Atualizado às 16:40hs, com os comentários sobre as notícias desta quarta e a seção "vídeo do dia"
Como sempre, as fotos abaixo são um rápido comparativo entre o modelo deste ano e o da última temporada. Dessa vez, é difícil perceber muitas diferenças. O carro novo é o da esquerda:
Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/ e http://www.gpupdate.net/
Numa cerimônia simples e rápida, a Red Bull lançou hoje, em Jerez, seu modelo para a temporada 2008 da Fórmula 1: o RB4. Considerado uma evolução natural do antecessor - o RB3 - o novo carro busca manter o bom ritmo da equipe, com um pouco mais de confiabilidade. As primeiras fotos do RB4 estão logo abaixo:
Como sempre, as fotos abaixo são um rápido comparativo entre o modelo deste ano e o da última temporada. Dessa vez, é difícil perceber muitas diferenças. O carro novo é o da esquerda:
Visualmente, o novo Red Bull é praticamente idêntico ao seu antecessor. A única grande diferença é a introdução da chamada "ponte" na asa dianteira, seguindo a tendência da maioria das outras equipes. Além disso, a Red Bull também reforçou a segurança do cockpit, e mudou ligeiramente o desenho da tampa do motor.
Como vem acontecendo nos projetos recentes de Adrian Newey, o bico é fino e alongado, semelhante ao da McLaren. Escolhido para fazer o shakedown do RB4, David Coulthard andou hoje com o novo carro em Jerez, mas teve o teste prejudicado por causa da chuva. Mesmo assim, o escocês saiu satisfeito: "É ótimo ver o RB4 pronto para correr! Por enquanto, estamos progredindo muito bem".
Recém-contratado pela Red Bull, o engenheiro Geoff Willis disse que o novo carro representa "um grande passo" em relação ao RB3: "Acredito que fizemos um bom trabalho no desenho deste novo carro, que é bem mais complexo do que o anterior". Por sua vez, o projetista Adrian Newey manteve um discuros parecido: "De certa forma, o RB4 é uma evolução do conceito do RB3. Agora, vamos saber lidar melhor com o carro que temos em nossas mãos".
Após realizar o shakedown do RB3 no ano passado, Mark Webber foi preterido pelo companheiro David Coulthard desta vez. De qualquer maneira, o australiano mostrou bastante otimismo na apresentação do RB4: "Quero ir melhor do que em 2007. Espero que o time tenha resolvido os problemas de confiabilidade, nosso ponto fraco no ano passado".
Para o chefe de equipe Christian Horner, o objetivo da Red Bull é se estabelecer no pelotão de frente, junto a BMW, Renault e Williams. "É com elas que devemos brigar", disse Horner. Além disso, o dirigente também ressaltou a importância de ter um "grupo forte", e elogiou a parceria com a Renault, fornecedora de motores da Red Bull.
Antes de terminar a apresentação, a Red Bull também informou que o suíço Sebastien Buemi, confirmado na próxima temporada da GP2, é o novo piloto de testes e reserva da equipe. "Essa oportunidade é uma grande chance para mim. Estou muito feliz e agradeço muito à Red Bull, que sempre apoiou a minha carreira", falou a promessa de 19 anos.
Agora, a próxima festa de lançamento é a da Honda, no dia 29 de janeiro. Já na semana que vem, porém, Renault e Williams devem estrear seus novos modelos, durante a semana de testes de Valência.
Timo Glock liderou hoje o último dia de testes coletivos em Jerez de la Frontera, mostrando certo potencial com a nova Toyota. Após andar de forma discreta nos ensaios de segunda e terça, o alemão virou um tempo muito melhor nesta quarta, superando em 0.320s seu adversário mais próximo, Lewis Hamilton. Na seqüência, Fernando Alonso completou os três primeiros.
A dupla da Ferrari, dessa vez, ficou no meio da tabela de classificação. Felipe Massa foi o mais rápido da equipe vermelha, em quinto, atrás também da Toro Rosso de Sebastien Bourdais. Ao mesmo tempo, Kimi Raikkonen não passou de oitavo, sem se preocupar em marcar tempos competitivos.
De resto, vale destacar a décima posição de Adrian Sutil - pela primeira vez andando como titular da Force India - e o 12º lugar de David Coulthard, já com o novo carro da Red Bull. O escocês rodou apenas 54 voltas, tendo sofrido um problema de motor logo antes do encerramento das atividades.
Mais uma vez, a chuva atrapalhou parte das atividades, deixando a pista bastante molhada durante o período da manhã. O sol saiu à tarde, mas as equipes ainda foram obrigadas a adaptar seus planos. Ao longo do dia, vários pilotos deram escapadas, com destaque para Hamilton - culpado por duas bandeiras vermelhas - e para o reserva da Williams, Nico Hulkenberg, que provocou três interrupções.
A seguir, a classificação dos testes desta quarta, em Jerez:
1. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:19.799s (96 voltas) - Carro de 2008
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:20.099s (73) - Carro de 2008
3. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:20.363s (49) - Carro de 2007
4. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.407s (51) - Carro de 2007
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:20.500s (85) - Carro de 2008
6. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:20.535s (79) - Carro de 2008
7. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:20.577s (53) - Carro de 2007
8. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:20.646s (88) - Carro de 2008
9. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:20.758s (57) - Carro de 2007
10. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:21.705s (71) - Carro de 2007
11. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:22.275s (53) - Carro de 2007
12. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:22.581s (54) - Carro de 2008
13. Nico Hulkenberg/Alemanha/Williams, 1:24.023s (65) - Carro de 2007
14. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:24.873s (50) - Carro de 2007
A única equipe que permanece em Jerez é a Renault, que realiza amanhã um treino com o campeão da World Series em 2007, o português Álvaro Parente. Na semana que vem, a escuderia francesa volta a encontrar suas rivais em Valência, para uma nova bateria de testes.
A BMW pretendia realizar hoje, em Valência, o segundo dia de testes do seu novo carro, o F1.08. Infelizmente para a equipe alemã, ventos de mais de 100 quilômetros atrapalharam toda a programação do time, impedindo que Nick Heidfeld fizesse sua estréia com o F1.08. Se o tempo melhorar, Heidfeld deve ir para a pista amanhã, acompanhado do estoniano Marko Asmer, grande favorito para assumir o cargo de piloto de testes na BMW.
Enquanto isso, a Mercedes voltou a negar qualquer intenção de aumentar sua participação acionária na McLaren. "O status quo continua sendo o mesmo. Não temos mais nada a comentar sobre o assunto", disse hoje um porta-voz da montadora alemã. Segundo a revista Auto Motor und Sport, a Mercedes já teria fechado parte da compra da McLaren, e o anúncio poderia ser feito já em março.
Ao mesmo tempo, o chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, juntou-se ao grupo contrário à padronização da Unidade de Controle Eletrônico (ECU, na sigla em inglês). O acessório é produzido pela Microsoft, parceira da McLaren. Para Horner, o uso obrigatório do ECU por todas as equipes é uma vantagem para o time prateado: "Definitivamente, a McLaren está um passo à frente". Além dele, dirigentes da Ferrari, da BMW e da Renault já se colocaram contra o ECU.
Por fim, vale mencionar um comunicado distribuído hoje pelo Parlamento da União Européia à FIA, recomendando que a entidade se esforce para tornar a Fórmula 1 uma categoria mais ecologicamente viável. Diz o texto: "Temos certeza de que o automobilismo pode influenciar os consumidores a adotarem tecnologias 'verdes'. Estamos sugerindo mudanças como a adoção de bio-combustível e de motores de quatro cilindros, que são de fácil aplicação".
Na verdade, não é bem assim. Antes de qualquer coisa, a União Européia também vai precisar convencer a Ferrari...
O vídeo do dia é absolutamente genial, e vai deixar de queixo caído quem viveu a infância nos anos 80. Trata-se de uma recriação, usando seres humanos, do lendário jogo "Pole Position", praticamente o primeiro video-game de corrida da história. O diretor colocou várias pessoas sentadas num teatro e, mudando a posição dos voluntários a cada foto, criou a obra-prima aí debaixo:
Como bônus, segue também o vídeo do comercial do "Pole Position". Infelizmente, anúncios como esse daí não passam mais na TV...:
Nesta quinta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número cinco da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Até amanhã!
Crédito das fotos: http://www.motorsport.com/ e http://www.gpupdate.net/
9 comentários:
Pelo bem de Adrian Newey e de sua continuidade na Fórmula-1, o que significa automaticamente o bem desse esporte, espero que esse carro ande um pouco mais que o último!!!
E quando uma equipe não vai bem em uma temporada, nada melhor que uma apresentação discreta na temporada seguinte, ajuda a diminuir as cobranças!!!
O RB4 é uma autentica copia do seu antecessor.
Fala Gustavo, beleza? É, de fato foi uma cerimônia simples demais para os padrões "Red Bullnianos", hehehehehe! E o carro é praticamente o mesmo do ano passado, mas tudo bem...
E o Parlamento da UE quer uma F-1 mais ecológica, não? Bom, depois de ter visto uma Ferrari Flex ser apresentada no Salão de Detroit, não duvido de mais nada...
Gustavo, dá só uma olhada no Motor Haus... Um post que acho que vai gostar!!
Abraço!
Na minha opinião a Toro Rosso vai ser melhor que a Red Bull,por que os pilotos da Toro são muuuuuuuuuuuito melhores que os da RBR.
E o video é sensacional
Muito humilde a Red Bull.Tem que soltar a "bufunfa",gente!Eles tem dinheiro pô!
Quanto aos vídeos:
o 1º super bacana
o 2º Diossssss!!Bons tempos aqueles...
O lançamento do carro da Red
Bull tinha de ser discreto mesmo, Gustavo. Afinal os velhinhos lá não aguentam mais badalação. Ai perdem o horario de dormir e ficam com dor nas costas, nas juntas...heheheh
Ter que convencer a Ferrari foi boa heheheh pior que é por aí mesmo.
E a Red Bull já quebrou, que coisa, o Newey já deve estar cansado de ver carro quebrando na sua mão, o gêniozinho vai pirar uma hora dessa...
Red Bull: campeã da F-1 em 2010. Eu (sozinho) acredito!!!
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