Demorou, mas a Confederação Brasileira de Automobilismo finalmente confirmou as datas das principais categorias do esporte a motor nacional, segundo noticiou hoje o site Grande Prêmio. Enfim, a entidade divulgou a primeira versão de seu calendário 2008, ainda com vários eventos pendentes. Stock Car e GT3 Brasil, por exemplo, estão entre as competições que possuem etapas "a definir".
No caso da Stock Car, foram feitas pequenas alterações em relação ao calendário provisório, que a direção da categoria havia divulgado há algumas semanas. Agora, a etapa final passa para dezembro e deve ser disputada em Interlagos, e não mais em Tarumã. Além disso, a sede da chamada "Corrida do Milhão" ainda não foi decidida, embora o Autódromo de Jacarepaguá continue sendo o preferido dos organizadores da Stock.
Por sua vez, a GT3 Brasil vai ter oito etapas em 2008, seis delas no Brasil. Apesar da CBA não confirmar, está praticamente certo que as duas últimas paradas da categoria serão na cidade argentina de San Luis e o no balneário uruguaio de Punta del Este. No site oficial da GT3 Cup, que pode ser acessado pelo portal da FIA, o calendário da GT3 Brasil já aparece completo, com a inclusão de ambas as etapas "estrangeiras".
Para terminar, a Fórmula Truck também teve suas datas divulgadas hoje. De acordo com o calendário da CBA, a categoria abre sua temporada no dia 3 de março, em Guaporé, e encerra o campeonato a 7 de dezembro, mais uma vez em Brasília. A única interrogação que fica é em relação à prova de São Paulo, que consta no calendário da CBA, mas é dúvida. Afinal, o Autódromo de Interlagos teoricamente aboliu etapas da Truck, alegando que os caminhões são pesados demais e estragam o asfalto.
A seguir, os calendários de Stock Car, GT3 Brasil e Fórmula Truck:
Stock Car:
13/04 – Etapa de Interlagos
03/05 – Etapa de Brasília
18/05 – Etapa de Curitiba
21/06 – Etapa de Santa Cruz do Sul
05/07 – Etapa de Campo Grande
02/08 – Etapa de Interlagos
31/08 – "Corrida do Milhão", em local a definir
13/09 – Etapa de Londrina
28/09 – Etapa de Curitiba
09/11 – Etapa em local a definir
23/11 – Etapa de Tarumã
07/12 – Etapa de Interlagos
GT3 Brasil:
06/04 – Etapa de Curitiba
11/05 – Etapa de Interlagos
15/06 – Etapa de Goiânia
13/07 – Etapa de Interlagos
07/09 – Etapa de Jacarepaguá
12/10 – Etapa de Tarumã
30/11 – Etapa de San Luis (a confirmar)
14/12 – Etapa de Punta del Este (a confirmar)
Fórmula Truck:
02/03 – Etapa de Guaporé
08/04 – Etapa de Interlagos (a confirmar)
11/05 – Etapa do Ceará
01º/06 – Etapa de Caruaru
06/07 – Etapa de Goiânia
03/08 – Etapa de Jacarepaguá
14/09 – Etapa de Campo Grande
12/10 – Etapa de Curitiba
09/11 – Etapa de Tarumã
07/12 – Etapa de Brasília
Além disso, a CBA também anunciou as datas de outras oito competições: Stock Car Light, Stock Jr., Troféu Maserati, Marcas e Pilotos, Endurance, Copa Clio, Pickup Racing e Fórmula Brasil. Para conferir as etapas dessas categorias, basta clicar aqui.
Em breve, o Calendário 2008 do Mundo da Velocidade também será atualizado com as mudanças anunciadas hoje.
Dia de notícias escassas no mundo da Fórmula 1. De importante, apenas uma reportagem da Auto Bild, publicada neste sábado. Segundo a revista, o empresário Alejandro Agag e o ex-piloto Adrian Campos teriam adquirido 50% da Super Aguri, que estaria enfrentando graves dificuldades financeiras. Por enquanto, a informação não é confirmada, mas pode ser uma explicação para a demora do anúncio de Anthony Davidson e Takuma Sato como pilotos da Aguri para 2008. Será que vem surpresa por aí?
Além disso, vale mencionar uma matéria do jornal suíço Blick. De acordo com a publicação, o chefão da Formula One Manegement, Bernie Ecclestone, faria parte da próxima lista de condecorados pela rainha Elizabeth II. Se a notícia for verdadeira, Ecclestone ganharia o título de "Sir" em cerimônia programada para junho, mês de aniversário da rainha. "Caso eu receba essa oferta, pensaria seriamente se deveria aceitá-la", disse Ecclestone ao Blick.
Convenhamos: será que existe alguma chance de Bernie recusar??
O sábado também não teve um noticiário muito agitado nas demais categorias do automobilismo mundial. Na MotoGP, a única informação relevante é que Valentino Rossi pode abandonar a Yamaha no fim de 2008, caso não conquiste o título da próxima temporada. "Rossi precisa definir o seu futuro. É por isso que este ano é tão importante para nós. Precisamos provar que temos capacidade de ganhar o campeonato", falou o chefe da Yamaha, Davide Brivio.
Por fim, vale mencionar que a GP2 Asia realizou hoje a primeira sessão de testes coletivos de sua história, em Dubai. A categoria, porém, começou com o pé esquerdo: um temporal atingiu a pista árabe - localizada num deserto! - e alagou parte do traçado. De qualquer maneira, 24 pilotos treinaram hoje, incluindo os brasileiros Bruno Senna e Diego Nunes. Alberto Valério, também escalado, teve problemas mecânicos e ficou de fora. A seguir, os tempos do dia:
1. Romain Grosjean/França/ART, 1:22.497s
2. Andy Soucek/Espanha/DPR, 1:23.051s
3. Adrian Valles/Espanha/FMS, 1:23.078s
4. Luca Filippi/Itália/Qi-Meritus, 1:23.079s
5. Bruno Senna/Brasil/iSport, 1:23.181s
6. Marco Bonanomi/Itália/Minardi by Piquet, 1:23.265s
7. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, 1:23.505s
8. Jérôme d’Ambrosio/Bélgica/DAMS, 1:23.684s
9. Michael Herck/HolandaFMS,) 1:23.959s
10. Marcello Puglisi/Itália/Minardi by Piquet, 1:24.120s
18. Diego Nunes/Brasil/Campos, 1:24.752s
25. Alberto Valério/Brasil/Durango, Sem tempo
Os testes da GP2 Asia em Dubai vão até terça. Depois, a partir da próxima sexta, a categoria já realiza os primeiros treinos da etapa inaugural da temporada 2008, também em Dubai.
O vídeo do dia vai agradar bastante aos chamados "puristas". Trata-se do compacto do Grande Prêmio da Bélgica de 1961, disputado no magnífico traçado antigo de Spa-Francorchamps, e vencido pelo americano Phil Hill. As imagens são muito nítidas - considerado a baixa tecnologia da época - e mostram cenas raras daqueles tempos românticos da Fórmula 1. Vale a pena conferir:
Neste domingo, o Blog volta comentando as atividades da A1GP. Até amanhã!
Crédito das fotos:
Stock Car - http://www.stockcar.com.br/
Fórmula Truck - http://www.formulatruck.com.br/
Super Aguri - http://www.gpupdate.net/
Bernie Ecclestone - http://www.dailymail.co.uk/
Valentino Rossi - http://www.gpupdate.net/
Bruno Senna - http://www.gpupdate.net/
8 comentários:
oiee
de uma visitinha em nosso blog
quem sabe vc nao se apaixona por um de nossos peludos???
temos mtos animais precisando de ajuda e para adoção
bjokas
Não é por nada não, mas a CBA já devia ter publicado isso tudo a muito tempo! Infelizmente no Brasil as coisas são feitas de jeitinho em jeitinho e muitas vezes acabam sendo feitas em cima da hora. Já estamos em fevereiro quase e só agora publicam as datas e ainda cheias de problemas? Santa incompetencia!!
A Super Aguri vendida seria chato, porque não acho que esses espanhóis teriam o mesmo carismo dos japoneses. E torço pelo Sato, não acho que ele mereça sair da F-1 assim de repente. Isso terminaria acontecendo se a equipe trocasse de dono.
"Sir" Bernie Eclestone? Que heresia, rainha!!! Ofereça alguns dólares para ele que ele fica mais feliz..
Valentino Rossi saindo da Yamaha vai pra onde? Honda? Suzuki? Ducati? Isso é tudo onda!! Ele não tem mais para onde ir. Terminaria no mesmo lugar, sem dúvidas.
Torço pelo Bruno Senna e pelos demais brasileiros mas é incrível como nem todos são bons. Esse Diego Nunes foi 18o, com o Petrov companheiro dele em 7o. E olha que esse russo é bem ruinziho hein!
Para terminar ótimo vídeo, daquelas coisas que eu fico realmente nostálgico.
Um abraço.
excelente vídeo, com destaque para o som dos carros, a carona de piloto, que vem desde esta época e não sabia e crianças comendo em mesinhas improvisadas a beira da pista... show de imagens que retratam bem uma época de ouro da F-1 !!!
Ih, vai ter F-Truck no RJ, eh isso msm?!?! Tomara q naum cancelem, pois espero ir ver a corrida, assim como GT3 e Stock Car.
E tomara q aconteça alguma coisa pra q tirem o Davidson e coloquem alguem talentoso (Yamamoto naum vale).
OBS: Pelo amor de Deus Bruno Senna, vamos mostrar trabalho hein...
A CBA tá mal na fita, acaba com um autódromo e vem divulgar calendário... Oras daqui a pouco não vai nem ter mais automobilismo no Brasil. Fico pensando se quando o estoque de pilotos para a F1 acabar, corre-se o risco disto depois que os herdeiros (piquetizinho e seninha) não estiverem mais por lá, de não termos mais peças de reposição. Afinal estamos acabando com as salas de aula... Vide interlagos.
Trocando de Assunto, Gosta de Chico? postei sobre ele.
Obrigado por todas as mensagens!
Animal Help: Olha, eu não me interesso muito, mas não apaguei o seu post para que outras pessoas pudessem ver também...
Aurélio: O pior da venda da Super Aguri seria o seguinte: os novos donos certamente escolheriam pilotos fracos e pagantes, como o tal do Roldan Rodríguez...
Phigo: A Fórmula 1 era completamente diferente mesmo! Bons tempos...
Leandro: Sabe que eu nem percebia que ia ter Truck no Rio? Agora que vi! Ainda bem, né? Nós cariocas não temos muitas opções...
Groo: Falta de categorias de fórmula é, sem dúvida, o maior problema do automobilismo nacional. Mas o pior é que as perspectivas futuras não são muito boas. Mais tarde dou uma passada no seu Blog para ler sobre o Chico!
Grande abraço a todos!
Gustavo Coelho
Lendo a notícia da divulgação do calendário de 2008, é de se imaginar que não estivéssemos já em 2008, é vergonhoso que o calendário seja divulgado tão tarde e com tantas dúvidas, ridículo também é o fato das categorias de monopostos irem minguando a a CBA não fazer nada para manter o automobilismo de base... (era de se esperar, eu sei, vide Jacarepaguá...) depois somem os pilotos brasileiros nas categorias top e ninguém vai saber o porquê...
E o caso da Truck em SP? Há recomendações para a não realização de eventos com veículos que pesem mais de 1400kg (um Truck pesa 3700kg) e nada decidido... há menos de três meses da corrida...
A Aguri é simpática! Espero que os novos donos não façam pressão para pilotos pagantes de nível questionável pilotarem para a Aguri... Uma pergunta persiste, será se a Aguri vai querer usar uma cópia do RA107 nesse ano?
Sobre o Valentino, a declaração não foi de que ele poderia abandonar a Yamaha, mas sim a MotoGP caso a moto dele não tenha um desempenho competitivo.
O vídeo é sensacional, impressionante como as coisas mudaram daquela época para cá.
Nelson,
Obrigado pelos elogios ao vídeo! Vou tentar postar outros daquela época...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Postar um comentário