domingo, 10 de maio de 2009

Button supera Rubinho e vence a quarta na temporada

E deu Jenson Button de novo.

Dessa vez, o inglês saiu mal na largada e perdeu a ponta para o companheiro Rubens Barrichello, mas teve calma e inteligência para recuperar a primeira posição.

O líder do campeonato fez duas paradas, como a maioria do pelotão. Rubinho visitou os boxes três vezes, numa estratégia que lhe custou a vitória.

Será que a Brawn favoreceu Button? Nada disso. O inglês estava, sim, mais rápido do que Barrichello.

Quando Rubinho voltou do segundo pit stop, os dois pilotos da Brawn ficaram em condições praticamente idênticas.

Button era o líder, mas precisava abrir vantagem para garantir a vitória.

Tendo apenas uma volta a menos de combustível, o inglês estabeleceu um ritmo muito forte e foi sistematicamente mais rápido do que Barrichello - uma média de meio segundo por volta, mais ou menos.

Foi aí que conquistou a vitória.

Os dois pararam quase juntos e Button voltou à frente, com larga vantagem.

Depois, quando já tinha a liderança assegurada, o líder do campeonato continuou a abrir distância no trecho final da prova.

Após sua última parada, Button retornou oito segundos à frente de Barrichello. A diferença entre os dois na bandeirada foi de 13 segundos - cinco a mais, portanto.

Era mesmo o inglês quem tinha uma performance mais forte. Button mereceu a vitória em Barcelona.

Rubinho, ao menos, mostrou agressividade na largada e potencial para superar o companheiro. Button, porém, tem cada vez mais o controle do campeonato.

Quatro vitórias em cinco corridas, e a temporada 2009 já tem um grande favorito ao título.

Ofuscados pela dupla da Brawn, Felipe Massa e Sebastian Vettel travaram um duelo à parte pelo terceiro lugar.

Andaram juntos o tempo inteiro, até que Massa perdeu a disputa por causa de mais um erro da Ferrari.

Falta de combustível é um erro crasso. E a Ferrari, de novo, se superou.

O brasileiro foi perdendo terreno e teve de ceder a posição a Vettel. Acabou caindo para quinto porque Mark Webber, na moita, mudou a estratégia e passou os dois nos pit stops.

Então, no último giro, Massa foi superado por Fernando Alonso e terminou num melancólico sexto lugar.

Mais um resultado frustrante para a Ferrari. Ao menos, a equipe provou que a performance do carro melhorou.

Na briga interna da Red Bull, Webber finalmente conseguiu tomar fôlego. Parou mais tarde do que Vettel, passou o companheiro e fez seu segundo pódio na temporada.

O alemão ficou em quarto, mas ainda é o piloto que deve alçar voos mais altos com a Red Bull neste ano.

Correndo em casa, o bicampeão Fernando Alonso fez uma prova espetacular. Terminou só em quinto, é verdade, mas não tinha como ir além disso.

Dentro das limitações da Renault, levou o carro ao limite e provou que é um piloto que faz a diferença.

Agressivo, provou uma reação em cadeia ao fechar Nico Rosberg na largada. O alemão fechou Jarno Trulli, que rodou na pista e foi acertado em cheio por Adrian Sutil. As Toro Rosso de Sebastien Bourdais e Sebastien Buemi também ficaram pelo caminho.

A batida foi "provocada" por Alonso, mas é impossível culpar o espanhol. Acidente de corrida, nada além disso.

A BMW conseguiu uma leve reação ao marcar dois pontos com Nick Heidfeld, que foi o sétimo. Por outro lado, Robert Kubica não passou de 11º e permanece zerado no ano.

Depois de sobreviver ao acidente na largada, Rosberg somou um suado pontinho para a Williams. Lewis Hamilton, lutando com o carro da McLaren, foi o nono. E o discreto Timo Glock completou os dez primeiros.

A confusão na largada tirou quatro pilotos da prova e destruiu a corrida de Nelsinho Piquet.

O brasileiro da Renault precisou tirar o pé para não bater, caiu para o fim do pelotão e teve a tática estragada.

Chegou em 12º e antepenúltimo entre os que completaram. Poderia ter pontuado, não fosse o azar na primeira volta.

Daqui a duas semanas, a Fórmula 1 viaja a Mônaco para o tradicional GP nas ruas do Principado.

Todos contra Jenson Button? Pelo visto, sim.

Se valesse a regra da classificação por número de vitórias, o inglês já estaria com uma vantagem quilométrica para a concorrência.

No fim do dia, o Blog volta com as análises do GP da Espanha. Até mais!

9 comentários:

Guilherme disse...

Que é isso, Gustavo... vai me desculpar, mas...

Será que a Brawn favoreceu Button? Absurdamente sim!!!

Como se explica fazer o líder da corrida parar 3 vezes quando está com combustível semelhante ao do Button??? Ainda mais com o Massa na frente embarreirando o Vettel a corrida inteira.

Especulei ontem sobre Rubinho ser ultrapassado pelo Button no fim da corrida por ordem da equipe, mas o Ross Brawn não quis que se repetisse a mesma cena patética entre Shummy e Rubinho, num outro domingo de Dia das Mães de 2002.

Preferiu mudar a cena, mas o palhaço foi o mesmo...

A Ferrari errou de novo. McLaren e BMW estão uma m... e o Nelsinho continua sem saber reagir em condições adversas.

GP Barcelona chato... pouquíssimas emoções.

Aguardando as análises...

Guilherme disse...

Ah... ia esquecendo...

As 3 paradas pro Rubinho não foram estratégia coisa nenhuma, foram , sim, uma severa punição pelo fato do 2° piloto ter ultrapassado o 1° piloto da equipe na largada... só pode!

Abraços!

Anônimo disse...

Rubinho vai esclarecer tudo o que acontece em sua auto-biografia:Como ser um segundo piloto de sucesso!

Ron Groo disse...

Achei tudo muito chato e previsivel.
1B pula na frente e abre, Jenson cuida do equipamento. Na hora certa Ross reajusta as coisas e põe quem tá melhor no campeonato na frente.

Surpreendente mesmo foi o Webber, deu um come no Alonso que eu nunca tinha visto ele fazer e ainda por cima surgiu na terceira posição.
Fantástico.

brizolaF1 disse...

guilherme beleza nao te conheco, mas se vc ser o meu comentario de ontem vc vai ver que eu estou certo,o rubinho so vai ganhar se o BUTTON errar ou quebrar o carro me desculpem os amantes do rubinho, o ROSS e atirador de elite.

Tiago carvalho disse...

Ah Para velho na boa... Eu sou um dos maiores críticos do Rubens Sem Raça Barrichello, mais hj admito que ele foi perfeito... Teve um problema com o segundo set de pneus mais se tivesse a mesma estratégia do button teria vencido... Foi extremamente rápido, muito mais rápido que o button hj ele tah de parabens

brizolaF1 disse...

tiago carvalho, vc tem razao o problema é que ele corre em time europeu e o piloto é da mesma naciolalidade, e o rubinho mesmo correndo pela mesma equipe ele nao tem os brasileiros como torcedores dele, me cobre se eu estiver errado, uma boa semana

Tiago Silvestrini disse...

Perfeito na análise sobre as estratégias de Button e Barrichello Gustavo!
A estratégio do Rubinho era boa desde que ele conseguisse manter um ritmo perfeito na corrida. Fez a segunda e terceira perna muito ruins comparado ao Button me perdeu os 10 segundos preciosos.
A Brown nao favoreceu o Button!!!
Gosto muito do Rubinho, mas essa historia de achar que sempre estao todos contra ele ja começa a me irritar.
Rubinho, força!! Dirija mais e fale menos!!

Luiz Rapoza disse...

A Brawn favoreceu sim o Button, pois o lugar do Burrinho, digo Rubinho é ser mesmo segundo piloto.

Vai ser assim sempre e não me venha dizer que a equipe é inglesa pois o Piquet pai na Williams ocorreu o mesmo e ele se impôs perante a equipe toda, Patrick Head e Nigel Mansell e assim terminou campeão na raça.

O Barrica disse que se sentir que a BRAWN favorecer Button, abandona a F1, já vai tarde chorão que culpa tudo e não assume que é piloto bom mas limitado.Pior é aguentar os fãs dele que são mais chorões ainda.Que falta dos tempos de raça de Piquet, Senna, Emerson...
Já fui fã do Rubens mas sabe de uma coisa?Cansei de tanta desculpa.