuva durante o GP caíram para 40%.
Primeiro ponto - Apesar de torcer muito para o Massa, acho que o Hamilton não vai abandonar. Essa é uma grande oportunidade para ele tentar confirmar os absurdos que vem soltando na imprensa durante a semana. Não concordo com a maioria das besteiras que ele andou falando, mas Hamilton vai querer provar que estava certo.
Segundo ponto - concordo que a BMW vai fazer bonito, mas acho que o Heidfeld vai superar o Kubica, pois virou mais rápido no ano passado e durante os treinos de hoje.

Pole - Hamilton
1º - Hamilton
2º - Massa
3º - Haikkonen
4º - Heidfeld
5º - Kubica
6º - Kovalainen
7º - Alonso
8º - Weber

Cristiano Sarmento disse...

Pergunta para todos:

Será que a Ferrari vai fazer só uma parada como no ano passado?

Acho que levando em consideração a possibilidade de paradas em razão de chuva torna essa estratégia muito arriscada. Concordam?

Abraços.

Unknown disse...

Guga

tu esqueceu completamente do Sutil.

qdo ele não erra, ele anda na frente qdo está molhado...

vide monaco esse ano.

e massa anda bem na chuva, lembra em fuji ano passado, qdo ele e o kubica, colocaram a faca nos dentes, e fizeram a ultima volta inteira lado a lado, um tirando o espaço do outro... é só massa "se ligar" que td vai dar certo.

para mim, monza é loteria total, do início ao fim.

hj já foi um dia "diferente", amanha e domingo tb serão.

até!!!

[]'s

Anônimo disse...

Pô, Gustavo...

Cravar Hamilton como 1° abandono em Monza é 10 vezes mais arriscado do que aquela sua aposta certeira que Kubica venceria no Canadá. Ali você ‘quebrou’ a banca com seu palpite, mas em Monza acho que você vai ‘quebrar’ a cara... hehehehe

Pode até ser que o inglês não complete a prova, mas abandonar dessa forma só se ele largar no meio do pelotão... ou de último.

Hoje não vou dar palpites. Sabe por quê? Porque acho que Monza vai ter pista úmida, pista seca (com trilhos) e chuva, só não sei em qual ordem.

Vou torcer apenas que o Massa ganhe, sem interferências externas. E que a disputa seja na pista, com ou sem malandragens...

O Hamilton pode ter merecido a punição, mas o que ficará marcado na história foi o ‘drible’ desconcertante que o Kimi tomou... e se não tomasse naquela curva seria na outra, se não fosse naquela volta seria na próxima...

Abraços!

Anônimo disse...

Hoje na segunda faze somente pela pista nao estar bem seca,o Massa despencou.Se chove sera um desastre.Meu palpite=COM PISTA MOLHADA ganha Hamilton ou Kubica.COM PISTA SECA ganha Massa ou Massa mesmo.O Kimi ja esta se achando,entao vem outro porrao.Abs.Dado Andrade.

Blog F1 Grand Prix disse...

Guilherme,

Pois é, da outra vez minha aposta arriscada foi certeira. Vamos ver se agora ela se repete...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Ivan Grycuk disse...

Do jeito que foi a classificação hoje, acho bem possível que o Hamilton seja o primeiro a ir embora mesmo, talvez até na primeira curva e, quem sabe ele não leve o Raikkonen junto?!

Ou melhor, agora, com o Raikkonen em 14th e o Hamilton em 15th, não há uma maior possibilidade de a Ferrari pedir para o finlandês segurar o inglês lá atrás, ou algo do tipo?!

Um abraço.

Anônimo disse...

hahaha vai ser uma loucura com chuva o ultimo vai chegar em primeiro.