sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Divulgadas primeiras fotos do novo circuito de Valência

Atualizado às 00:40hs do dia 19/01, com o comentário sobre as demais notícias da sexta e o "vídeo do dia"

A partir deste ano, o Grande Prêmio da Europa passa a ser sediado em Valência, num novíssimo circuito de rua montado na zona portuária da cidade. Na última quinta, o site Motosport.com divulgou as primeiras fotos da nova pista, que ainda está longe de pronta. De qualquer maneira, as imagens já dão uma idéia da dificuldade do traçado e do belíssimo cenário de Valência. O projeto do circuito, para variar, foi feito pelo arquiteto alemão Hermann Tilke.

As fotos estão logo abaixo:


As obras do Paddock já estão a pleno vapor. O prédio principal, por exemplo já está pronto...


... mesmo assim, ainda há muito trabalho pela frente. As obras do box estão bem no início


Visão da reta de largada


Logo após a largada, os pilotos fazem uma leve curva para a esquerda...


Aproximação da curva 1


Aí está a curva 1, um cotovelo fechado para a esquerda


Reta logo após a curva 1


Reta logo após a curva 1


Aproximação da curva 2


Aproximação da curva 2


Curva 2


Saída da curva 2 e curva 3


Reta após a curva 3


Curva 4


Obras na segunda ponte da pista


Obras na futura reta oposta do circuito


O trabalho neste setor do circuito está só começando...


Saída da curva 8


Reta após a curva 9


Uma das retas principais

A impressão inicial é de um traçado difícil e apertado, com um visual que lembra Long Beach e Surfers Paradise, por exemplo. O G.P. da Europa está marcado para o dia 24 de agosto. Será que até lá fica tudo pronto?


O título da temporada 2008 da Fórmula 1 está apenas entre Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Ao menos, essa é a opinião do próprio Hamilton. "Agora, estou mais experiente, focado e concentrado. Tenho certeza de que vou disputar o campeonato, e Raikkonen deve ser meu maior adversário", disse o inglês ao Gazzeta dello Sport. A McLaren, aliás, confirmou hoje a renovação de contrato de Hamilton até 2012. Chances para levar o título, portanto, não vão faltar...

Enquanto isso, a FIA entrou de cabeça em mais duas polêmicas. A primeira tem relação com o aumento do preço da superlicença, a "carteira de motorista" dos pilotos da Fórmula 1. De acordo com as novas regras, o valor de renovação do documento passa a custar 10 mil euros, contra 1.690 euros do ano passado. Além disso, cada ponto conquistado rende 2 mil euros aos confres da entidade. Para se ter uma noção, o campeão Kimi Raikkonen, por exemplo, vai precisar desembolsar 230 mil euros para continuar correndo na Fórmula 1...

Esse e outros absurdos estão irritando profundamente várias personalidades do mundo do automobilismo, como o tricampeão Jackie Stewart. Crítico feroz do presidente da FIA, Max Mosley, Stewart mostrou de forma clara a sua insatisfação em entrevista concedida ontem à imprensa britânica: "Mosley não é pago para cumprir sua função. Por isso, ele não passa de um amador". Sem dúvida, a declaração de Stewart talvez tenha sido uma das melhores definições para Mosley, claramente o homem errado para conduzir o esporte a motor.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale registrar que a BMW finalizou hoje sua semana de testes no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Nesta sexta, Nick Heidfeld completou 91 voltas com o F1.08 - o modelo da equipe alemã para a temporada 2008 - tendo tido problemas mecânicos na parte da manhã. Por sua vez, Robert Kubica concluiu 42 voltas, testando com o carro do ano passado.


A França saiu na frente na rodada dupla de Taupo, quinta etapa da temporada 2007/08 da A1GP. Aposta do Blog, o representante francês - Löic Duval - terminou os treinos de sexta em primeiro, superando a Irlanda (Adam Carroll) e a Suíça (Neel Jani), que vieram logo a seguir. Meu outro palpite, a Nova Zelândia (Jonny Reid), fechou em oitavo, cinco posições à frente do Brasil (Sérgio Jimenez). Os treinos classificatórios para as provas de domingo acontecem neste sábado.

Ao mesmo tempo, o Chile oficializou hoje sua intenção de sediar o Rally Dacar a partir de 2009. Em Paris, o subsecretário de Esportes chileno, Jaime Pizarro, encontrou-se com representantes da empresa organizadora da competição, e entregou uma carta de intenções assinada pela própria presidente, Michelle Bachelet. No cenário atual, Chile e Argentina estão vencendo a disputa pelo Dacar, mas Rússia, China e uma série de países africanos também querem receber o evento.

Na MotoGP, a notícia do dia foi a apresentação da nova moto da Yamaha, em festa realizada ontem em Turim. Principal piloto da equipe japonesa, Valentino Rossi mostrou-se bastante otimista: "Acredito que aprendemos com os erros da última temporada. Este ano é muito importante para o time. Precisamos voltar a ser competitivos", disse Rossi, que vai ter o atual campeão das 250 cc, Jorge Lorenzo, como companheiro em 2008.

Por fim, vale mencionar que o mineiro Raphael Matos fechou contrato hoje com a Andretti Green, e vai disputar o próximo campeonato da Indy Pro Series. Caso consiga bons resultados, o piloto brazuca pode subir para a categoria principal, a IRL. Por enquanto, o Brasil já tem dois nomes confirmados na próxima temporada da IPS: além de Matos, Bia Figueiredo também já está garantida.


O vídeo do dia é uma ótima pedida para os fãs de Ayrton Senna. São imagens do podium do Grande Prêmio de Portugal de 1985, palco do primeiro dos 41 triunfos do tricampeão. Reparem na alegria genuína dos integrantes da Lotus - equipe que estava em jejum de vitórias há três anos - e na impressionante tranqüilidade de Senna. Ele parecia ter certeza de que aquilo era só o começo...:



Neste sábado, o Blog volta comentando as atividades da A1GP e as principais notícias do dia. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Circuito de Valência - http://www.motorsport.com/

16 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, parabéns pelo furo!!!! Sumi um pouco nas ultimas semanas mas deu pra ver que vc continua trabalhando duro!!!!

Pistinha meio estranha essa, hein? Me lembrou também Long Beach, porque tem uma praça no meio da pista. Achei tudo muito apertado, difícil de imaginar carros de Formula-1 correndo lá. E a corrida é nesse ano ainda!!!!

Sei não, parece que eles precisarão acelerar um pouco as coisas!!!

Abração.

Gui Vieira disse...

Muito boas as fotos!! Vou até ajudar a divulgar porque voce merece, Guga.

Marcio Kohara disse...

Até tu, Guga?!?!

Reta levemente curvada? Fala que é uma curva leve, nem fala nada, mas reta-curva não, pelamordedeus! Já me bastam os conhecimentos de Física de Galvão Bueno...

[]´s
Kohara

Net Esportes disse...

Achei mto legal o circuito, será que fica pronto mesmo ??? lá em Pequim já praticamente tudo pronto para as Olimpíadas de Agosto....... !!!!!!!! gostei muito da curva 1 e da reta após a curva 1

Anônimo disse...

vi que ha um trecho sobre uma ponte.. fico imaginando.. caso aconteca um acidente ali.. um carro bate no outro e acaba "voando".. sera que ele cai no rio/lago, sei la?

Mas tem tudo para ser um belíssima prova...

Fabio disse...

Que profissão boa esse do Tilke, não? Rola um relógio na curva 1 pros pilotos marcarem seus tempos. E aquele prédio ali "TIM", "Alice", "ITA"?

Belas fotos, muito trabalho pela frente.

Abraço!

Fabio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kimi_cris disse...

Excelentes fotos, ainda bem que já estão a trabalhar no G.P. Valencia para não existirem atrasos.

Grande Abraço

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Gustavo,

Pelo visto Hermann Tilke parece ter se arrependido do crime que cometeu em Hockenheim.

Vejo nas fotos que não parece ser um circuito travado.

Teremos bons pegas aí.

Um abraço.

Anônimo disse...

Bom, eu nunca vi corridas da F-1 em Long Beach, mas lembro q na Indy as corridas costumavam ser bem legais. Espero q se Valencia for do msm estilo elas tb sejam boas, pq o senhor Tilke tah precisando se redimir...

Felipe Maciel disse...

Gostei mais do prédio pra falar a verdade hehe A pista será mesmo apertada, mas acho que podemos ter a corridas interessantes. Não perece ser muito travado... ainda bem, porque apertado e travado não tem condição né?

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, obrigado por todas as mensagens!

Gui Vieira: Valeu mesmo pelo apoio! Vi que você colocou as fotos no orkut: muito obrigado mesmo! O número de visitas quase dobrou hoje...

Kohara: Já corrigi. Realmente, dei uma de Galvão dessa vez hehehehe...

Jab's: Acho que seria difícil, mas não impossível um acidente desse tipo. Sobre o cenário, concordo com você: a pista pode até ser difícil de ultrapassar, mas fica num belíssimo local!

Grande abraço a todos, e obrigado pelos elogios!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Não sei porque, sempre gosto de circuitos de rua, mesmo que na maioria das vezes proporcionem corridas chatas, então, que a pista de Valência seja bem vinda! Gostei das fotos, parece ser um belo local.

Se o protegido acha que antes mesmo do campeonato começar só há dois pilotos com chances de título mesmo com 4 carros aparentemente em condições de brigar por ele... bem, pode contar com a minha torcida pro adversário dele.

A FIA deu um jeito de aumentar legal a sua conta... Concordo com o Jackie.

Será se vale a pena pro Raphael trocar a Champ Car pela Pro Series? Sei não...

Abraço

Blog F1 Grand Prix disse...

Nelson,

Ao que parece, o Raphael precisaria pagar dois milhões para andar numa equipe fraca da ChampCar. Preferiu receber para correr na Indy Pro Series. Foi uma decisão arriscada, mas calculada. Vamos ver se vai dar certo...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Com o título da F-Atlantic, ele recebeu dois milhões de dólares para investir em uma vaga na ChampCar nesse ano, indo para a Pro Series, ele abriu mão desse prêmio, ele tem coragem.

Que ele tenha feito a escolha certa, então. Pelo menos a equipe parece uma escolha acertada, por ser a Andretti Green.

Abraço

Anônimo disse...

I was curious if you ever thought of changing the page layout of your blog?

Its very well written; I love what youve got to say.
But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with
it better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or
2 images. Maybe you could space it out better?


Feel free to visit my web-site duncans