sexta-feira, 9 de maio de 2008

Massa lidera treinos de sexta na Turquia

Um aviso aos amigos do Blog: o post sobre a classificação de amanhã deve entrar no ar com certo atraso, apenas na parte da tarde. No domingo, porém, o relato da corrida e a Análise do Grande Prêmio vão ser postados o mais rápido possível

Deu a lógica nos primeiros treinos do G.P. da Turquia. Confirmando todo o seu favoritismo, a Ferrari comandou as duas sessões desta sexta com certa facilidade. Felipe Massa foi o mais rápido na parte da manhã, enquanto Kimi Raikkonen foi o melhor nos ensaios da tarde. Na tabela dos tempos combinados, vantagem para o piloto brasileiro, que superou Raikkonen em dois décimos. Entre eles, Heikki Kovalainen ficou com o segundo lugar do dia, com uma volta estabelecida na sessão matinal.

Como de costume, os treinos de sexta-feira foram um tanto monótonos, embora os pilotos tenham completado um número de voltas relativamente alto. Pela manhã, a pista ainda estava um pouco molhada por causa da chuva que havia caído na madrugada, o que acabou limitando as atividades. Mesmo assim, Massa cravou o melhor tempo do dia nos minutos finais da sessão, sendo seguido por Kovalainen e Lewis Hamilton.

Por sua vez, Raikkonen amargou a última posição entre os vinte pilotos participantes. Culpa de um problema mecânico, que deixou o finlandês parado no box durante a maior parte do tempo. A reação de Raikkonen veio no treino da tarde. O "homem de gelo" finalizou na liderança, com Hamilton e Massa logo atrás. No balanço do dia, porém, quem saiu em destaque foi mesmo o piloto brasileiro.

Mais uma vez, a BMW teve um desempenho discreto na sexta, não conseguindo mais do que um sétimo com Robert Kubica. A Red Bull surpreendeu com um ótimo quinto lugar, graças ao criticado David Coulthard. Prestes a bater o recorde de mais largadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello fechou em 16º, uma posição atrás de Nelsinho Piquet. O veterano usou uma pintura comemorativa na sua Honda, que ficou bastante caprichada.

Dessa vez, os micos do dia foram proporcionados por Giancarlo Fisichella e Mark Webber. Primeiro, o italiano saiu para a sessão da manhã antes da abertura da pista. Pelo avanço de sinal, Fisichella vai perder três posições no grid, e não deve escapar da lanterna amanhã. Mais tarde, Webber forçou demais na curva oito de Istambul Park e bateu forte, destruindo sua Red Bull. O acidente do australiano forçou a única bandeira vermelha do dia. Logo abaixo, os tempos combinados desta sexta-feira:

1. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:27.323s
2. Heikki Kovalainen/Finlândia/McLaren, 1:27.456s
3. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:27.543s
4. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:27.579s
5. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:27.763s
6. Fernando Alonso/Espanha/Renault, 1:28.284s
7. Robert Kubica/Polônia/BMW, 1:28.431s
8. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:28.619s
9. Kazuki Nakajima/Japão/Williams, 1:28.664s
10. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW, 1:28.817s
11. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:28.826s
12. Timo Glock/Alemanha/Toyota, 1:28.849s
13. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:28.907s
14. Giancarlo Fisichella/Itália/Force India, 1:29.008s
15. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:29.024s
16. Nelsinho Piquet/Brasil/Renault, 1:29.082s
17. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:29.462s
18. Sebastien Bourdais/França/Toro Rosso, 1:29.630s
19. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:29.633s
20. Adrian Sutil/Alemanha/Force India, 1:29.756s

O treino de classificação do G.P. da Turquia está marcado para as 8:00h da manhã, horário de Brasília. A TV Globo mostra ao vivo.



Fora da pista, Felipe Massa virou notícia por ter anunciado hoje sua saída da GPDA, a Associação dos Pilotos de Grandes Prêmios. Além do piloto brasileiro, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Adrian Sutil também não fazem parte da entidade, liderada pelos veteranos Pedro de la Rosa, Jarno Trulli e Mark Webber. Ao que parece, a decisão de Massa foi uma reação ao "imposto" cobrado pela GPDA, que é maior para os pilotos que marcam mais pontos.

Enquanto isso, a Formula One Manegement - empresa que controla os direitos comerciais da Fórmula 1 - deu hoje uma excelente notícia aos fãs da categoria que gostam também de videogames. A partir de 2009, a Fórmula 1 vai voltar a estrelar um jogo de corrida, que deve ganhar versões para computador e PlayStation. Desenvolvido pela Codemasters, o game será o primeiro a incluir nomes como Lewis Hamilton, Robert Kubica e Sebastian Vettel.

Em Indianapolis, a Fórmula Indy encerrou a primeira bateria de treinos para as 500 Milhas de Indianapolis, marcadas para o próximo dia 25. A chuva, que cancelou as atividades de quarta e quinta, deu uma trégua hoje, e os pilotos ganharam algum tempo de pista antes do Pole Day. No fim do dia, melhor para o australiano Scott Dixon, que terminou como o mais rápido dos 33 pilotos. Logo atrás, o brasileiro mais bem colocado foi Tony Kanaan, em segundo lugar.

O tradicional Pole Day, que define parte do grid de largada da corrida, acontece neste sábado.


O vídeo do dia mostra o principal momento dos treinos desta sexta na Turquia: a escapada de Mark Webber na sessão da tarde, que deixou a Red Bull do australiano bastante destruída. Para quem não viu, vale a pena conferir:




Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:
Fórmula 1 - www.gpupdate.net
Scott Dixon - www.motorsport.com

5 comentários:

Leandrus disse...

Pior que a batida do Webber, só a Danica atropelando um mecânico nos treinos da Indy...

Anônimo disse...

danica conseguiu provar q mulher ao volante eh um perigo constante... coitado do mecanico

F1 NA GERAL disse...

Ganhou uma corrida e agora se acha no direito de atropelar todo mundo... ahhh esse mundo feminino...

Loucos por F-1 disse...

Realmente ficou caprichada a pintura do carro do Barrichello.
Ele merece esse record de 257 corridas.

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

assista Jogos com TV digital no notebook.
http://www.tv-digital.org