segunda-feira, 19 de maio de 2008

Previsão de chuva para o Grande Prêmio de Mônaco

Para alegria dos fãs da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Mônaco tem tudo para ser disputado sob chuva. De acordo com o boletim divulgado pelo site MSN Weather na noite desta segunda, a possibilidade de pista molhada para o dia da corrida está em 95%. A tendência, porém, não se mantém para os treinos livres de quinta e sábado, que devem acontecer com sol e temperatura agradável.

Até agora, a temporada 2008 ainda não teve nenhuma prova acontecendo em condições adversas. A previsão do tempo chegou a apontar 85% de chance de chuva para o G.P. da Malásia, mas a expectativa de pista molhada não se concretizou. No caso das corridas européias, os serviços metereológicos costumam acertar com mais freqüência, embora também cometam seus equívocos característicos.

Em Mônaco, corrida com pista molhada é garantia de resultado imprevisível e muita emoção. Nas últimas décadas, a prova do Principado vem sendo palco de zebras memoráveis sempre que a chuva aparece para embaralhar as cartas. Para equipes como a BMW e pilotos como Fernando Alonso, o G.P. do próximo domingo pode representar uma chance única de surpreender as favoritas Ferrari e McLaren nesta temporada.

Se realmente cair água, o G.P. de Mônaco se transforma numa autêntica roleta russa...



A semana que antecede as corridas é o momento para as equipes distribuírem seus comunicados à imprensa, quase sempre com declarações enfadonhas de seus pilotos e dirigentes. Dessa vez, porém, chama atenção o otimismo de um time em especial: a Williams. "Estou muito ansioso para correr em Mônaco. Nossas chances serão maiores, e acredito que temos condições de terminar no podium", falou Nico Rosberg. Caso venha a chuva, portanto, o alemão se torna o típico azarão para a vitória. Difícil, mas não impossível.

Na polêmica de Max Mosley, a notícia do dia foi a paulada que o dirigente inglês tomou do tricampeão Jackie Stewart, um de seus principais adversários políticos. "Mosley pensa que não pode ser substituído, mas isso não é verdade. Dizer que precisa permanecer para tomar conta de tudo é ridículo. Se ele falecer amanhã, a FIA vai continuar de pé", disse Stewart. Mais um revés para Mosley, que perde cada vez mais credibilidade no mundo do esporte a motor.

Para fechar o dia, vale registrar a revelação do atual líder do campeonato da Nascar, Kyle Busch, que contou estar negociando um teste com a equipe Toyota de Fórmula 1. "Quero ver como eu vou me sair. Se conseguiu um bom desempenho, teria interesse sim de fazer carreira na categoria. Mas não acho as corridas muito legais. Os pilotos ficam sempre enfileirados, e a aerodinâmica toma conta de tudo", afirmou Busch à imprensa americana.

De qualquer maneira, seria muito interessante observar como um piloto da Nascar se adaptaria à Fórmula 1. Será que os "caipiras" são bons mesmo?


Na semana passada, a invasão de um cachorro causou o abandono de Bruno Senna numa das corridas da GP2 em Istambul Park, e ainda resultou na morte do inocente animal. Pois bem: o vídeo do dia mostra que a presença de animais na pista não é nenhuma novidade na Austrália. Mas os pilotos, pelo visto, já parecem estar treinados:



Até a próxima!

Crédito das fotos:
Previsão do tempo - http://www.msnweather.com
G.P. de Mônaco - http://www.motorsport.com
Kyle Busch - http://www.mlive.com/

5 comentários:

Marcelonso disse...

Salve Gustavo


Façamos a dança da chuva,para que ela venha 100% e permita um GP cheio de surpresas.


abraço

Anônimo disse...

Sempre gostei de Mônaco, justamente por ser uma corrida movimentada e tal, mas nos últimos anos a monotonia tomou conta do principado, ninguém erra, ninguém bate não tem nada !!!!!!!!! vamos ver se com chuva ""a coisa melhora"" !!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos Garcia disse...

Não sei mas não acredito que um dia o Kyle seja sequer cotado de leve para uma vaga na Fórmula-1. Ele mesmo já se defende disso dizendo que pela TOyota por exemplo não competiria pois não teria carro para vencer, rs... seria engraçado mas acho que não poderemos rir disso tão cedo, rs

Estou ansioso para o Grande Prêmio de Mônaco caso realmente a prova aconteça com chuva. Está na hora de vermos a ausência do CT ser testada em pista molhada.

Marcos Antonio disse...

Se chover vira loteria.Vide Mônaco 96,que só terinaram 4 carros eo Panis ganhou!Será que teremos zebra de novo?

abraços!

Loucos por F-1 disse...

Seria muito bom um GP de Mônaco com chuva. Um zebra que poderiamos apontar é Barrichello. Ele é uma zebra forte, pois sem controle de tração e com chuva sua experiência pode pesar muito.

Abraços!

Leandro Montianele