quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Europa

Foram três semanas de descanso, mas agora a Fórmula 1 está de volta. Neste fim de semana, a categoria desenbarca no espetacular circuito de Valência, montado na belíssima zona portuária da cidade espanhola.

E, pela terceira vez em quatro corridas, a aposta do Blog para a vitória é em Hamilton.

Na Inglaterra, deu certo. Joguei minhas fichas em Massa na Alemanha e acabei errando. Voltei a Hamilton na Hungria e poderia ter acertado não fosse o furo de pneu.

Mas por quais razões o inglês é o meu favorito para Valência?

Simples: porque Hamilton tem uma capacidade de adaptação espantosa. No seu ano de estréia, venceu três corridas em circuitos onde nunca havia pisado antes: Montreal, Indianapolis e Fuji. Numa pista desconhecida para todos os pilotos, o inglês será sempre alguém a ser observado.

Além disso, é claro, a McLaren também parece ter um carro que se adapta melhor ao circuito de Valência do que a Ferrari. Em pistas como Mônaco, Canadá e Hungria, de baixa carga aerodinâmica como Valência, o time prateado levou clara vantagem, embora nem sempre Hamilton tenha aproveitado as oportunidades.

Aos torcedores da Ferrari, um alento: os termômetros devem marcar 35ºC nos três dias de prova. Para a equipe italiana, quanto mais quente melhor. E parece que vai fazer muito calor mesmo.

Na briga particular entre Massa e Raikkonen, a aposta é no brasileiro mais uma vez. Entretanto, não esperem um Kimi tão passivo quanto nas últimas corridas. Já está na hora do finlandês acordar.

Correndo em casa - e motivado a homenagear as vítimas do desastre aéreo em Madri - Alonso tem tudo para fazer uma boa prova. Em circuitos de rua vale mais a habilidade e o talento dos pilotos. Alonso sabe que a corrida deste domingo talvez seja sua melhor chance de conseguir um resultado de impacto na temporada.

Motivada, a Toyota também chega forte à Valência. Embora Glock tenha feito um ótimo segundo em Hungaroring, deve ser Trulli o principal nome da equipe no GP da Europa. Experiente, o italiano tem um histórico de boas corridas em traçados urbanos - sua única vitória foi em Mônaco, lembram-se? - e pode ser uma grata surpresa na prova de domingo.

Da BMW não há muito o que esperar dessa vez. Kubica deve bater Heidfeld, como de costume. O objetivo da equipe, porém, é relativamente modesto: pontuar com os dois carros. Kubica chega lá sem maiores dificuldades, mas Heidfeld vai suar.

Nelsinho luta por pontos e, com alguma sorte, pode finalizar mais uma prova na zona de pontuação. Só não pode cometer erros, porque em Valência eles não devem ser perdoados.

Por fim, a Honda e Rubinho começam o fim de semana torcendo para uma corrida confusa e cheia de entradas do safety car. Só assim vão ter alguma chance de chegar mais à frente.

Agora, sem enrolar mais, vamos ao Palpitão do GP da Europa:

Vitória: Lewis Hamilton
Pole: Lewis Hamilton
Decepção do GP: Red Bull. A equipe das bebidinhas energéticas caiu muito de nível e ainda não parece ter capacidade de se recuperar. Pontuar em Valência será complicado
Primeiro abandono: Heikki Kovalainen. Ressaca pós-primeira vitória é comum na Fórmula 1. Nada contra o finlandês, mas eu precisava escolher alguém para secar dessa vez.
Zona de pontuação:
1. Lewis Hamilton
2. Felipe Massa
3. Kimi Raikkonen
4. Robert Kubica
5. Fernando Alonso
6. Jarno Trulli
7. Nick Heidfeld
8. Nelsinho Piquet

Os primeiros treinos do GP da Europa começam amanhã, às 5 da matina. Mais tarde, o segundo treino está marcado para às 9 da manhã.

4 comentários:

Leandrus disse...

Sua aposta é coerente, mas eu acredito que, por ser a primeira corrida nesse circuito, acho que os pilotos poderão cometer erros bobos. Não me assustaria com uma zebra vencendo essa corrida.

OBS: A vitória ficará com o Fisichella ou Bourdais, rs

GiglioF1 disse...

Gustavo,

Palpite factível, mas acho que o Hamilton vai se dar no domingo...feeling...
Abraco

Anônimo disse...

Já ia me esquecendo do palpite a cada corrida... Bom, concordo com a ordem dos dois primeiros, mas seguem alguns palpites.

1. Lewis Hamilton
2. Felipe Massa
3. Heikki Kovalainen
4. Robert Kubica
5. Kimi Raikkonen
6. Nick Heidfeld
7. Nico Rosberg
8. Fernando Alonso

Bom, vamos ver o que vai dar!

Anônimo disse...

É um circuito novo, então favorece o Hamilton.

Mas é uma pista muito parecida com a do Canadá, então ganha o Kubica.

Ah, mas a temperatura no dia faz a diferença pra Ferrari.

Difícil prognóstico, mas aí vai:

1)Massa
2)Kubica
3)Kimi
4)Hamilton

Abraços!