quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Confirmado: Fórmula 1 terá teto de orçamento a partir de 2009

Dessa vez, nem a oposição da Ferrari foi capaz de frear o novo pacote da FIA para "cortar custos". Nesta quinta, a entidade máxima do automobilismo anunciou uma série de medidas polêmicas, em que se destaca a introdução de um teto de orçamento para todas as equipes da Fórmula 1. A informação foi divulgada pelo site Autosport, que publicou uma carta enviada pelo presidente da FIA, Max Mosley, a representates das onze equipes da categoria.

De acordo com as novas regras, ficam limitados os gastos na aerodinâmica, nos motores, nas ações de propaganda e marketing e até nos salários dos pilotos. O valor do teto deve ser acertado numa reunião entre a FIA e as equipes no dia 31 de janeiro, em Paris. Ao que parece, o objetivo de Max Mosley é introduzir o limite orçamentário já em 2009, e estendê-lo também para 2010 e 2011.

A idéia do teto foi primeiramente discutida há algumas semanas, quando encontrou forte resistência da Ferrari. Apesar disso, a FIA não desistiu do projeto, e acabou ganhando apoio de outras equipes, como a BMW. Na prática, a introdução de um limite dos gastos vai contra os princípios da livre competição. O interesse de ajudar os times mais fracos e de incrementar o "espetáculo", porém, terminou falando mais alto.

Também hoje, a FIA confirmou algumas pequenas mudanças no regulamento de 2008. A principal delas é que as equipes passam a ter direito a uma quebra de motor por temporada, só recebendo a famosa punição da perda de dez posições no grid a partir da segunda troca de propulsor. Ao mesmo tempo, a Bridgestone aproveitou para confirmar que os pneus de 2008 serão basicamente idênticos aos do ano passado.

Alheio a todas as polêmicas da FIA, o homem apontado como o possível sucessor de Bernie Ecclestone deu uma entrevista bastante fora do comum ao jornal Corriere della Serra. Favorito para assumir o comando da Formula One Management quando Ecclestone se aposentar, Flavio Briatore resolveu fazer comparações sem muito sentido entre os atuais pilotos da Fórmula 1 e alguns jogadores de futebol:

"O único Maradona que vi nas pistas foi Senna. Na minha opinião, Schumacher está mais para um Van Basten. Alonso é como Messi - já que comete poucos erros - e Raikkonen parece o Luca Toni, pois fala pouco e produz bastante. Hamilton me lembra Drogda, do Chelsea, porque ambos costumam ser menosprezados. Massa é como Zambrotta, uma vez que os dois têm grande espírito de equipe. E, para terminar, espero que Nelsinho possa ser como Alexandre Pato, novo destaque do Milan".

Comentário único: se os conhecimentos futebolísticos de Flavio Briatore forem semelhantes à sua capacidade de administrar a Fórmula 1, então a categoria estará em péssimas mãos...


"Acho difícil eles terem melhorado tanto assim, de uma hora para a outra". A frase é de Kimi Raikkonen, sobre o desempenho da Renault nos testes coletivos de Jerez, nesta semana. E está certíssima. Embora tenha liderado o segundo dia de ensaios com Fernando Alonso, a equipe francesa ainda precisa evoluir mais um pouco antes de poder enfrentar Ferrari e McLaren de igual para igual. Com Alonso no comando, porém, isso não é tão impossível assim...

A Renault, aliás, bancou hoje a estréia de Álvaro Parente com um carro de Fórmula 1. Campeão da World Series no ano passado, o português completou 64 voltas em Jerez, cravando 1:21.721s na melhor delas. O tempo é cerca de dois segundos mais lento do que o de Fernando Alonso, na terça. "Foi um dia fantástico. Agradeço muito à Renault pela oportunidade", disse Parente. Seu desempenho, de fato, foi bastante promissor.

Enquanto isso, a Toyota veio à imprensa esclarecer boatos sobre uma suposta saída da Fórmula 1. Falando ao Gazzeta dello Sport, o presidente da equipe, John Howett, ressaltou que a Toyota está comprometida com a Fórmula 1 até 2012, no mínimo: "Os boatos sobre a nossa retirada não têm fundamento. Assinamos o Pacto da Concórida e, portanto, temos um compromisso com a Fórmula 1 por mais cinco anos".

Por sua vez, a Red Bull chegou hoje ao noticiário por conta de uma declaração muito otimista do dono da empresa das bebidinhas energéticas, Dietrich Mateschitz. "Sem falsa modéstia, meu palpite é que este ano será excelente para nós. Vamos conseguir alguns podiuns mas, em condições normais, uma vitória ainda está fora de cogitação. Isso só deve acontecer em 2009", falou Mateschitz, num comunicado da equipe.

Para terminar o giro pelas notícias da Fórmula 1, vale mencionar também as palavras do diretor técnico da Force India, Mike Gascoyne: "Nossos pilotos têm uma ótima motivação para acelerar na próxima temporada. Eles só precisam olhar para o nosso piloto de testes, Vitantonio Liuzzi. Se Sutil e Fisichella quiserem continuar em 2009, então vão precisar mostrar serviço". Uma declaração, convenhamos, no mínimo estranha.

Será que Gascoyne já está antecipando problemas de motivação para os seus pilotos? Porque isso seria quase inevitável caso a Force India não saia das últimas colocações...


Ralf Schumacher andou ontem, pela primeira vez, com o carro que a Mercedes utiliza na DTM, e parece ter gostado da experiência. De acordo com o diretor de competições da montadora alemã, Norbert Haug, o desempenho do ex-piloto da Toyota foi "bastante satisfatório". Agora, a Mercedes espera por uma resposta de Ralf, que receberia um salário estimado em 2,5 milhões de euros...

Ao mesmo tempo, Alex Zanardi anunciou hoje, em comunicado distribuído à imprensa, que pode disputar as Paraolimpíadas de Pequim, marcadas para setembro deste ano. Após terminar em quarto numa categoria especial da Maratona de Nova York - pedalando uma bicicleta adaptada - Zanardi disse estar pensando em iniciar "uma nova aventura". Para os seus fãs, porém, a participação em Pequim seria apenas mais uma prova de sua incrível determinação. O bicampeão da CART, vale lembrar, perdeu as duas pernas num acidente há seis anos.

Em Daytona, a Nascar encerrou nesta quarta sua segunda semana de testes de pré-temporada. Dessa vez, o mais rápido foi o queridinho Dale Earnhardt Jr., que parece estar se adaptando muito bem à equipe Hendrick. Dave Blaney e Michael Waltrip completaram os três primeiros, enquanto o bicampeão Jimmie Johnson foi o sétimo. Mais atrás, Dario Franchitti fechou em oitavo, Jacques Villeneuve terminou em 11º, Jeff Gordon ficou em 17º, Juan Pablo Montoya não passou de 29º e Sam Hornish Jr. foi apenas o 49º.

Por fim, vale mencionar uma nota publica hoje, na coluna de Ancelmo Góis no Globo. Segundo o jornalista, a pivô do escândalo que afastou Renan Calheiros da presidência do Senado, Mônica Velloso, fechou contrato com o SBT para apresentar um programa sobre... automobilismo! O nome já está definido: "Vrum". Pode parecer ruim, mas a notícia é excelente para o esporte a motor.

Porque, sem dúvida alguma, o programa vai atrair muito mais atenção do que seria normal...


O vídeo do dia está dividido em duas partes, e é sensacional. Trata-se de uma coletânea com as melhores filmagens onboard da última temporada, contendo vários momentos memoráveis do campeonato de 2007. Destaque para o erro de Hamilton da China, a ultrapassagem de Heidfeld sobre Alonso no Bahrein e a disputa entre Massa e Kubica no Japão. Vale a pena conferir:


Primeira parte


Segunda parte

Nesta sexta, o Blog volta com a reestréia da seção Agenda do fim de semana, apresentando os destaques do mundo da velocidade para os próximos três dias. E, mais tarde, comentários sobre as principais notícias do esporte a motor. Até amanhã!

Crédito das fotos:
Flavio Briatore - http://www.askmen.com/
Álvaro Parente - http://www.motorsport.com/
Mônica Velloso - http://www.srhype.com/

8 comentários:

Gui Vieira disse...

Mosley, Mosley e seus pacotes... pede pra sair!!!!!

Briatore e seus conhecimentos futebolisticos... pede pra sair tb!!!!

Gostei da notícia do Parente, sempre simpatizei com os nossos patrícios. Existe alguma chance dele ser piloto de testes da Renault? Onde ele vai correr em 2007, na GP2?

A Toyota continua até 2012, mas será como equipe intermediária, e a Red Bull melhora sim mas passa longe de vencer em 2009. Tá muito rápido ainda...

Zanardi é um espetáculo de gente, e Jeff Gordon vai levar a Nascar nesse ano.

Fechando com chave de ouro: esse programa da Monica Veloso não vai durar nem dois meses!!! Ainda mais sendo no SBT, que troca a programação o tempo inteiro!!

Abraços.

Anônimo disse...

A Playboy dessa Monica Veloso foi uma das piores que eu já. Na boa, me lembrou até aquela da Hortência!!!!!

Se ela for tão ruim como jornalista quanto é como modelo, nem vou tentar assistir esse programa...

Abs

Marcos Antonio disse...

Esqueceram de perguntar pro Briatore qual jogador de futebol seria o Barrichello... :P
A Toyota não fica até 2012.ela será fornecedora exclusiva de motores da Williams em breve,muito em breve...

E Monica Veloso apresentando programa de automobilismo?no SBT?não dura nem um programa.

vlw abraços!

Felipe Maciel disse...

O Mosley anda muito autoritário, tá ficando insuportável já. A maneira como ele está forçando a barra não deixa nem as equipes respirarem, é uma sequência de mudanças em curtíssimo prazo que devem ser julgadas e aprovadas, com direito a ameaça se as equipes discordarem. Que que é isso, afinal?

Essa notícia sobre o programa mostra a quantas anda o automobilismo por aqui. Vou te contar um segredo, cara, acho que o Brasil não é um país sério...

Anônimo disse...

Para o bem do esporte a motor, Max Mosley deveria pensar um pouco mais, antes de introduzir um teto de orçamento. Além de criar polêmica, o pior será desenvolver os carros a conta gotas. Na fórmula 1 os gastos sempre foram altos e algumas coisas não tem razão de ser. Um bico de carro que algum tempo atrás custava na faixa de U$ 30.000 hoje chega perto de U$ 50.000 :( o mais estranho é que se desenvolve a tecnologia, mas os custos ao invés de baixarem, aumentam. Não digo em relação a busca de materiais novos para serem utilizados, mas sim em relação aos já existentes. Quer deixar o campeonato interessante, pois bem que faça um rodizio de pilotos nos carros... seria muito melhor do que nivelar a coisa por baixo. O que realmente faz a diferença é a forma como se direciona esta dinheirama toda. Exemplo: a Renault não possui um orçamento que faça frente a Mclaren e Ferrari e foi bi-campeã :D , outro exemplo: a Toyota que gasta uma fábula de dólares para andar lá atrás. Apesar de ser contra esta idéia, torço para que apresente algum resultado positivo porque senão isto pode ser o início do fim.

Os comentários de Flávio Briatore comparando pilotos a jogadores de futebol foi uma sacada inteligente. Apenas trocaria Maradona por Pelé.

Kimi Raikkonen fez um comentário aparentemente correto, mas é bom lembrar que quando Alonso chegou na Mclaren ela não havia ganhado uma prova sequer no ano anterior...

A Renault de 2008 pode ser a Mclaren de 1998 que apareceu do nada e papou 2 títulos seguidos com Hakkinen...

Acredito que Ralf Schumacher deve ter alguma coisa que desconhecemos, algo que o faz diferente porque pagar 2,5 milhões de euros é muito para quem pouco produziu na F-1.

Zanardi dispensa qualquer comentário, pois é um vitorioso na vida.

Mônica Velloso... sem comentários é melhor!!!

Anônimo disse...

Alonso faz a diferença (e muita). Basta ver o que fez com o Físico em 2005 e 2006, com o Trulli em 2003 e 2004.

Nelsinho = Pato... hummm... pato novo não mergulha fundo!

Zanardi = Um ótimo exemplo demonstrando as oportunidades que a vida lhe ofereceu na dedicação e superação de um ser humano.

Mônica Velloso = A vida mostrada, oferecida, dedicada e superada oportunamente para seres humanos de péssimo exemplo.

Abraços!!!

Marcio Kohara disse...

Fala, Guga. Andei sumido, mas acho que estou de volta. O Sivasspor ainda me mata...

Essa idéia do Mosley é interessante. Mas não vai ser aplicada... Como todas as idéias dele...

Monica Velloso apresentando um programa sobre automobilismo? Bom, se o Briatore pode demonstrar todos estes conhecimentos de futebol e ser dono de um clube de futebol (Queen´s Park Rangers), a Cynthia Benini e a Analice Nicolau podem fazer um telejornal e a Luise Altenhofen pode apresentar um programa sobre carros, por que a Mônica Veloso não pode apresentar um programa sobre automobilismo? Pelo menos de como garantir uma receita fixa ela entende. Burra não pode ser. =OP

Sobre o Zanardi... Cada vez mais sou fã dessse cara.

[]´s
Kohara (mal humorado =OP)

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigos, obrigado por todas as mensagens! Desculpe pela minha ausência: só percebi que não havia respondido os comentários deste post hoje, cinco dias depois! Foi mal!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho