Atualizado às 23:45hs, com as demais notícias desta terça e o "vídeo do dia"
Numa cerimônia simples e rápida, a Honda apresentou hoje, em Brackley, seu modelo para a temporada 2008 da Fórmula 1: o RA108. Assim como no ano passado, porém, a novo pintura chamou mais atenção do que o carro, em si. Mais uma vez, a Honda aposta no visual ecológico, agora bem menos extravagante. A seguir, as primeiras fotos do novo RA108:
Dessa vez, a pintura ecológica também tem um certo ar de "retrô". Afinal, as duas longas faixas no bico do carro lembram bastante as antigas pinturas das décadas de 50 e 60, como a da histórica Lotus verde e amarela de Jim Clark. Em termos aerodinâmicos, as novidades são poucas. Ao contrário do que se poderia esperar, a Honda manteve o conceito do carro do ano passado, considerado um tremendo fracasso.
O bico do RA108, por exemplo, é o mais elevado entre os modelos já apresentados para 2008, e não adota a idéia da "asa-ponte". Apesar do péssimo retrospecto recente, o chefe de equipe Nick Fry tentou manter um tom otimista: "Os problemas de 2007 aumentaram a nossa motivação para este ano. Fizemos grandes mudanças, e a chegada de Ross Brawn trouxe bastante confiança a todos da Honda".
De fato, a contratação do ex-estrategista da Ferrari parece ser a principal esperança da Honda para 2008. Embora não tenha participado da concepção do RA108, Brawn deu seus palpites sobre a próxima temporada: "Nosso objetivo é evoluir constantemente e somar o máximo possível de pontos. A Honda tem muito potencial, sem dúvida. Se todos os setores da equipe trabalharem juntos, podemos conseguir resultados melhores".
Entre os pilotos titulares, nenhuma novidade: pelo terceiro ano consecutivo, Jenson Button e Rubens Barrichello formam a dupla da Honda. Contrariando a tendência dos últimos tempos, alías, nenhum dos dois trocou a pintura de seus capacetes para 2008. "O RA108 me parece ser muito bom. Agora, precisamos melhorar a cada corrida para termos sucesso neste ano", disse Button.
Assim como o companheiro, Rubinho Barrichello também se mostrou bastante animado: "A próxima temporada tem tudo para ser ótima. Estou me sentindo realmente bem. Tenho orgulho de figurar entre os pilotos com mais corridas na Fórmula 1, mas meu maior sonho é ganhar um título. E eu acho que ainda posso chegar lá".
Aproveitando a apresentação do RA108, a Honda anunciou oficialmente a contratação de duas promessas da GP2: Mike Conway e Luca Filippi. Eles se juntam ao veterano Alexander Wurz para formar o novo trio de pilotos de testes da equipe. Agora, a próxima equipe a apresentar seu carro para a temporada 2008 é a Renault, no dia 31 de janeiro.
Problemas à vista para a organização do Grande Prêmio da Europa. Nesta terça, um deputado do Parlamento Europeu - Willy Meyer - denunciou irregularidades nas obras do novo circuito de rua de Valência, onde o G.P. será realizado a partir deste ano. Segundo o parlamentar, o projeto não passou por estudos de impacto ambiental, e por isso deveria ser fiscalizado pela chamada Comissão Européia. Por enquanto, os organizadores da prova ainda não se pronunciaram sobre o assunto...
Na BMW, o clima ainda é de otimismo, apesar dos resultados apenas satisfatórios nos primeiros testes de pré-temporada. Falando à imprensa hoje, o diretor técnico da equipe alemã, Mario Theissen, garantiu que o time tem condições de superar o desempenho do ano passado: "Nosso objetivo não é fácil, e nós temos consciência disso. Mas tenho certeza que possuimos o que é necessário para alcançar Ferrari e McLaren".
Ao mesmo tempo, o presidente da FIA, Max Mosley, deu um alerta em entrevista à agência PA Sports. De acordo com o dirigente inglês, a Fórmula 1 pode perder equipes num futuro próximo, devido à fatídica escalada nos custos. E a principal candidata à falência seria a Super Aguri: "Ainda acredito que a Aguri estará presente no próximo G.P. da Austrália, mas eu não apostaria minha vida nisso".
Por fim, vale registrar que a McLaren finalizou hoje, na ilha espanhola de Menorca, uma série de testes para tentar compreender os efeitos das novas regras para 2008, que limitam o uso de acessórios eletrônicos como o controle de tração. Dessa vez, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen estiveram presentes nas atividades, realizadas numa pista de aeroporto. Amanhã, a Renault - com Fernando Alonso - deve substituir a McLaren em Menorca.
Será que vai ter torcedor espanhol para assistir ao "treino"?
Vice-campeão da Fórmula Renault em 2006, Douglas Soares é o mais novo representante do Brasil no automobilismo norte-americano. Nesta terça, o paulista foi anunciado como titular da equipe Condor para a próxima temporada da Fórmula Atlantic. Caso consiga um bom desempenho, Douglas pode pular para a categoria principal - a ChampCar - num futuro não tão distante. Desde já, o Blog deseja toda a sorte do mundo para mais um brazuca se aventurando no exterior.
Enquanto isso, a direção da Fórmula Superliga confirmou hoje mais um clube no campeonato de estréia da categoria: o Sevilla. De acordo com o que já foi divulgado, a festa de apresentação do carro da equipe espanhola - a primeira da terra de Fernando Alonso a garantir presença na Superliga - deve acontecer no dia 7 de fevereiro. Além do Sevilla, clubes como Milan, Porto, Borussia Dortmund e Flamengo já estão assegurados no campeonato.
Por sua vez, o bicampeão das 500 Milhas de Indianapolis, Gil de Ferran, foi o responsável pela notícia mais surpreendente desta terça. Após quatro anos de inatividade, Gil anunciou que vai voltar às pistas como piloto da De Ferran Motorsports, equipe que deve competir na American Le Mans Series com apoio de fábrica da Acura. Como o próprio nome do time já denuncia, Gil também será também o dono da equipe, que só deve estrear na metade desta temporada.
Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma nota distribuída hoje pela ASO, empresa responsável pela organização do Rally Dacar. Segundo a direção da ASO, o futuro da competição off road mais difícil do planeta vai ser anunciado no próximo dia 4 de fevereiro, uma segunda-feira. A última edição do Rally Dacar - todos vocês ainda devem lembrar - terminou cancelada por ameaças de terrorismo.
O vídeo do dia traz cenas raras e impressionantes da temporada de 1958 da Fórmula 1, vencida pelo inglês Mike Hawthorn. Apesar de ser narrado em russo, o filme merece ser conferido pela boa qualidade das imagens, que fogem do preto-e-branco da época. Para os nostálgicos, trata-se de uma verdadeira relíquia:
Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando a primeira parte das "Menções Honrosas" da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
O bico do RA108, por exemplo, é o mais elevado entre os modelos já apresentados para 2008, e não adota a idéia da "asa-ponte". Apesar do péssimo retrospecto recente, o chefe de equipe Nick Fry tentou manter um tom otimista: "Os problemas de 2007 aumentaram a nossa motivação para este ano. Fizemos grandes mudanças, e a chegada de Ross Brawn trouxe bastante confiança a todos da Honda".
De fato, a contratação do ex-estrategista da Ferrari parece ser a principal esperança da Honda para 2008. Embora não tenha participado da concepção do RA108, Brawn deu seus palpites sobre a próxima temporada: "Nosso objetivo é evoluir constantemente e somar o máximo possível de pontos. A Honda tem muito potencial, sem dúvida. Se todos os setores da equipe trabalharem juntos, podemos conseguir resultados melhores".
Entre os pilotos titulares, nenhuma novidade: pelo terceiro ano consecutivo, Jenson Button e Rubens Barrichello formam a dupla da Honda. Contrariando a tendência dos últimos tempos, alías, nenhum dos dois trocou a pintura de seus capacetes para 2008. "O RA108 me parece ser muito bom. Agora, precisamos melhorar a cada corrida para termos sucesso neste ano", disse Button.
Assim como o companheiro, Rubinho Barrichello também se mostrou bastante animado: "A próxima temporada tem tudo para ser ótima. Estou me sentindo realmente bem. Tenho orgulho de figurar entre os pilotos com mais corridas na Fórmula 1, mas meu maior sonho é ganhar um título. E eu acho que ainda posso chegar lá".
Aproveitando a apresentação do RA108, a Honda anunciou oficialmente a contratação de duas promessas da GP2: Mike Conway e Luca Filippi. Eles se juntam ao veterano Alexander Wurz para formar o novo trio de pilotos de testes da equipe. Agora, a próxima equipe a apresentar seu carro para a temporada 2008 é a Renault, no dia 31 de janeiro.
Problemas à vista para a organização do Grande Prêmio da Europa. Nesta terça, um deputado do Parlamento Europeu - Willy Meyer - denunciou irregularidades nas obras do novo circuito de rua de Valência, onde o G.P. será realizado a partir deste ano. Segundo o parlamentar, o projeto não passou por estudos de impacto ambiental, e por isso deveria ser fiscalizado pela chamada Comissão Européia. Por enquanto, os organizadores da prova ainda não se pronunciaram sobre o assunto...
Na BMW, o clima ainda é de otimismo, apesar dos resultados apenas satisfatórios nos primeiros testes de pré-temporada. Falando à imprensa hoje, o diretor técnico da equipe alemã, Mario Theissen, garantiu que o time tem condições de superar o desempenho do ano passado: "Nosso objetivo não é fácil, e nós temos consciência disso. Mas tenho certeza que possuimos o que é necessário para alcançar Ferrari e McLaren".
Ao mesmo tempo, o presidente da FIA, Max Mosley, deu um alerta em entrevista à agência PA Sports. De acordo com o dirigente inglês, a Fórmula 1 pode perder equipes num futuro próximo, devido à fatídica escalada nos custos. E a principal candidata à falência seria a Super Aguri: "Ainda acredito que a Aguri estará presente no próximo G.P. da Austrália, mas eu não apostaria minha vida nisso".
Por fim, vale registrar que a McLaren finalizou hoje, na ilha espanhola de Menorca, uma série de testes para tentar compreender os efeitos das novas regras para 2008, que limitam o uso de acessórios eletrônicos como o controle de tração. Dessa vez, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen estiveram presentes nas atividades, realizadas numa pista de aeroporto. Amanhã, a Renault - com Fernando Alonso - deve substituir a McLaren em Menorca.
Será que vai ter torcedor espanhol para assistir ao "treino"?
Vice-campeão da Fórmula Renault em 2006, Douglas Soares é o mais novo representante do Brasil no automobilismo norte-americano. Nesta terça, o paulista foi anunciado como titular da equipe Condor para a próxima temporada da Fórmula Atlantic. Caso consiga um bom desempenho, Douglas pode pular para a categoria principal - a ChampCar - num futuro não tão distante. Desde já, o Blog deseja toda a sorte do mundo para mais um brazuca se aventurando no exterior.
Enquanto isso, a direção da Fórmula Superliga confirmou hoje mais um clube no campeonato de estréia da categoria: o Sevilla. De acordo com o que já foi divulgado, a festa de apresentação do carro da equipe espanhola - a primeira da terra de Fernando Alonso a garantir presença na Superliga - deve acontecer no dia 7 de fevereiro. Além do Sevilla, clubes como Milan, Porto, Borussia Dortmund e Flamengo já estão assegurados no campeonato.
Por sua vez, o bicampeão das 500 Milhas de Indianapolis, Gil de Ferran, foi o responsável pela notícia mais surpreendente desta terça. Após quatro anos de inatividade, Gil anunciou que vai voltar às pistas como piloto da De Ferran Motorsports, equipe que deve competir na American Le Mans Series com apoio de fábrica da Acura. Como o próprio nome do time já denuncia, Gil também será também o dono da equipe, que só deve estrear na metade desta temporada.
Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma nota distribuída hoje pela ASO, empresa responsável pela organização do Rally Dacar. Segundo a direção da ASO, o futuro da competição off road mais difícil do planeta vai ser anunciado no próximo dia 4 de fevereiro, uma segunda-feira. A última edição do Rally Dacar - todos vocês ainda devem lembrar - terminou cancelada por ameaças de terrorismo.
O vídeo do dia traz cenas raras e impressionantes da temporada de 1958 da Fórmula 1, vencida pelo inglês Mike Hawthorn. Apesar de ser narrado em russo, o filme merece ser conferido pela boa qualidade das imagens, que fogem do preto-e-branco da época. Para os nostálgicos, trata-se de uma verdadeira relíquia:
Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando a primeira parte das "Menções Honrosas" da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E depois, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Douglas Soares - http://www.douglassoares.com.br/
Gil de Ferran - http://www.sidepodcast.com/
Demais - www.gpupdate.net
8 comentários:
É, esse RA108 ficou mesmo muuuito diferente.
abração
Cara... eu gostei muito do visual do novo RA... muito mesmo. Jà gostava do visual do ano passado, mas eu sou da opinião que esses carros ecológicos não precisam ser bonitos pois suas propostas já são arrasadoras...
Sobre desempenho é um grande clichê, mas é difícil dizer... espero ansiosamente pelo dia 14 de março!!!!
Abração
E quer saber? O carro ficou bonito de novo! Espero q esse ano eles tenham mais sorte, pq se eles correrem o q tem q correr esse ano e o q deveriam ter corrido ano passado podem ateh ser campeões! rs
Infelizmente, achei os macacões um pouco feios...mas nada eh perfeito...
Ateh!
Gustavo... eu achei que este carro é tão ruim quanto o do ano passado. To esperando para ver ele andando de verdade, mas numa primeira opinião..... acho ue é outra bomba!
Pantaneiro
Não me parece que a Honda melhore muito, mas nunca se sabe!
Grande Abraço!
Kimi_Cris
acho que a cor branca apresentada no modelo inicial dos testes fez o carro parecer diferente agora... principalmente as entradas de ar que parecerm estar arredondadas como os carros atuais... chama a atenção também o fato da sobreasa frontal (existe isto?) ser picotada, bem como o apendice lateral do carro... além de possuir também "quase" um segundo aerofólio traseiro na altura dos pneus... realmente este R108 tem linhas bem diferentes, mas acredito que se andar entre os 10 primeiros já seria um grande lucro para a Honda e também uma grande alegria para nós brasileiros... este ano vamos ter três brasileiros sempre entre os 10 primeiros colocados :D !!! tenho muita fé nisto...
Como no ano passado, achei de bom gosto a pintura da Honda, pena que ele não deve andar o equivalente a beleza da pintura, esse bicão alto não me convenceu, ainda...
Amigos, obrigado por todas as mensagens! Perdoem-em por não comentar cada uma delas individualmente, mas vou precisar utilizar uma conexão por telefone a partir de amanhã. Por isso, estou correndo para deixar as coisas adiantadas!
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Postar um comentário