quinta-feira, 14 de maio de 2009

Primeiro round na guerra entre FIA e Fota

A guerra entre a FIA e a Associaçao das Equipes (Fota) começou há dois dias, quando a Ferrari ameaçou não correr a próxima temporada por causa do polêmico teto de orçamento.

Hoje, é a hora do primeiro round entre as duas entidades.

Unidos por Bernie Ecclestone - que, muito espertamente, já se coloca como uma figura neutra na disputa - representantes da FIA e da Fota se encontram em Londres para discutir o futuro do esporte.

De um lado, o presidente da FIA, Max Mosley. Do outro, as equipes - lideradas pelo chefão da Ferrari, Luca di Montezemolo.

Uma briga de cachorros grandes.

E que não terminar assim, tão rápido, em apenas uma reunião.

Por mais que todos já estejam fartos do assunto, ele ainda deve se prolongar durante algum tempo.

A FIA não deve recuar na proposta do teto orçamentário - no máximo, pode-se esperar uma promessa de rever o conceito - e as equipes também não vão desmentir o suposto interesse de boicotar a Fórmula 1 em 2010.

O encontro de hoje é muito mais uma tentativa de acalmar os ânimos, que realmente andam muito agitados.

Os dois lados chegaram a extremos e vêm jogando pesado.

As equipes, lideradas pela Ferrari, ameaçaram abandonar a Fórmula 1. E a FIA respondeu à altura, com o presidente Max Mosley declarando que não precisa do time de Maranello na categoria.

No fundo, tanto a Ferrari sabe que não tem vida fora da Fórmula 1 quanto Mosley sabe que a equipe vermelha é fundamental para a categoria.

Até que ambos os lados admitam isso, porém, vai demorar um pouco.

Apesar de tudo o que dizem, ainda não há motivo para temer pelo futuro da Fórmula 1.

Mas já para saber que a briga entre FIA e Fota não acaba tão cedo.

2 comentários:

josé campos disse...

olá penso que seria muito ruim ver a Ferrari fora da Formula-1 mas isso é uma coisa coisa que pode acontecer sim, veja o que o filho do próprio Comendador Enzo Ferrari disse ontem. Tomara que o encontro de hoje termine num acordo, seria muito ruim ver dois campeonatos disputando um contra o outro.

Ron Groo disse...

Só o primeiro de uma luta que vai ter varios e acabar empatada...