terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alonso volta de férias liderando segundo dia de testes em Jerez

Pelo visto, o bicampeão ainda lembra direitinho como se faz. Nesta terça, Fernando Alonso não decepcionou os milhares de espectadores que foram a Jerez de la Frontera, e marcou o primeiro tempo no segundo dia de testes coletivos no circuito espanhol. Na sua reestréia pela Renault, Alonso bateu seu compatriota Pedro de la Rosa em 0.147s, enquanto o campeão Kimi Raikkonen não passou da terceira posição.

Foi uma demonstração de força de Alonso, que andou com o carro antigo da Renault, mas ainda assim conseguiu superar os modelos 2008 de Ferrari e McLaren. "O teste de hoje foram animadores. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas já conseguimos evoluir em alguns setores", disse Alonso, que estreou uma nova pintura de capacete, parecida com o desenho antigo de 2006.

De forma compreensível, o retorno do bicampeão ofuscou a participação de todos os outros pilotos presentes a Jerez de la Frontera. Pedro de la Rosa foi o mais rápido na parte da manhã, antes de ser superado por Alonso à tarde. Apesar de não liderar a tabela de tempos, a McLaren saiu com motivos para comemorar. Afinal, o novo MP4/23 rodou um total de 242 voltas apenas hoje, sem apresentar nenhum grave problema.

Ao mesmo tempo, a dupla da Ferrari ficou em terceiro e quinto, com Kimi Raikkonen batendo Felipe Massa em apenas alguns centésimos. Espremido entre os dois, Nico Rosberg mostrou o potencial da Williams, que ainda nem estreou seu carro de 2008. Um pouco atrás de Massa, Heikki Kovalainen registrou o sexto tempo na segunda McLaren, com os dois pilotos da Toro Rosso aparecendo logo na seqüência.

Dessa vez, Sebastian Vettel bateu Sebastien Bourdais, mas o duelo entre os dois está só começando. Em nono, Mark Webber foi o mais lento dos pilotos da Red Bull, enquanto Kazuki Nakajima fez um trabalho discreto, terminando na décima posição. Apenas em 11º, Timo Glock classificou suas primeiras impressões da novo Toyota como "positivas", mas a equipe japonesa definitivamente ainda tem um longo caminho a percorrer antes de lutar por vitórias.

Sem impressionar muito, Giancarlo Fisichella estreou como titular da Force India e fechou em 12º, dizendo que a equipe "está no caminho certo". Na seqüência, fechando a tabela de tempos, veio o piloto de testes da Toyota, Kamui Kobayashi. Logo abaixo, a classificação completa dos ensaios desta terça, em Jerez de la Frontera:

1. Fernando Alonso/França/Renault, 1:19.503s (70 voltas) - Carro de 2007
2. Pedro de la Rosa/Espanha/McLaren, 1:19.650s (1110 - Carro de 2008
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:19.708s (90) - Carro de 2008
4. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:19.756s (81) - Carro de 2007
5. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:19.772s (85) - Carro de 2008
6. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:19.780s (130) - Carro de 2008
7. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:20.305s (86) - Carro de 2007
8. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:20.346s (76) - Carro de 2007
9. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:20.392s (80) - Carro de 2007
10. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:20.526s (66) - Carro de 2007
11. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:20.598s (109) - Carro de 2008
12. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:20.764s (76) - Carro de 2007
13. Kamui Kobayashi/Japão/Toyota, 1:22.060s (55) - Carro de 2007

A semana de testes de Jerez de la Frontera termina amanhã.


Como não poderia deixar de ser, a imprensa espanhola preparou uma grande cobertura para o retorno de Fernando Alonso. O bicampeão foi bombardeado de perguntas, e conversou bastante com a mídia de seu país. Sobre a sua relação com o seu novo companheiro de equipe, Nelsinho Piquet, Alonso disse não ter intenção de iniciar qualquer tipo de conflito:

"Ainda não conheci o Nelsinho, mas ele parece ser um cara normal. Flavio Briatore sabe lidar com seus pilotos. Por isso, não acho que vou ter problemas de relacionamento na Renault", falou Alonso. Ao que parece, o espanhol está mesmo muito mais confortável na equipe francesa, embora não tenha oficialmente o status de piloto principal do time. Nos bastidores, porém, já está claro que Alonso é, sim, a referência dentro da Renault.

Enquanto isso, a BMW realizou hoje o shakedown de seu novo carro, o F1.08. Apesar de ter somado menos pontos do que Nick Heidfeld na última temporada, Robert Kubica foi quem teve a honra de estrear o modelo 2008 da equipe alemã. O teste foi no circuito de Ricardo Tormo, em Valência. No fim do dia, Kubica saiu bastante satisfeito:

"Foi um bom início. Sinto que da BMW está no caminho certo. Estou animado para os próximos testes, já que o carro se mostrou mais estável, mais rápido e até com mais tração do que o anterior", disse o polonês. O diretor-técnico da equipe, Willy Rampf, também se pronunciou: "Todo o time esperava com ansiedade o teste de hoje, e estamos muito felizes em constatar que o F1.08 não apresentou nenhum problema".

Agora, é esperar para ver o comportamento do novo BMW em confronto direto contra os carros das outras equipes. Desde já, porém, o clima na equipe alemã é de franco otimismo. Talvez a primeira vitória não esteja tão longe assim...


O automobilismo brasileiro recebeu duas ótimas notícias nesta terça. Apesar de sofrerem com a falta de apoio e de visibilidade, dois brazucas anunciaram hoje acordos importantes para a próxima temporada. Primeiro, o paulista Diego Nunes foi confirmado como um dos pilotos da Campos para o campeonato da GP2 Asia, que começa já no próximo dia 25 de janeiro, em Dubai. Se conseguir um bom desempenho, Diego pode até arrumar um lugar no certame principal da GP2, considerado o último passo antes da Fórmula 1.

Ao mesmo tempo, a paulista Bia Figueiredo anunciou que vai disputar a Indy Pro Series pela Sam Schmidt, atual campeã da categoria. "Estou extremamente feliz em correr num campeonato tão competitivo, e logo pela melhor equipe! Espero que tudo dê certo e que eu tenha uma oportunidade na IRL num futuro próximo", afirmou Bia. Se confirmar todo o seu potencial, a chance na categoria principal vai aparecer naturalmente.

Na DTM, a notícia do dia é que dois ex-pilotos da Fórmula 1 - Ralf Schumacher e Christian Klien - foram convidados pela Mercedes para fazerem testes nesta semana, no circuito português do Estoril. Segundo a revista Autosport, outros seis pilotos devem participar dos ensaios. Por enquanto, a montadora de Stuttgart ainda não anunciou seu line-up para 2008.

Por fim, vale mencionar outra notícia da Autosport, também divulgada nesta terça. De acordo com a publicação, a ASO, promotora do Rally Dacar, já teria assinado um contrato com uma empresa da Argentina para trazer a competição para a América Latina. Pelo visto, a intenção da ASO é transformar o Rally dos Pampas, que atravessa os desertos da Patagônia e do Atacama, num evento parecido com o Dacar. Má notícia para o Brasil, portanto.

Porque o "Pampas" não passa em nenhuma região brasileira...


O vídeo do dia é uma ótima pedida para quem está com saudade do barulho dos motores da Fórmula 1. As imagens a seguir são um compacto dos testes de ontem, em Jerez, e mostram alguns lances interessantes das atividades. Logo aos dez segundos, Felipe Massa dá uma bela saída de pista com a sua Ferrari. Mais tarde, na marca de 7:00, Sebastien Bourdais contorna a chicane do circuito espanhol todo de lado, de forma espetacular:


Edit: Por coincidência, postei o mesmo vídeo que também havia ganhado destaque no Grande Prêmio e o no ótimo Blog do Capelli. Mesmo que eu não tenha "pegado" o vídeo desses sites, ficam aqui os créditos do "furo"...

Nesta quarta, o Blog volta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix, apresentando o número seis da lista das Dez Corridas Mais Caóticas da História. E, ao longo do dia, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade, com destaque para o lançamento do novo carro da Red Bull e o último dia de testes em Jerez. Até amanhã!

Crédito das fotos:

7 comentários:

Anônimo disse...

O Alonsito não é fácil mesmo!!! Que espetáculo a performance dele, mesmo considerando que treino é treino e jogo é jogo. Ninguém esperava que ele voltasse em primeiro né?? Essa atuação me lembrou a do alemão no ano passado, quando ele voltou liderando os testes e todo mundo também ficou meio sem saber o que dizer. Pois é, o Alonsito foi o único cara a derrotar o Schumi duas vezes, e digo que ele é o legítimo herdeiro do alemão!!!

(Afinal, ele também é herdeiro nas tranbicagens rs...)

Anônimo disse...

Só um toque para o amigo: No Brasil existe a região Sul do Rio Grande do Sul que é considerada "pampas". Mas acho muito dificil o Rali passar por nossas terras.

E já aproveito pra lhe cumprimentar pelo belo trabalho realizado pelo seu blog, meu ponto de atualização automobilistica diário.

Luan.

Blog Velocidade F1 disse...

A Williams tem tudo para se dar bem em 2008,melhor do que se deu em 2007,só acho que falta para ela um bom segundo piloto,o Rosberg todo mundo sabe o potencial dele mais o Nakajima...não sei não.

E amanhã a manchete dos jornais espenhóis deve ser:O deus Alonso voltou!Toma Ron Dennis!

E sobre a Bia eu tenho quase certeza que ela irá para a categoria principal da IRL,por que convenhamos ela é melhor que a Mika Duno.

Ia ser legal uma fusão do Rally DOs Pampas com o dos Sertões.

Abraços

Anônimo disse...

Não acho que os tempos de testes dizem muita coisa, por isso geralmente me abstenho de comentar algo sobre eles, pelo menos o capacete do Alonso ficou menos feio, Ferrari, McLaren e Toyota andando bastante com os novos carros mostra que quebras serão raras...

Tomara que a BMW comece a lutar verdadeiramente por pódios, pelo menos.

Boa sorte aos dois brazucas, verdadeiros heróis diante do cenário do nosso automobilismo.

Bom vídeo! Mas quero mesmo que chegue março no parque.

Abraço.

Felipe Maciel disse...

O Alonso já voltou fazendo ceninha... Mas eu não estou surpreso, pelo contrário, foi bastante previsível.

No fim do treino, ele esvaziou o tanque, fez um acerto safado no carro e partiu para duas voltas lançadas para cravar a volta mais rápida. Uma jogada manjada para quem quer aparecer na pré-temporada. Ele estava voltando das férias e a equipe queria botar moral.

Mas nada disso muda o fato de que o carro precisa evoluir muito e que eles têm muito trabalho pela frente.


E nesse vídeo, o que mais me chamou a atenção foi o Timo Glock. O alemão tá perdidnho, repara como ele contorna a curva cada hora de uma maneira diferente heheheh

Definitivamente o TC não vai deixar nenhuma saudade...

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Maurício: Muito bem lembrado! Assim como o Schumacher, o Alonso quis voltar mostrando toda a sua força. Tudo bem que o treino não serve de muita referência, mas a performance dele impressiona do mesmo jeito...

Luan: Obrigado pelos elogios! Eu sei que a Rio Grande do Sul também tem a sua região dos Pampas mas, infelizmente, parece que o Rally não passa por lá. Mesmo assim, ficamos na expectativa. De repente a organização resolve dar uma esticadinha até o Brasil, não é mesmo?

Nelson: Também estou na torcida pela BMW. Não que eu seja fã da equipe, mas quando mais gente lutando no grupo da frente, melhor!

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

E lá vem o Alonso...
Bom, Massa naum está tendo classificaçoes mto boas nos testes desse ano, mas como ano passado ele foi bem nos testes e azarado nas corridas, espero q esse ano seja o contrario e q passe todo o azar pro Raikkonen (brasileiro mode on)