sábado, 6 de fevereiro de 2010

Campos tem mais cinco dias para salvar a pele

Já não é segredo para ninguém: a Campos está mesmo em sérias dificuldades financeiras e corre grande risco de não conseguir alinhar no GP do Bahrein, primeira etapa da próxima temporada.

A equipe de Bruno Senna possui uma dívida milionária com a Dallara, empresa que a própria Campos contratou para construir o carro que será usado em 2010.

O modelo já está pronto e aprovado no "crash test" da FIA. Agora só falta pagar o serviço.

O prazo final da Campos expirou na última sexta-feira, mas a equipe ganhou uma sobrevida porque a Dallara aceitou esperar até a próxima quarta para receber o que tem direito.

São mais cinco dias. Se a Campos não conseguir o financiamento até lá, tudo indica que a equipe vai fechar as portas antes mesmo de disputar sua primeira corrida.

Caso isso aconteça, os equipamentos da Dallara devem ser repassados à Stefan GP, a estranha escuderia sérvia que nem tem vaga garantida na próxima temporada, mas já anunciou que vai viajar para o GP do Bahrein assim mesmo.

Curioso é que a Stefan fechou um acordo com a Toyota e o carro que o time japonês usaria em 2010 - o TF 110 - já está em posse dos sérvios.

Não seria necessário, portanto, nenhum contato com a Dallara. Afinal de contas, a Stefan já tem um carro.

A não ser, é claro, que o objetivo da Stefan seja apenas "roubar" o carro que a Campos usaria para impedir que a equipe espanhola corra.

Nesse caso, a própria Stefan ficaria a vaga da Campos.

Não é à toa que os sérvios já ganharam o apelido de "piratas". Justiça seja feita, eles fazem por merecer.

Para a Campos, a esperança é conseguir um acordo com o empresário sul-africano Tony Teixeira. Trata-se do mesmo sujeito que está por trás da A1GP - a fracassada "Copa do Mundo do Automobilismo", que encerrou atividades após a temporada 2008-09.

Segundo a imprensa espanhola, Teixeira já teria acertado para se tornar sócio de Adrian Campos, mas o dinheiro que ele investiria na equipe não apareceu até agora.

Não é nenhuma grande surpresa: desde a A1GP, Teixeira é conhecido como um sujeito que costuma deixar dívidas por onde passa.

Por isso mesmo, sua entrada como sócio da equipe Campos já não era bem vista pelas demais escuderias.

Além disso, a proximidade com Teixeira também contribuiu para que o time espanhol perdesse ainda mais espaço perto de Bernie Ecclestone - o todo-poderoso da Fórmula 1, nessa altura, já não esconde de ninguém que prefere ver a Stefan GP assumir o lugar da Campos em 2010.

No meio disso tudo, está Bruno Senna.

O brasileiro muito provavelmente ficaria sem lugar no grid caso a Campos seja substituída pela Stefan. A escuderia sérvia acena com uma dupla formada por Kazuki Nakajima e Ralf Schumacher, tendo Jacques Villeneuve como uma espécie de "consultor".

Senna poderia ser uma ótima escolha para a Stefan, mas os sérvios simplesmente não parecem ter interesse no brasileiro.

Para o sobrinho de Ayrton, restaria a USF1 - a equipe americana, porém, parece perto de assinar com o espanhol Adrian Vallés.

Após ter ficado tão perto de estrear pela Honda em 2009 - o que provavelmente teria acontecido se a montadora japonesa não tivesse se retirado da Fórmula 1 - Bruno Senna parecia ter garantido um lugar no grid ao assinar com a Campos.

A cada dia que passa, porém, sua situação fica mais nebulosa.

Uma pena. Poucos pilotos na história recente da Fórmula 1 tiveram tão pouca sorte quanto Bruno na hora de planejar sua estreia na categoria.

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Enquanto a Campos passa por dificuldades, a USF1 permanece envolta em mistério e a Lotus esconde o jogo, a única das equipes novatas a mostrar serviço é a Virgin Racing.

Nesta semana, a equipe realizou um "shakedown" em Silvertone com o novo modelo VR-01 e deixou o circuito animada.

Juntos, os titulares Timo Glock e Lucas di Grassi completaram 78 voltas na configuração mais curta do autódromo inglês, andando cerca de 100 quilômetros no asfalto molhado pela chuva.

Os tempos não foram divulgados e o carro não foi exigido ao máximo. De qualquer maneira, nenhum problema grave foi detectado e a equipe terminou o teste satisfeita.

Somente na semana que vem, quando andará com as adversárias em Jerez, é que a Virgin será exigida pela primeira vez.

Mas, pelo avanço que mostrou até agora, a equipe já está de parabéns.

Logo abaixo, algumas imagens do "shakedown" do VR-01:



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A Fórmula Indy vai trocar de chassis em 2012 e quatro empresas disputam o direito de fornecer o carro que a categoria adotará daqui a dois anos.

São elas: Panoz, Swift, Delta e Dallara. Sim, a mesma Dallara que anda levando calote da Campos.

Em relação à Indy, a Dallara já tem seu projeto pronto. Aliás, "projetos" - no plural.

As ideais foram divulgadas ao público nesta semana. São as três aí embaixo:



Sem dúvida, todos os carros têm um design bem diferente do atual.

E um ar meio futurista, diga-se de passagem.

O meu preferido? Sem dúvida, o que está em cima na foto.

Os outros dois simplesmente me parecem estranhos demais para virar realidade.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Posso estar enganado, mas acho que o Bruno Senna entrou no maior barco furado de todos os tempos.

digi sport live disse...

Fernando Alonso e favorite a la campionate 2012