quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Renault apresenta novo R28 em Paris

Atualizado às 23:05 hs, com novas fotos do R28 e as demais notícias desta quinta

Duas semanas após estrear seu novo carro durante os testes de Valência, a Renault fez hoje, em Paris, a festa de apresentação oficial do R28, modelo da equipe francesa para a temporada 2008 da Fórmula 1. Para decepção de muitos, a pintura praticamente não foi alterada, e permanece sendo uma tremenda salada azul-branco-laranja-amarelo. As primeiras fotos do R28 estão logo abaixo:










Visualmente, o carro parece idêntico ao seu antecessor, o R27. Como sempre, porém, os engenheiros prepararam uma série de mudanças aerodinâmicas. A principal e mais óbvia delas é a incorporação da chamada "asa-ponte" no bico do carro, seguindo a tendência de McLaren, Red Bull e Toyota, por exemplo. De forma geral, o clima na Renault é de franco otimismo. A equipe parece acreditar, realmente, que o jejum de vitórias vai ser quebrado em 2008.

Fernando Alonso, como não poderia deixar de ser, é a maior esperança da Renault para a próxima temporada. Retornando ao time pelo qual conquistou seus dois títulos, o espanhol mostrou-se confiante, mas cauteloso: "Todos estão trabalhando forte, e isso me deixa muito animado. Só que ainda não estamos em condição de conquistar podiuns e vitórias", admitiu o bicampeão.

Por sua vez, o chefe de equipe Flavio Briatore não conteve o entusiamos de ter Alonso de volta à equipe: "Com ele à frente do time, temos uma combinação poderosa". Outro que também não conseguiu segurar o sentimento otimista foi o presidente da Renault F1, Bernard Rey: "Nosso objetivo é retornar às primeiras posições, de onde nem deveríamos ter saído".

O dia também serviu para que a Renault fizesse a apresentação oficial de Lucas di Grassi como piloto reserva do time para 2008. Agora, o vice-campeão da GP2 torna-se o segundo brasileiro da equipe. O outro é, obviamente, Nelsinho Piquet: "Ainda tenho muito a aprender. Não menosprezo o desafio de ser titular na Fórmula 1. Quero ter um bom relacionamento com Alonso, porque brigar com ele agora seria uma estupidez". Habilidade de lidar com a imprensa, ao menos, Nelsinho já tem...

A seguir, a ficha técnica do R28, publicada do site Grande Prêmio:

Monocoque: feito de fibra de carbono e alumínio, em forma de colméia. Suspensão dianteira: triângulos de fibra de carbono, ligados à barra de torsão e amortecedores na frente do carro, projetados para aprimorar a performance da parte frontal do carro. Suspensão traseira: triângulos sw fibra de carbono, com barras de torções montadas verticalmente, enquanto os amortecedores montados longitudinalmente, sobre a caixa de câmbio. Transmissão: sete marchas mais a ré, semi-automática, de titâneo, incorporado com o sistema de mudanças rápidas.

Tânque de combustível: feito de kevlar reforçado. Sistema de resfriamento: radiadores de água e óleo separados, localizados nas laterais. Parte elétrica: ECU feito por McLaren e Microsoft. Cockpit: banco anatômico feito de carbono. Largura entre-eixos dianteira: 1.450mm. Largura entre-eixos traseira: 1.400 mm. Comprimento geral: 4.800 mm. Altura geral: 950 mm. Largura geral: 1.800 mm. Peso: 605 (com piloto, câmera e lastro). Motor: tipo RS27 (Capacidade: 2.400 cc. Construção: V8 em 90°. Peso: 95 kg. Rotação máxima: 19 mil giros por minuto. Velas: Champion)

Agora, a próxima equipe a apresentar seu novo carro é a Force India, no próximo dia 7 de fevereiro.



Por causa de uma gafe da grife McGregor - uma de suas mais novas patrocinadoras - a Williams teve hoje revelada sua pintura para a temporada 2008 da Fórmula 1. A informação foi divulgada em primeira mão pelo Blog do Capelli, que mostrou uma imagem postada pela McGregor em seu site. Pelo que se pode perceber, a Williams volta a utilizar um layout predominantemente azul, semelhante ao que a equipe já usou em 2006. Justamente o pior ano de sua história...

Enquanto isso, o tricampeão Niki Lauda concedeu uma entrevista muito interessante à rede alemã RTL, falando sobre a disputa interna da Renault. "Nelsinho é bom, mas não chega a ser um Hamilton. E Alonso é um fora-de-série. Não tenho nada contra Nelsinho, mas ele não tem a menor chance contra Alonso", disse Lauda, em seu tradicional estilo direto. O austríaco pode até ter exagerado na avaliação de Nelsinho. Superar Alonso, porém, vai ser mesmo extremamente difícil.

Ao mesmo tempo, Felipe Massa soltou uma nota para a imprensa elogiando bastante o comportamento do novo carro da Ferrari, o F-2008. "Nos últimos anos, sempre tínhamos problemas nos primeiros testes. Mas, dessa vez, conseguimos andar bastante com os dois chassis", falou o brasileiro. Massa, aliás, também fez uma comparação nada imparcial entre ele e seu companheiro Kimi Raikkonen: "A diferença entre nós dois é que Kimi teve sorte no ano passado, e com isso levou o título". Tudo bem, Felipe. Mas será que foi apenas sorte mesmo?

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar um editorial agressivo do Marca, publicado hoje. Na opinião do jornal, Lewis Hamilton seria uma pessoa "hipócrita", já que critica Fernando Alonso em alguns meios de comunicação, mas defende o espanhol em declarações oficias da McLaren. Pelo visto, a imprensa espanhola não se cansa de perder mais credibilidade. É verdade que a postura de Hamiton é dúbia.

Mas todos os pilotos, hoje em dia, também são assim. Até Alonso. No comunicado de despedida da McLaren, por exemplo, o espanhol fez questão de elogiar o "profissionalismo" da equipe. Será que o Marca não lembra disso?



Casey Stoner foi o mais rápido no segundo dia de testes da MotoGP em Phillip Island, na Austrália. Para decepção das equipes, a chuva atrapalhou bastante as atividades de hoje. A pista só secou na parte final do dia, quando Stoner encaixou uma volta quase perfeita para liderar com tranqülidade a tabela de tempos. Logo abaixo, a classificação desta quinta:

1. Casey Stoner/Austrália/Ducati Marlboro, 1:29.938s
2. Alex de Angelis/Itália/Honda Gresini, 1:30.449s
3. Andrea Dovizioso/Itália/JiR Honda, 1:31.074s
4. Shinya Nakano/Japão/Honda Gresini, 1:31.316s
5. Nicky Hayden/Estados Unidos/Repsol Honda, 1:31.373s
6. James Toseland/Austrália/Yamaha Tech3, 1:31.451s
7. Marco Melandri/Itália/Ducati Marlboro, 1:31.478s
8. Loris Capirossi/Itália/Rizla Suzuki, 1:31.545s
9. Randy de Puniet/França/Honda LCR, 1:31.575s
10. Colin Edwards/Estados Unidos/Yamaha Tech3, 1:31.593s

Os testes da MotoGP em Phillip Island encerram-se amanhã.

Na Stock Car, a notícia mais importante do dia foi um furo do Victal. Segundo o blog, a categoria estuda realizar uma prova no Uruguai, país que já recebe competições como a GT3 Brasil e a Fórmula 3 Sul-Americana. Se a possibilidade se concretizar, a etapa poderia ser em circuitos de rua como Punta del Este ou Piriápolis. Além disso, a Stock abandonaria a Argentina, onde vem correndo desde 2005.

Por fim, vale mencionar que Felipe Massa revelou hoje a data da próxima edição do Desafio das Estrelas. De acordo com o piloto brasileiro, o evento está marcado para o dia 30 de novembro, mais uma vez no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. O número de pilotos, aliás, deve continuar o mesmo: 26. Em breve, a competição vai constar no Calendário 2008 do Mundo da Velocidade, que pode ser acessado na coluna da esquerda deste Blog.

Nesta sexta, o Blog volta com a seção Agenda do fim de semana, apresentando os destaques do mundo da velocidade para os próximos três dias. E, mais tarde, comentários sobre as notícias mais recentes do automobilismo. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Primeira, quarta, quinta, sexta, sétima e oitava fotos do post - www.grandepremio.com.br/
Segunda foto - Comunidade F1 Brasil do OrkutTerceira, nona e décima fotos - www.gpupdate.net/
Novo layout da Williams - www.blogf-1.blogspot.com
Felipe Massa e Casey Stoner - www.gpupdate.net
Desafio das Estrelas - http://www.cronospeed.com.br/

10 comentários:

Felipe Maciel disse...

A festa mais sem graça da pré-temporada: já conhecíamos as novidades técnicas, e a pintura tosca foi mantida.
blééééé

Anônimo disse...

Po Gustavo.... Faltou falar do Di Grassi... Tomara que ele consiga mostar serviço e quem sabe arrume uma boquinha ano que vem.

Blog F1 Grand Prix disse...

Pantaneiro,

Vou falar do di Grassi daqui a pouco, quando o post for atualizado com as demais notícias do dia.

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Snif... eles não mudaram a pintura, snif... eles não têm bom gosto...

Marcos Antonio disse...

Pelo que se pode perceber, a Williams volta a utilizar um layout predominantemente azul, semelhante ao que a equipe já usou em 2006. Justamente o pior ano de sua história...

po cara não agoura a Williams não,esquece 2006,esse foi um ano que não existiu... :P

abraços

Anônimo disse...

Meu sonho era a Renault fazer um "revival" das cores da Benetton da epoca de Naninni e Boutsen...mas soh sonhando...

Net Esportes disse...

Renault só anda se for azul.... ou com as cores da Benetton como disse o amigo aí em cima.... esse amarelo aí é tosquera mesmo !!! he he he

Anônimo disse...

um dos carros mais bonitos do passado pertencia a Renault, nas cores amarela e preta... bem que poderiam fazer um pintura comemorativa ou algo do tipo :D !!!

a verdade é que poderiam deixar esta tonalidade de azul ser a predominante junto com a cor branca e alguns detalhes em amarelo e laranja fariam deste carro um dos mais bonitos do grid com certeza... faltou um pouco de bom senso ao distribuir as cores...

sobre o entusiasmo da Renault é certo que Fernando Alonso sabe o caminho da vitória e com Nelson Piquet Jr. ao seu lado tenham a certeza que a dupla de pilotos impõe respeito, no início dependerá muito do que o carro irá oferecer, mas durante o ano acredito que tanto Ferrari como Mclaren terão dor de cabeça com a Renault...

usarei uma frase do próprio Massa para definir o que se passou em 2007...

- aprende, aprende...

Niki Lauda me fez lembrar um comercial de tv aonde uma dona de casa dizia:

não é uma brastemp, mas...

Nelson Piquet Jr. deu uma canseira em Lewis Hamilton na segunda metade do campeonato da GP2 e na teoria são equivalentes... o tira teima é agora em 2008... Lewis Hamilton leva vantagem pelo carro que possue, mas se Nelson Piquet Jr. mostrar potencial equivalente seria interessante Niki Lauda reunir a "macacada" e pedir desculpas pelo seu comentário...rs!!!

não poderia deixar de comentar também que o time do Corinthians participará da Superliga, mas não na corrida principal e sim na preliminar... rs!!! (brincadeira... mas oportunidade igual a esta não ia aparecer né)

abraços

kimi_cris disse...

Será que a Renault irá melhorar com este carro?

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

No meio do ano passado a Renault divulgou uma pintura especial comemorando os 30 anos do início da participação deles na F-1, ficou linda, com amarelo e preto predominantes, bem que poderia mudar para um layout assim... tá, mas tem o ING, mesmo assim, usando azul e laranja como predominantes daria para fazer um carro muito mais agradável de se ver... pura má vontade da Renault em tentar fazer algo bom de se ver...

Aliás, o número do carro tá escondidinho, quase com vergonha de aparecer... horrível, isso.

Parece que a Williams voltará a ser um negativo da BMW... uma pena, capricharam tanto nas pinturas comemorativas...

Até quando o Massa vai ficar tentando explicar o porquê dele não ter sido campeão no ano passado? Dá no saco isso, esse discurso de coitadinho, "o carro não era confiável", "eu não vi o sinal", "ele teve sorte", deixa isso para lá, diz que perdeu e pronto, pior é ficar arrumando desculpas eternamente... um dos motivos por eu não sentir um pingo de vontade de torcer por ele...

A imprensa espanhola não merece ser levada a sério.

Abraço