quinta-feira, 8 de maio de 2008

Palpitão do Grande Prêmio da Turquia

E, mais uma vez, a disputa pela vitória está entre Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Em condições normais, a dupla da Ferrari não perde o triunfo no G.P. da Turquia. Após a acachapante dobradinha da equipe vermelha na Espanha, ainda não dá para esperar uma reação rápida da McLaren, ou uma surpresa por parte da BMW. Raikkonen e Massa vão travar, de novo, um duelo particular.

Qual dos dois vai se dar melhor? Difícil dizer, mas o Blog aposta no "homem de gelo". No ano passado, Massa venceu as corridas do Bahrein, da Espanha e da Turquia. O brasileiro ganhou com facilidade as duas primeiras corridas da lista, mas Raikkonen chegou pertinho da vitória na prova turca. Embora Massa esteja precisando mais de um triunfo no domingo, é no finlandês em quem jogo minhas fichas dessa vez.

Já que a Ferrari parece inalcançável, BMW e McLaren vão disputar as migalhas. Apesar de ter conseguido um podium na Espanha, Lewis Hamilton e o time prateado continuam numa situação enfraquecida. Liderada por Robert Kubica, a BMW tem totais condições de derrotar a McLaren. A batalha entre as duas equipes, porém, será extremamente equilibrada.

O resto é o resto. Fernando Alonso ainda se destaca, mas a Renault não dá muitas esperanças aos fãs do bicampeão. Se os pilotos de Ferrari, BMW e McLaren não tiverem problemas, Alonso realmente não pode esperar mais do que um sétimo lugar. Sendo assim, sobra apenas mais uma vaga na zona de pontuação. Aposto em Jarno Trulli, que marcou pontos nas últimas três corridas e tem boas chances de manter a boa seqüência.

Vitória: Kimi Raikkonen
Pole Position: Kimi Raikkonen
Primeiro abandono: Timo Glock. Sabe quando a maré não é boa e um acidente na primeira volta ainda piora tudo? Pois é...
Decepção do fim de semana: Honda. Talvez a praga dos órfãos da Super Aguri possa dar resultado. Na Turquia, a Honda nunca conseguiu grandes resultados...
Zona de pontuação:
1. Kimi Raikkonen
2. Felipe Massa
3. Robert Kubica
4. Lewis Hamilton
5. Nick Heidfeld
6. Heikki Kovalainen
7. Fernando Alonso
8. Jarno Trulli

O primeiro treino livre do G.P. da Turquia está marcado para as 4 horas de Brasília, na madrugada desta sexta. Mais tarde, a partir das 8 da manhã, os pilotos voltam à pista para a segunda sessão do dia. A transmissão das atividades fica por conta do Sportv.


Heikki Kovalainen só recebeu hoje a autorização necessária para correr no G.P. da Turquia. Após sofrer um fortíssimo acidente no na Espanha, o finlandês passou duas semanas em recuperação, e conseguiu convecer os médicos da FIA que está apto a competir. Segundo o principal diretor da Mercedes, Norbert Haug, o problema que causou o acidente de Kovalainen em Barcelona foi na roda dianteira esquerda, que quebrou-se por causa de um defeito de produção.

Com a falência da Super Aguri, a FIA foi obrigada a mexer nas regras da classificação. A partir de agora, serão apenas cinco - e não mais seis - os pilotos cortados tanto no primeiro quanto no segundo trecho da sessão. Na prática, a regra deve complicar a vida dos pilotos de Toro Rosso e Force India, que dificilmente vão escapar da eliminação logo no início do treino.

A previsão do tempo aponta um fim de semana muito frio para o G.P. da Turquia. De acordo com os metereologistas, a máxima não deve chegar a 20ºC, enquanto a mínima pode ficar em gélidos 9ºC. Teoricamente, esse cenário favorece Kimi Raikkonen, já que a pista tende a perder bastante aderência, e Felipe Massa tem notórias dificuldades nesse tipo de situação. As atuações do brasileiro em corridas de chuva estão aí para comprovar...

Mesmo assim, Massa inicia o fim de semana em pé de igualdade com Raikkonen. O treino classificatório será crucial para saber qual dos dois vai levar a melhor.


O vídeo do dia é o segundo filme da campanha que a Toyota preparou para a temporada 2008 da Fórmula 1. Vale a pena conferir este filme muito bem produzido pela montadora japonesa:




Até mais!

Crédito as fotos: www.motorsport.com

7 comentários:

Anônimo disse...

O Kimi levou o primeiro round hoje, Gustavo. Até sei que o Massa fez o melhor tempo no geral do dia mas fiquei com a impressão que o Kimi não andou tudo que podia no segundo treino. A pole definirá tudo, como voce bem disse, e qualquer um dos dois pode ganhar eu acho.

Abs

Anônimo disse...

Se o Massa ou o Raikkonen vai ganhar eu não sei!!! Ta bem apertado e só pelo treino não dá pra ter certeza....

Mas posso dizer isso, to sentindo o Rubinho cravar uns pontinhos no Domingão....

quer só ver!

GiglioF1 disse...

Mestre Gustavo,

O " Iceman" tá forte mas acho que o Massa vai ganhar esta..precisa..

O Truli , estou de acordo, manterá a regularidade...
Concordo com meu amigo F1+ , o Rubinho vai pontuar no seu record, mesmo que seja obra do espirito santo!!...ele merece!

Escutei esta do Sato aqui na Europa..Nao acredito neste ano, mas sim para o proximo...
Abraco do Giglio!!!

Anônimo disse...

Palpitão Groonico...
Maffa
Rã-milton
Kiwi Raikkonen (o eme esta bebado)
Alonso Sobrancelha
Kavalão
São Paulo 2 X Fluminense 0

Anônimo disse...

Pra embolar o campeonato:

1)Massa
2)Kubica
3)Hamilton
4)Alonso
5)Trulli
6)Heidfeld
7)Glock
8)Piquet

Abraços!

Loucos por F-1 disse...

Eu acredito na escrita de vitória do Massa dos 2 últimos anos. Acho que o brasileiro fatura essa.

Abraços!

Leandro Montianele

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Maurício: Concordo com você. Fiquei achando que o Kimi pode ter escondido o jogo...

Groo: Acho difícil o Hamilton superar o Raikkonen na corrida. Mas o pior dos seus palpites eu não preciso nem dizer qual é, né? Você já pode nos esperar na semi. A não ser que o América apronte de novo... cuidado com o Cabañas!

Guilherme: Está anotado o seu palpite! Seria legal mesmo ver um resultado dssse. Se o Kimi ganha, já iria disparar no campeonato...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho