Perdoem-me pelo atraso na publicação deste post. Culpa, para variar, do mau funcionamento do provedor do Blogger. A postagem dos comentários também andou tendo problemas, que já parecem ter sido resolvidos. De qualquer maneira, peço desculpas por qualquer transtorno!
Após mais um dia sem nenhuma grande novidade no mundo da velocidade, ganha destaque uma entrevista concedida hoje pelo presidente da FIA, Max Mosley, ao site Autosport. Mostrando certo otimismo, o dirigente inglês voltou a garantir que o imbróglio de espionagem da última temporada já foi superado, e afirmou que o caso pode ter sido até bom para a Fórmula 1:
Após mais um dia sem nenhuma grande novidade no mundo da velocidade, ganha destaque uma entrevista concedida hoje pelo presidente da FIA, Max Mosley, ao site Autosport. Mostrando certo otimismo, o dirigente inglês voltou a garantir que o imbróglio de espionagem da última temporada já foi superado, e afirmou que o caso pode ter sido até bom para a Fórmula 1:
"Nessa altura, acho que já estamos em condição de colocar essa confusão toda para trás. Apesar de tudo, a Fórmula ficou mais ainda forte com o spygate, já que mostramos com clareza nossa vontade de fazer justiça", falou Mosley. Para o presidente da FIA, há também outra razão para o fortalecimento da categoria: "O sucesso de pilotos jovens - como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Robert Kubica - definitivamente renovou o interesse pelo esporte".
Acreditar que o caso de espionagem foi "bom" para a Fórmula 1, convenhamos, é no mínimo ingênuo. Na verdade, a última temporada terminou sendo extremamente desgastante, e abalou a reputação da categoria de forma inegável. Mesmo assim, ainda há espaço para a visão "otimista" de Mosley. Afinal, a Fórmula 1 sobreviveu à crise com louvor. Se o escândalo tivesse sido noutro esporte, talvez os danos se tornassem irreparáveis...
Ainda falando de Mosley: em outubro de 2009, termina seu mandato como presidente da FIA. A fila de candidatos ao cargo é extensa, mas perdeu hoje alguém que certamente seria um pretendente de peso: Ron Dennis. "Nunca tive vontade de comandar o esporte, e continuo não tendo. Estou satisfeito com a minha posição na McLaren", afirmou ele ao site Formula1.com, no seu habitual estilo curto e grosso.
Enquanto isso, o diretor do quase-falido projeto da Prodrive, David Richards, voltou a fazer fortes críticas à FIA. Dessa vez, o dirigente inglês falou mal do chamado "teto de orçamento", que a entidade quer implantar na Fórmula 1. "Essa idéia é inviável e inadequada. Na minha opinião, não passa de uma desculpa para enfraquecer a competição e equilibrar as corridas", falou Richards à revista Autosport. De fato, o objetivo da FIA, infelizmente, é esse mesmo...
Com a desistência da Prodrive, a Fórmula 1 deve continuar com onze escuderias até, pelo menos, o fim da temporada de 2011. Isso não significa, porém, que os atuais times não possam trocar de comando. Um possível interessado em ingressar na categoria como chefe de equipe é o ex-piloto espanhol Adrian Campos. "Estamos observando nossas opções. Por enquanto, porém, a Fórmula 1 continua muito fechada", disse ele hoje ao jornal El Mundo.
Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar uma declaração de Sebastian Vettel, em entrevista ao site Formula1.com: "Nosso carro está ótimo, apesar de ser o mesmo do ano passado. Para mim, será bom começar com o modelo antigo, que eu já conheço muito bem". Além da Toro, apenas a Super Aguri vai entrar na próxima temporada com o carro de 2007 . Em teoria, os dois times deveriam ficar para trás no início do campeonato.
Mas, considerando a animação de Vettel, pode ser que a Toro Rosso consiga um resultado melhor do que o esperado. A dupla de pilotos da equipe, ao menos, é excelente.
Enrique Bernoldi é o mais novo piloto brasileiro confirmado para a temporada 2008 da ChampCar. Após um ano não muito bem-sucedido na Stock Car, o curitibano anunciou hoje o acerto com a equipe Rocketsports. "Estou bastante animado. Correr nos Estados Unidos sempre foi um sonho, e a ChampCar era a minha melhor opção", disse Bernoldi. Além dele, Bruno Junqueira também está garantido na categoria em 2008, pela Dale Coyne Racing.
Ao mesmo tempo, Tony Kanaan realizou nesta segunda seu primeiro teste do ano, encerrando um período de um mês e meio de inatividade. O "fim das férias", pelo visto, não foi lamentado pelo baiano: "Estava ansioso para voltar a pilotar. Nas últimas semanas, a equipe trabalhou forte no carro, e agora é o momento de ver os resultados na pista". A primeira sessão oficial de testes coletivos da IRL acontece somente entre os dias 27 e 28 de fevereiro, em Homestead, pista onde Tony andou hoje.
Na MotoGP, a novidade do dia foi a divulgação da nova política da FIAT Yamaha, de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Neste ano, a dupla vai ostentar o mesmo patrocinador, mas os pneus serão diferentes e os dados técnicos ficarão restritos a cada uma das "equipes de boxe". Na prática, isso significa que Rossi e Lorenzo - embora sejam "companheiros de equipe" - devem correr com equipamentos bastante distintos.
Por fim, vale mencionar a nova diversão do quase aposentado Ralf Schumacher. Depois de ser rejeitado pela Fórmula 1, o alemão ainda não acertou com a Mercedes para a DTM. Enquanto isso não acontece, Ralf se diverte comprando iates, segundo noticiou hoje o jornal Bild Zeitung. O primeiro brinquedo do ex-piloto da Toyota, já adquirido, custou a bagatela de 4,2 milhões de euros.
Nada mal, considerando os resultados nada expressivos de Ralf durante os últimos anos...
A Confederação Esportiva Automobilística Sul-Americana (Codasur) anunciou ontem o calendário de uma das últimas competições de fórmula do nosso continente: a Fórmula 3 Sul-Americana. Após um convênio fracassado com a Vicar - organizadora da Stock Car - a categoria volta a ser comandada pela Codasur, que já confirmou mudanças para o próximo campeonato.
Ao contrário do que vinha acontecendo, Argentina e Uruguai devem receber etapas da Fórmula 3 Sul-Americana em 2008. Além disso, existe a expectativa de que a categoria possa fazer preliminar da TC2000 e também da Fórmula 1, por ocasião do Grande Prêmio do Brasil. O calendário da Fórmula 3 Sul-Americana está logo abaixo:
16/03 - Etapa de Curitiba
13/04 - Etapa de Fortaleza
11/05 - Etapa de Santa Cruz do Sul
08/06 - Etapa de Brasília
06/07 - Etapa de Córdoba (Argentina)
03/08 - Etapa de Cascavel
07/09 - Etapa de Tarumã
02/11 - Etapa de Interlagos
23/11 - Etapa de Piriápolis (Uruguai)
Aproveitando o gancho, vale comentar também a estréia de uma categoria semelhante: a Fórmula 2.0 Brasil. Organizado pela Confederanção Brasileira de Automobilismo, o campeonato deve utilizar equipamentos da antiga Fórmula Renault, que terminou há dois anos. Na verdade, o projeto da CBA era lançar a F-Brasil 2.0 já em 2007, mas a idéia precisou ser adiada por conta de dificuldades financeiras.
Segundo o que foi divulgado, o objetivo é iniciar a temporada com 14 carros, um número que já seria bastante razoável. Desde o fim da F-Renault, o Brasil ficou sem nenhuma categoria de fórmula, algo vital para a formação de novos pilotos. Qualquer projeto nesse sentido, portanto, já é muito bem-vindo. Embora esteja sendo feita meio às pressas e sem o conhecimento de boa parte do público, a F-Brasil 2.0 é uma categoria que precisa de todo o nosso apoio. A seguir, o seu calendário 2008:
09/03 – Etapa de Curitiba
20/04 – Etapa de Tarumã
15/06 – Etapa de Interlagos
06/07 – Etapa de Jacarepaguá
10/08 – Etapa de Londrina
07/09 – Etapa de Vitória
21/09 – Etapa de Guaporé
09/11 – Etapa de Curitiba
14/12 – Etapa de Interlagos
A partir deste ano, o Blog também vai acompanhar a Fórmula 3 Sul-Americana e a F-Brasil 2.0. Por causa disso, a Fórmula 3 Inglesa, que vinha recebendo bastante atenção neste espaço, deixa de ser uma prioridade. Em breve, o Calendário 2008 do Mundo da Velocidade será atualizado com as datas da Fórmula 3 Sul-Americana e da F-Brasil 2.0, e também com a remoção do calendário da Fórmula 3 Inglesa.
O vídeo do dia é uma pequena homenagem a Bernd Rosemeyer, o grande ás alemão da década de 30. Nesta segunda, completam-se exatos 70 anos de sua morte, ocorrida numa tentativa de quebra de recorde de velocidade em Frankfurt. As imagens a seguir retratam dois dos maiores triunfos de Rosemeyer: as vitórias na "Coppa Acerbo" - disputada no perigoso circuito de Pescara - e no Grande Prêmio da Inglaterra, em Donington. As duas provas foram disputadas em 1937:
Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o grande número um da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Max Mosley - http://www.padokf1.com/
David Richards - http://www.grandprix.com/
Enrique Bernoldi e Fórmula 3 Sul-Americana - http://www.reunion.com.br/
Fórmula Renault - http://www.faspnet.com.br/
Demais - http://www.gpupdate.net/
3 comentários:
Po, mais um piloto na Champ Car? E a IRL, como é q fica? As 2 categorias perderam pilotos importantissimos, e do jeito q tah, sei naum...
E legal ter essa F-Brasil 2.0, se a corrida em Jacarepagua vingar eu ateh devo ir
Ateh!
Concordo que é ingenuidade acreditar que a F1 saiu fortalecida dos acontecimentos extra-pista, ninguém duvida que a imagem da McLaren e do chefão Ron Dennis ficou manchada com o spygate, portanto, é uma estupidez relacionar isso com o fortalecimento da F1. Além do que, os reflexos do spygate estão aí pra qualquer um fazer a caveira da categoria durante 2008.
Mudando de assunto, eu comemoro MUITO a volta da "F-Renault". Foi com ela que pude ver Sérgio Jimenez, Bia Figueiredo e outros nomes que agora começam a fazer seu nome em categorias internacionais atuando aqui do lado de casa. Vale a pena ir até o autódromo! Além do fator entretenimento, é um celeiro de pilotos irrenunciável. Muito bom!
Grande Abraço, Gustavo! Belo post, como de costume.
Se a Red Bull tivesse os pilotos da Toro... daria muito mais trabalho...
Bom para o Bernoldi ir para a ChampCar, eu gosto da categoria, pena que ela (a ChampCar) não deve durar muito...
Bem estranha a divisão na Yamaha, cada moto com um pneu... coisa de doido...
Muito bom ver que ainda há algum esforço para que as categorias de monopostos não sumam definitivamente do mapa, apesar de eu considerar muito tímida a aparição da F-Brasil 2.0
Até mais.
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