terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Massa segue dominando testes em Valência

O segundo dia de testes coletivos em Valência foi, de certa forma, uma repetição do primeiro.

Mais uma vez, Felipe Massa levou a Ferrari ao topo da tabela de tempos, marcando 1:11.722 em seu melhor giro.

No total, o brasileiro completou 124 voltas e não teve nenhum problema mecânico, assim como havia acontecido na segunda-feira.

Sua melhor volta foi registrada ainda pela manhã, uma prova de que ele ainda não extraiu o máximo que o carro permite.

A vice-liderança, pelo segundo dia consecutivo, ficou com a Sauber - a diferença é que o japonês Kamui Kobayashi assumiu o volante nesta terça, enquanto o espanhol Pedro de la Rosa ficou nos boxes.

Também sem enfrentar problemas mecânicos, Kobayashi foi apenas três décimos mais lento do que Massa e acumulou uma quilometragem considerável, com 96 voltas.

A McLaren finalizou em terceiro com Lewis Hamilton e repetiu o dia de Ferrari e Sauber: desempenho consistente, nenhuma quebra no carro e muitas voltas completadas - 108, no total.

Depois de ficar em último na segunda-feira, Robert Kubica melhorou a performance da Renault e apareceu em quarto.

O dia do polonês, porém, terminou um pouquinho mais cedo por causa de uma quebra de motor a dois minutos do fim da sessão. Apesar do contratempo, Kubica deu 119 voltas e ficou a sete décimos de Massa.

Dessa vez, Michael Schumacher ficou dormindo no motorhome - sim, foi exatamente isso - enquanto seu novo companheiro Nico Rosberg foi o encarregado de continuar com os trabalhos da Mercedes.

O alemão deu 119 voltas e concluiu em quinto.

Na sequência, Rubens Barrichello foi o sexto colocado, com 102 voltas, e Sebastien Buemi ocupou a sétima e última posição, tendo feito 107 giros.

Os testes não servem de referência para nada, mas já dão um gostinho do que poderá vir em 2010.

A Ferrari já mostra potencial com um carro que parece bastante confiável. Em dois dias de testes, Massa foi o piloto que mais tempo permaneceu na pista e não sofreu nenhum problema até agora.

Enquanto isso, outras equipes escondem o jogo.

A Mercedes e a McLaren, por exemplo, ainda dão pinta de estar bem abaixo do limite de seus carros.

Já a Renault deve trocar até 30% dos componentes de seu carro até o fim da pré-temporada, de modo que os tempos de Kubica não devem ser muito levados em conta.

Por outro lado, já há rumores de que a Sauber pode estar correndo com o carro abaixo do peso permitido para conseguir um bom desempenho e atrair novos patrocinadores.

A escuderia suíça, vale lembrar, apresentou seu modelo totalmente sem anúncios e sobrevive apenas com o dinheiro da indenização da BMW - suficiente para o orçamento de uma única temporada, sem espaço para investir muito no desenvolvimento do carro.

Nesta quarta-feira, os testes de Valência terminam com a estreia de Fernando Alonso na Ferrari, de Jenson Button na McLaren, de Vitaly Petrov na Renault e de Nico Hulkenberg como titular da Williams.

Além disso tudo, é claro, ainda tem Michael Schumacher na pista com a Mercedes.

Motivos não faltam para que a sessão de amanhã seja muito interessante.

--

De origem estranha e obscura, a Stefan Grand Prix continua arrumando um jeito de aparecer no noticiário.

Em tese, a equipe não existe: não tem sede, fábrica, pilotos, engenheiros e muito menos um lugar na Fórmula 1 garantido.

Nada disso, porém, parece diminuir o entusiasmo do empresário Zoran Stefanovic, o sérvio que comanda a empreitada.

Nesta terça-feira, a Stefan anunciou que vai levar seus equipamentos para o GP do Bahrein, mesmo sem ter a menor garantia de que será liberada para participar da corrida.

Por enquanto, o bravo Stefanovich só conta com um trunfo: o fato de já ter um carro - o TF110 da Toyota - cujo projeto foi vendido à equipe depois que os japoneses decidiram abandonar a Fórmula 1.

Mesmo assim, é muito pouco.

Até agora, também nada foi explicado sobre a origem do dinheiro que financiaria a aventura da Stefan GP.

Ao que parece, Stefanovich é um empresário bem-sucedido na Sérvia, mas pouco foi esclarecido sobre o ramo de seus negócios.

Por outro lado, o que parece certo é que a Stefan GP tem o apoio do todo-poderoso Bernie Ecclestone, algo que sempre precisa ser levado em consideração.

Com as dificuldades financeiras da Campos e o eterno mistério da USF1, não seria lá tão improvável ver a Stefan garantir uma vaga na Fórmula 1 caso uma das duas não consiga alinhar no grid.

--

A FIA ratificou as mudanças propostas pelas equipes e a temporada de 2010, finalmente, já tem seu regulamento definido.

As duas alterações principais já eram bem conhecidas do público.

Primeiro, o sistema de pontuação mudou e agora distribui pontos para os dez primeiros, na seguinte proporção: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, do vencedor ao décimo colocado.

Além disso, a FIA também aprovou a regra que obriga os dez mais rápidos no grid a começarem a corrida com os mesmos pneus que usaram na classificação.

Novidade mesmo foi a diminuição no número de jogos de pneus que as equipes estão liberadas para utilizar ao longo de todo o fim de semana.

O limite, que era de 14 até o ano passado, vai baixar para 11 nesta temporada.

Na prática, isso significa que os pilotos devem passar ainda menos tempo na pista durante os treinos de sexta-feira e da manhã de sábado, já que estarão preocupados em poupar pneus para a classificação e a corrida.

Talvez a nova regra seja alterada até o GP do Bahrein e obrigue os pilotos a usarem pelo menos três jogos de pneus na sexta-feira, o que evitaria o esvaziamento do primeiro dia de treinos.

Mas, se nenhuma mudança for feita...

A medida foi aprovada para diminuir custos e gerar economia para as equipes.

E é mais um passo no sentido de acabar com os treinos de sexta-feira nos fins de semana de GP.

Não será surpresa nenhuma se os testes de sexta forem abolidos num futuro não muito distante.

Porque, do jeito que estão agora, as equipes tendem cada vez mais a ignorá-los.

3 comentários:

Augusto Neves disse...

Muito estranha mesmo essa situação da Stefan, já me pergunto se o Bruno Senna vai ficar sem equipe em 2010. Gustavo, alguma notícia sobre o novo carro da Red Bull?

Yuri disse...

Primeiras conclusões da pré-temporada:
-Ferrari e Mclaren vão disputar o título palmo a palmo
-Sauber será a surpresa do ano
-Renault e Williams vão ficar lá atrás no grid
-Schumacher não vai ganhar nada com a Mercedes e vai ficar atrás do Rosberg!

VAmos ficar atentos a essa situação da Stefan. Já ouvi falar que a equipe pode vir com o Nelsinho e o Villeneuve..

Abs!!

Blog F1 Grand Prix disse...

Augusto,

O lançamento do novo carro da Red Bull está marcado para o próximo dia 10, quarta-feira que vem. Por enquanto, ninguém sabe mais detalhes sobre o projeto do RB6.

Grande abraço e obrigado pela visita!

Gustavo Coelho