O azarão na longa lista de candidatos a titular da Toro Rosso em 2009 parece que vai levar a melhor na disputa.
Nesta sexta, o chefe de equipe Franz Tost revelou que o suíço Sebastien Buemi está praticamente garantindo como um dos pilotos da equipe no ano que vem.
Buemi foi o sexto colocado na última temporada da GP2. Venceu duas corridas, mas jamais teve consistência para lutar pelo título.
Sua contratação como titular representa uma aposta de alto risco da Toro Rosso.
Primeiro por causa da idade.
O suíço completa apenas 20 anos em outubro. A inexperiência, portanto, será um fator de grande relevância em seu início na Fórmula 1, embora Buemi tenha cumprido bastante quilometragem como piloto de testes da Toro.
Mas o principal motivo para duvidar do sucesso de Buemi são seus resultados relativamente escassos nas categorias de base.
O novato não pode ser considerado, de maneira nenhuma, um mau piloto. Entretanto, não tem nenhum título na carreira e esteve longe de se destacar tanto na GP2 como Rosberg ou Hamilton, por exemplo.
A impressão que fica é que Buemi está sendo efetivado somente porque é o "menos pior" dos integrantes do programa de jovens pilotos da Red Bull.
O indiano Karum Chandhok ainda não parece preparado. Outros, como o alemão Michael Ammermüller e o sul-africano Adrian Zaugg, se perderam no meio do caminho.
Há ainda aqueles que prometem brilhar no futuro, mas ainda são inexperientes demais.
Casos do neozelandês Brandon Hartley e do espanhol Jaime Alguersuari. Guarde esses nomes, porque certamente vão ser ouvidos em dois ou três anos como candidatos a vagas na Fórmula 1.
Por tudo isso, Buemi meio que "sobrou". E deve ocupar a vaga reservada aos dirigentes da Red Bull, que têm direito a escolher um dos titulares da Toro Rosso.
O outro piloto será indicação do chefe de equipe Gerhard Berger. Ao que parece, o austríaco parece inclinado a manter o francês Bourdais, a menos que uma transferência do bicampeão Alonso deixe sem emprego pilotos como Heidfeld, Button ou até Rubinho.
A dupla mais provável, porém, é Buemi-Bourdais.
Se, de fato, for esta a formação da Toro Rosso em 2009, então os brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi estarão com problemas.
Bruno ainda tem uma chance na Williams e Lucas, na Renault.
Só que a melhor oportunidade que os dois tinham de titularidade na próxima temporada era realmente na Toro Rosso.
Para Bruno, uma temporada a mais na GP2 não seria lá uma tragédia. Mas a situação de Lucas é bem complicada. Se a vaga na Renault não se abrir, o talentoso Di Grassi vai ficar mais um ano à margem da Fórmula 1.
Com a idade e a experiência que acumula, Lucas precisa fazer sua estréia na categoria num futuro bem próximo.
Caso contrário, infelizmente pode ser tarde demais.
Nesta sexta, o chefe de equipe Franz Tost revelou que o suíço Sebastien Buemi está praticamente garantindo como um dos pilotos da equipe no ano que vem.
Buemi foi o sexto colocado na última temporada da GP2. Venceu duas corridas, mas jamais teve consistência para lutar pelo título.
Sua contratação como titular representa uma aposta de alto risco da Toro Rosso.
Primeiro por causa da idade.
O suíço completa apenas 20 anos em outubro. A inexperiência, portanto, será um fator de grande relevância em seu início na Fórmula 1, embora Buemi tenha cumprido bastante quilometragem como piloto de testes da Toro.
Mas o principal motivo para duvidar do sucesso de Buemi são seus resultados relativamente escassos nas categorias de base.
O novato não pode ser considerado, de maneira nenhuma, um mau piloto. Entretanto, não tem nenhum título na carreira e esteve longe de se destacar tanto na GP2 como Rosberg ou Hamilton, por exemplo.
A impressão que fica é que Buemi está sendo efetivado somente porque é o "menos pior" dos integrantes do programa de jovens pilotos da Red Bull.
O indiano Karum Chandhok ainda não parece preparado. Outros, como o alemão Michael Ammermüller e o sul-africano Adrian Zaugg, se perderam no meio do caminho.
Há ainda aqueles que prometem brilhar no futuro, mas ainda são inexperientes demais.
Casos do neozelandês Brandon Hartley e do espanhol Jaime Alguersuari. Guarde esses nomes, porque certamente vão ser ouvidos em dois ou três anos como candidatos a vagas na Fórmula 1.
Por tudo isso, Buemi meio que "sobrou". E deve ocupar a vaga reservada aos dirigentes da Red Bull, que têm direito a escolher um dos titulares da Toro Rosso.
O outro piloto será indicação do chefe de equipe Gerhard Berger. Ao que parece, o austríaco parece inclinado a manter o francês Bourdais, a menos que uma transferência do bicampeão Alonso deixe sem emprego pilotos como Heidfeld, Button ou até Rubinho.
A dupla mais provável, porém, é Buemi-Bourdais.
Se, de fato, for esta a formação da Toro Rosso em 2009, então os brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi estarão com problemas.
Bruno ainda tem uma chance na Williams e Lucas, na Renault.
Só que a melhor oportunidade que os dois tinham de titularidade na próxima temporada era realmente na Toro Rosso.
Para Bruno, uma temporada a mais na GP2 não seria lá uma tragédia. Mas a situação de Lucas é bem complicada. Se a vaga na Renault não se abrir, o talentoso Di Grassi vai ficar mais um ano à margem da Fórmula 1.
Com a idade e a experiência que acumula, Lucas precisa fazer sua estréia na categoria num futuro bem próximo.
Caso contrário, infelizmente pode ser tarde demais.
9 comentários:
Como as 6 primeiras corridas da GP2 fizeram falta ao Di Grassi agora...
Se ele tivesse sido campeão, era ctz que estaria ano que vem na F1.
Só discordo de ti quando diz que a vaga ficou com o azarão, me parece que Buemi era o mais provavel já faz alguns mses. Mas seria engraçado se o unico pilotou que correu a GP2 ano passado aestreiar na Formula 1 em 2009 fosse ele. Alias, não me surprenderia se tio Bernie fizer pressão sobre a Renault para efetivar o Di Grassi ou Grosjean na vaga do Nelsinho por conta disso.
A pouca idade não foi entrave para o Vettel, claro que nem todos podem ter o mesmo talento. Só que se não forem feitas as apostas em gente nova, corremos o risco de ter uma categoria envelhecida e cheia de David Coulthards... Credo!
ALÔ GALERA!!! SOU NOVO AQUI NO BLOG O DADO ANDRADE ME INDICOU E VIM PALPITAR AQUI TAMBEM!!
ME PARECE QUE ESSE BUEMI DEVE ESTAR LEVANDO UM DAQUELES BANCOS DO SEU PAIS CARREGADO DE DIM-DIM PRA BANCAR A TORO ROSSO ANO QUE VEM, JA QUE A RED BULL VAI SE CONCENTRAR SO COM A RBR.
A BOA NOTÍCIA:
PARECE MESMO QUE O PROJETO DE FORMULA 2 POR 200 MIL EUROS VAI SAIR DO PAPEL, CHASSI WILLIANS E MOTORES AUDI.
AI VEM A ESPERANÇA DE BOAS REVELAÇOES PRA ENTRAR NA F1, QUANTOS VCS CONHECEM QUE FICARAM PRA TRAS POR CAUSA DE GRANA?
200 MIL É VIAVEL PRA QUALQUER EMPREZA QUE PATROCINA AUTOMOBILISMO NA EUROPA.
VAMOS AGUARDAR ESSA NOVIDADE, QUE TA PROMETENDO EIN!!
Sinceramente, pra mim, o Buemi era o menos provável na Toro Rosso...Vamos ver no que dá ano que vem...
Bem vindo GAVIAO BOEMIO.Tambem acho que o Buemi deve ser um PIA PANCUDO(eh c/cedilha)como se usa por aqui.A F2 mantendo esses numeros,vai provar que a ESTOQUE CAR esta fora de mercado.Li outro dia o Ingo,com ar professoral, afirmar que a ESTOQUE eh o que o Brasil PODE,o que significa que nao eh o que o Brasil QUER.Insisto que jah eh hora de ser relancado o confronto GARAGISTAS X FABRICAS.Assim andava o Automobilismo Brasileiro.Ìnsistem em alegar que isto e inviavel,mas eu provo que eh viavel pois jah derrotei a EQUIPE OFICIAL DA FORD,com MOCO e os cambau,com a minha HD RACING com OPALA.Sabem agora porque a GM dicidiu bancar a ESTOQUE.Porque ela acovardada nao ajudava oficialmente ninguem.Eu fui teimoso e em 2 anos quebrando a cara com Maverick sozinho,resolvi acabar com os caras e acabei.A Equipe Oficial da Ford foi fechada.Se me derem corda conto depois o porque. Sds. Dado Andrade.
GALERA.Suguem o GAVIAO BOEMIO pois o cara sabe muito de F1,engenharia de chassis, aerodinamica,bastidores etc.....soh nao curte o Massa!!!Motorista ? Por aih nao.Abs. Dado Andrade.
POIS É SR. DADO ANDRADE
SOUBE OUTRO DIA QUE A STOCKCAR BRASIL CUSTA EM TORNO DE 3 MILHAS ANO, ABSURDO, ONDE TA TECNOLIGIA DA STOCK PRA VAGABUNDO MORDER 3 MILHAS?
SE FOSSE DTM ALEMAO TUDO BEM, LA AS MONTADARAS SE ENVOLVE MESMO NO DESENVOLVIMENTO DOS CARROS. AQUI ME PARECE QUE AS MONTADARAS SO FAZEM MARCKETING E MAIS NADA. AÍ TO COM VC E NAO ABRO, SO MAIS OS GARAGISTAS, TIPO NELSON PIQUET, ROBERTO MORENO, DADO ANDRADE E AI VAI...
ME LEMBRO HÁ UM TEMPO ATRÁS, SE NAO ME ENGANO FOI 1999, ESTIVERA EM BRASÍLIA NOS BOXES DO FLAVIO ANDRADE (PRESIDENTE DO GRUPO SOUZA CRUZ) ME DIZIA QUE GASTAVA 80 MIL REAIS ANO PRA CORRER DE ESPRON, TUDO BEM AS PROVAS ERAM SEMPRE NO MESMO AUTODROMO, MAIS BATO PALMA ATÉ DE BAIXO D´AGUA PRA ESSES CARAS QUE TENTAM FAZER AUTOMOBILISMO A UM CUSTO PRA SERES HUMANOS.
CARACA, MAIS UM SEBASTIÃO NA TORO ROSSO!?!?!?
Postar um comentário