segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

BMW apresenta F1.08 de olho nas vitórias

Atualizado pela última vez às 20:20hs, incluindo novas fotos dos capacetes de Nick Heidfeld e Robert Kubica, os comentários sobre os testes de Jerez, as demais notícias desta segunda e o "vídeo do dia"

A BMW realizou hoje pela manhã, em Munique, a festa de apresentação para o seu novo carro, o F1.08. O evento teve transmissão ao vivo pela internet e mostrou bem qual é o grande objetivo da equipe alemã em 2008: conquistar sua primeira vitória. As primeiras fotos do F1.08 estão a seguir:








Logo abaixo, um rápido comparativo entre o F1.08 e o seu antecessor, o F1.07. O modelo novo é o da esquerda:






Visualmente, o F1.08 é bastante parecido com o modelo do ano passado. Fazendo uma análise mais cuidadosa, porém, dá para perceber que a asa dianteira agora é mais fina e alongada. Ao mesmo tempo, o desenho da cobertura do motor também mudou, passando a ser curva ao invés de reta. "Esse carro é mais um evolução para a equipe. O sentimento é de confiança, mas ainda precisamos reduzir a desvantagem para McLaren e Ferrari", disse o diretor-técnico da BMW, Mario Theissen.

Com 134 corridas nas costas, Nick Heidfeld parece mais perto do que nunca da sonhada primeira vitória. Será que ela vem neste ano? "Estou muito confiante. Este é o carro mais lindo que eu já vi! Tenho certeza de que posso vencer, mas dependo do meu equipamento para chegar lá", falou o alemão. Heidfeld, aliás, mudou mais uma vez a pintura de seu capacete, que agora é predominantemente azul, branco e preto. O prateado de 2007, pelo visto, perdeu espaço.

Para se adaptar às novas regras da Fórmula 1, a BMW reforçou o cockpit do F1.08 e criou mais elementos na entrada de ar, para produzir mais downforce. "De acordo com os nossos testes, o novo carro tem tudo para ser bastante competitivo. Apesar disso, ainda precisamos esperar", afirmou um dos principais engenheiros do time, Willy Rampf.

Por sua vez, Robert Kubica manteve o mesmo discurso: "Os projetistas fizeram o melhor trabalho possível. Na próxima temporada, espero somar mais pontos do que no ano passado", disse o polonês, que não fez grandes mudanças no design de seu capacete (à direita). Antes de terminar a apresentação, Mario Theissen aproveitou para anunciar que a escolha do terceiro piloto da BMW será feita até o fim do mês. Por enquanto, o estoniano Marko Asmer é o principal favorito.

Na seqüência, a ficha técnica do novo BWM F1.08, retirada do site Grande Prêmio:

Chassis

Monocoque em fibra de carbono. Suspensão composta de triângulos, com molas e amortecedores internos, gerenciados por pushrods. Freios compostos por seis pinças, discos e pastilhas de carbono Brembo. Transmissão de mudança rápida, montada longitudinalmente em fibra de carbono, com sete marchas. Sistema Eletrônico Central (ECU) fornecido pela McLaren. Comprimento: 4,600 mm. Largura: 1,800 mm. Altura: 1,000 mm. Distância entre as rodas dianteiras: 1,470 mm. Distância entre as rodas traseiras: 1,410 mm. Distância entre-eixos: 3,130 mm. Peso: 605 km (incluíndo o piloto, com tanque vazio).


Motor

Versão: P86/6. Tipo: V8 aspirado. Angulação: 90°. Capacidade: 2.400 cc. Válvulas: quatro por cilindro. Bloco do motor e cabeçote do cilindro em alumínio. Virabrequim de aço. Comprimento: 518 mm. Largura: 555 mm. Altura: 595 mm. Peso: 95 kg. Rotação máxima por minuto: 19.000 giros.


Agora, a próxima equipe a mostrar seu novo carro é a Red Bull, no dia 16 de janeiro.


A temporada 2008 da Fórmula 1 foi aberta oficialmente hoje, com o primeiro dos três dias de testes no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Das onze equipes da Fórmula 1, apenas BMW e Honda não entraram na pista para os ensaios desta segunda, que terminaram com Kimi Raikkonen na liderança. Superando seu companheiro Felipe Massa em quase três décimos, o finlandês começou o ano no ritmo que terminou 2007.

Em terceiro, o piloto de testes da McLaren, Pedro de la Rosa, foi quem ficou mais próximo da dupla da Ferrari. Na seqüência, Sebastian Vettel andou muito bem com a Toro Rosso, seguido por Heikki Kovalainen e Sebastien Bourdais. Mais atrás, vale destacar também as participações de Nelsinho Piquet - nono, em seu primeiro teste como titular da Renault - e de Vitantonio Liuzzi, que estreou como piloto de testes da Force India, terminando em 11º.

Por sua vez, a Toyota andou com o seu modelo 2008, mas teve um desempenho bastante discreto: Jarno Trulli não passou de oitavo, com Timo Glock fechando apenas em 13º. Já a Williams correu com uma pintura especial, comemorando a marca de 500 G.Ps. na Fórmula 1. O time de Frank Williams, aliás, pretende participar dos testes de pré-temporada com uma série de designs diferentes. No total, a equipe promete usar seis pinturas diferentes até o G.P. da Austrália.

Para decepção das equipes, a chuva atrapalhou bastante as atividades durante a manhã. Na parte da tarde, porém, a pista secou e os pilotos conseguiram completar um número maior de voltas. Ao longo do dia, a bandeira vermelha foi acionada oito vezes, sempre quando alguém quebrava ou saía da pista. Dessa vez, Felipe Massa, Nelsinho Piquet, Kazuki Nakajima, Timo Glock e a dupla da Toro Rosso foram aqueles que causaram as interrupções.

Logo a seguir, o resultado dos ensaios desta segunda:

1. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.846s (59 voltas) - Carro de 2008
2. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:20.123s (42) - Carro de 2008
3. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:20.548s (54) - Carro de 2008
4. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:20.732s (40) - Carro de 2007
5. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:20.936s (48) - Carro de 2008
6. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.997s (47) - Carro de 2007
7. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:21.143s (47) - Carro de 2007
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:21.314s (84) - Carro de 2008
9. Nelson Piquet/Brasil/Renault, 1:21.696s (41) - Carro de 2007
10. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:21.746s (49) - Carro de 2007
11. Vitantonio Liuzzi/Itália/Force India, 1:23.035s (44) - Carro de 2007
12. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:23.134s (42) - Carro de 2007
13. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:24.351s (56) - Carro de 2008
14. James Rossiter/Inglaterra/Super Aguri, 1:34.862s (10) - Carro de 2007

As atitivades em Jerez continuam amanhã, quando é esperada a reestréia de Fernando Alonso pela Renault. O espanhol estava escalado para os testes de hoje, mas acabou não participando por causa da chuva.


Após ser chamada de "equipe pequena" por alguns especialistas, a Williams prepara uma grande reação para os próximos anos. Nesta segunda, surgiram com força boatos dando conta de que um grupo de investimento internacional - o Baugur Group - teria comprado 30% das ações da escuderia inglesa, o que representaria uma bela injeção financeira para a Williams. A informação não é confirmada, mas Frank Williams e Patrick Head podem ter vendido, cada um, 15% de suas participações no time.

Enquanto isso, a FIA anunciou que o chamado "congelamento dos motores" - antes programado para durar dez anos - foi reduzido para "apenas" cinco temporadas. Em reunião com os chefes das onze equipes da Fórmula 1, o presidente da entidade, Max Mosley, definiu que os propulsores não serão modificados até 2013, quando devem ser substituídos por motores menos poluentes e de maior custo-benefício.

Ao mesmo tempo, outra polêmica proposta de Mosley - aquela que estabelece um teto de orçamento para as equipes - ganhou hoje o suporte da BMW. "Tentativas de conter os gastos são sempre necessárias. Nós estamos apoiando a medida sim. Para a BMW, a idéia parece ser bastante atraente", disse o chefe da equipe alemã, Mario Theissen. Para Mosley, portanto, agora só falta conseguir o apoio da Ferrari. E isso, convenhamos, é muito mais difícil...

Por fim, vale mencionar uma entrevista que Giancarlo Fisichella concedeu hoje ao jornal Indian Times. "Eu amo a Fórmula 1 e ainda pretendo ser piloto da categoria por muitos anos, até porque o projeto da Force India é bastante promissor", falou o italiano. Pelo visto, Fisico adotou o mesmo discurso de outro veterano da categoria, Rubens Barrichello. Afinal, os dois garantem nem pensar na aposentadoria por enquanto.

Agora, resta saber se a Fórmula 1 vai continuar tendo espaço para eles nos próximos anos...


O vídeo do dia foge um pouco do habitual, mas vale a pena de qualquer maneira. Trata-se de um pequeno curta que a Pixar preparou na época do lançamento de "Monstros S.A.", chamado "O Novo Carro de Mike". Dublado em português, o filme é uma ótima sátira dos ultra-modernos modelos de hoje em dia. Conferida obrigatória:



Nesta terça, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número sete da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Lançamento do novoc carro da BMW - http://www.f1naweb.com.br/ e http://www.motorsport.com/

9 comentários:

Anônimo disse...

Sei não... esse carro não mudou quase nada em relação ao do ano passado. Achei que a BMW poderia vir com uma novidade qualquer, alguma modernidade aerodinâmica que as outras equipes não tivessem pensado. De qualquer maneira (como vc costuma dizer!), a BMW deverá continuar tão rápida como neste ano, no mínimo. Mas pra vencer vai precisar de uma ajudinha negativa de McLaren e da Ferrari (e tb. da Renault!)

Vitor disse...

Mudar pra quê, não é mesmo? Hehehehe! Pra mim, tá ótimo assim, o carro continua belíssimo, a dupla de pilotos é das mais competentes (e arrojadas, na minha modesta opinião) e, ora, aquelas três letrinhas no bico do carro já são suficientes para intimidar qualquer um!

Tá Gustavo, eu admito, sou suspeito pra falar dessa equipe, hehehe! Gosto muito da Ferrari, mas sou fã mesmo é da BMW! Sabe como é, de vez em quando é legal ir contra a maré e não torcer para os "tops"... Ah, e tenho simpatia pela Toro também, hehehe!

Mais um post novo no Motor Haus, com vídeo e tudo! A bola da vez é o Passat CC, lançamento fresquinho de Detroit!

Abraço!

Blog Velocidade F1 disse...

A temporada de 2008 tem tudo para ser uma das melhores de todos os tempos.

-no minimo 5 equipes competitivas,Ferrari,McLaren,BMW,Renault(voltando com o alonso e com o Nelsinho),Honda(com a vinda do Ross Brawn,e com a promessa de que o carro não vai mais brigar com a aerodinamica),e quem sabe pro final da temporada a Toyota,e também não podemos esquecer a WIllians.(ano passado era só Ferrari,McLaren e BMW)

-Saída do controle de tração e outras ajudas eletronicas.

-e muito mais.

Tomara que 2008 seja tudo isso que se espera...

E sobre o carro da BMW:time que se está ganhado não se mexe,só se evolui:)

Abraços

Anônimo disse...

Se 2007 a disputa foi polarizada entre Ferrari e McLaren, em 2008 a briga fica mais acirrada com BMW e Renault (leia-se Alonso).

Se o Kubica mantiver o apetite do ano passado é bem possível que venha vitória da BMW.

Mesmo sendo cedo para avaliações, a BMW tem a melhor dupla de pilotos, Heidfeld foi muito regular e o Kubica é danado de ousado...

Não vieram pra andar atrás não!!!

Abraços!

kimi_cris disse...

Acho que vai ser este ano que a BMW vai conseguir uma vitória.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Acho bonito o layout da BMW... nutro certa simpatia pelo time, tem uma das melhores duplas da F-1, está em evolução, está no caminho para conseguir uma vitória, mas a diferença para Mclaren e Ferrari parece grande demais, ainda. Eles mudaram bem o bico e a cobertura do motor, tomara que evoluam do lugar que ocupavam na temporada passada, mas qualquer avaliação só na pista... lá no parque.

O capacete do Nick ficou mais bonito que o antigo (bem que o Kimi poderia pegar o designer dele emprestado...), já o Kubica sempre aparece com belos desenhos nos capacetes...

Na Toyota, o Glock andou com o TF107 mesmo, só o Trulli andou com o carro novo, pelo menos o Trulli andou bastante, o que indica uma boa confiabilidade do modelo.

Linda a pintura especial da Williams para os testes, espero que caprichem na definitiva, não fazer aquele negativo da BMWSauber...

Fisichella, Rubens, Coulthard... acho que não duram tanto tempo quanto eles acham que durarão...

Abraços.

Felipe Maciel disse...

Essa pintura da BMW é mt mais chata que a da Toyota, só que os japoneses repetem o layout desde 02, enquanto os alemãs desde 06, se não me engano.

A frente do carro foi totalmente renovada, mas fora isso mudou pouco. Vai ser um time bom, mas não aposto em vitória nesse ano ainda não. Vamos ver...

abs

Anônimo disse...

A BMW podia voltar com o preto total da Sauber 93, gostava mto dakele carro...
E enquanto todos esperam a vitoria de Heidfeld, espero a de Kubica, jah q sou mto fã dele

Fabio disse...

O mais novo carro viking da grelha... não gosto dos chifres (implicância com a McLaren), mas o carro é bonito e, ao que tudo indica, eficiente. Pelo menos é para isso que eu torço.

Durante o dia tive notícias de que o Massa liderava os testes... agora, bad news. Mas nostálgico ler "Nelson Piquet" na classificação.

Abraço!