terça-feira, 19 de maio de 2009

Palpitão do Grande Prêmio de Mônaco

E aí, vai uma aposta de risco?

Até agora, o Blog não vinha se arriscando neste ano. Está na hora de tentar um palpite um pouco mais ousado.

No GP do Canadá do ano passado, a minha bola de cristal atingiu seu auge ao prever a vitória de Robert Kubica naquela corrida.

Desde então, nem o polonês e nem a BMW repetiram o triunfo, uma prova de como aquela aposta foi certeira mesmo.

Agora, vamos ver se o raio cai duas vezes no mesmo lugar.

Minha aposta para a vitória no GP de Mônaco é - lá vai - o australiano Mark Webber.

Mas logo ele? Por que um sujeito que disputou 126 provas e nunca ganhou nada vai se consagrar exatamente neste fim de semana?

A resposta, bem simples: porque Webber, pela primeira vez, tem um carro que lhe é capaz de dar vitórias.

E, no caso do GP de Mônaco, o australiano ainda tem um motivo a mais para ficar animado: a Red Bull vai estrear o famoso difusor duplo e, se o efeito for o esperado, deve deixar a Brawn GP para trás.

A vantagem não será muito grande, é verdade, mas pode fazer toda a diferença.

Se não bastasse o bom ritmo da Red Bull, a aposta em Webber também leva em conta o ótimo retrospecto que o australiano tem em Monte Carlo.

Foi lá que ele conquistou seu primeiro pódio na F-1, em 2005, e a última primeira fila da Williams em grids de largada, em 2006 (como faz tempo!).

No ano passado, inclusive, foi em que Mônaco que Webber obteve seu melhor resultado da temporada - um quarto lugar.

Pilotar bem nas ruas do Principado, portanto, o australiano sabe.

Além de tudo, é preciso considerar um detalhe: o GP de Mônaco, vez por outra, reserva um vencedor-surpresa.

O último foi Jarno Trulli. Em 2004, o italiano venceu pela primeira e única vez na Fórmula 1, quebrando um longo tabu sem triunfos.

Webber talvez possa fazer o mesmo neste fim de semana. Mas não será nada fácil, e o Blog tem consciência disso.

Se arrisquei ao jogar minhas fichas no australiano para o primeiro lugar, o mesmo não se repete nas demais apostas.

Para o pódio, o palpite é que Jenson Button e Sebastian Vettel chegam lá - o inglês em segundo, com o alemão em terceiro.

Mais atrás, separei um quarto lugar para Rubens Barrichello na minha lista. E, fechando a zona de pontuação, Fernando Alonso, Felipe Massa, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

O palpitão completo está logo abaixo:

Pole position: Sebastian Vettel
Tempo da pole: 1:15.200
Grid aleatório (7º lugar): Nico Rosberg
Melhor volta: Jenson Button
Primeiro abandono: Kazuki Nakajima
Zona de pontuação:
1. Mark Webber
2. Jenson Button
3. Sebastian Vettel
4. Rubens Barrichello
5. Fernando Alonso
6. Felipe Massa
7. Lewis Hamilton
8. Nico Rosberg

Os treinos para o GP de Mônaco começam nesta quinta-feira, às 5h e 9h de Brasília, com transmissão do Sportv.

A corrida, no próximo domingo, também é às 9h.

Deixe bem anotado na agenda.

5 comentários:

bruno disse...

Acho dificil você acertar essa Gustavo. Não tenho nada contra o Webber mas esse é um cara que eu não vejo vencendo nunca uma corrida. Nem como o melhor carro do grid. O Vettel vai levar essa, exatamente por causa do difusor como voce disse e também porque o Button está ganhadno muitas corridas neste ano e já está na hora de ser parado pelos adversários. Se o Rubinho não consegue, acho que a melhor opção é o Vettel sim. Só concordo no Nakajima como abandono, essa é praticamente certa rsrs!

Saraiva disse...

nenhuma toyota na zona de pontuação? hmm
E quando você vai colocar o nelsinho nos seus palpites?

Sidney disse...

Putz! Achei que eu era o único que acreditava no australiano pra essa corrida! Hehe

Agora somos dois!

Ron Groo disse...

Acho que dá Vettel, mas sinceramente não tenho ideia de quem viria atrás dele.
Que bom que esta na correria, queria eu estar também.

Guilherme (RJ) disse...

Qualquer aposta que não seja em pilotos da Brawn ou RBR é considerada arriscada.

Acho que a vitória em Mônaco fica com um desses quatro aí...

Mas se é pra arriscar numa zebra, apontaria Hamilton ou Alonso numa estratégia de saírem bem leves, garantindo uma posição de largada em 1ª ou 2ª fila, desde que os companheiros também venham com pouquíssimo combustível e larguem logo atrás deles... o companheiro segura o pelotão, o que não é difícil em Mônaco... e o 1º piloto da equipe dispara na frente...

Abraços!!!