quinta-feira, 3 de abril de 2008

Palpitão do Grande Prêmio do Bahrein

Para Felipe Massa, agora é "ou vai ou racha". Ainda sem pontos após as duas primeiras corridas deste ano, o piloto brasileiro entra no G.P. do Bahrein extremamente pressionado, precisando de um bom resultado para apagar as críticas da imprensa e do público. No ano passado, Massa também passava por uma situação difícil nessa altura do campeonato e se recuperou, vencendo de forma brilhante em Sakhir.

O maior obstáculo no caminho do brazuca é Kimi Raikkonen, que ganhou na Malásia há duas semanas e já desponta como o piloto principal da Ferrari. A equipe italiana é a grande favorita para a vitória no Bahrein, onde realizou vários testes durante a pré-temporada. Os carros não mudaram muito desde o G.P. da Malásia, e a disputa pelo primeiro lugar será provavelmente monopolizada entre Raikkonen e Massa. Precisando escolher um dos dois, o Blog joga suas fichas no brasileiro dessa vez.

Por sua vez, a McLaren pode até ser incomodada pela BMW, que vem em ascensão e tem um bom retrospecto no Bahrein. Olho em Nick Heidfeld, que fez uma prova excelente em Sakhir na última temporada. E também na Toyota, a única equipe que acompanhou a Ferrari nos treinos coletivos do Bahrein, em meados de fevereiro. Jarno Trulli e Timo Glock acumularam uma grande quilometragem, e podem aparecer bem.

Hora do Palpitão do Grande Prêmio do Bahrein:

Vitória: Felipe Massa
Pole Position: Felipe Massa
Primeiro abandono: Mark Webber. É típico do australiano não conseguir encaixar uma boa seqüência de resultados. Após o ótimo sétimo lugar na Malásia, um abandono prematuro no Bahrein não seria surpresa. Desde que se mudou para a Red Bull, Webber nunca contou muito com a sorte.
Decepção do fim de semana: Toro Rosso. No Bahrein, a corrida tende a ser bem normal, sem possibilidades de chuva, safety car (pelo tamanho das áreas de escape) e interferências externas. Por tudo isso, os pilotos Toro Rosso não têm muito o que esperar deste fim de semana. E nenhum deles conhece a pista.
Zona de pontuação:
1. Felipe Massa
2. Kimi Raikkonen
3. Lewis Hamilton
4. Nick Heidfeld
5. Heikki Kovalainen
6. Robert Kubica
7. Jarno Trulli
8. Timo Glock

Os primeiros treinos do G.P. do Bahrein acontecem às 4:00h e às 8:00h da manhã deste sábado (horário de Brasília), e têm transmissão ao vivo do Sportv.


Agora, sim, a posição de Max Mosley como presidente da FIA se complicou bastante. Nesta quinta, quatro das montadoras da Fórmula 1 - Mercedes, BMW, Honda e Toyota - emitiram notas reprovando o envolvimento de Mosley no escândalo sexual detonado pelo tablóide News of The World no último domingo. Muito pressionado, o dirigente inglês respondeu convocando uma reunião da Assembléia Geral Extraordinária da FIA. Ainda sem data marcada, o encontro será, na prática, uma espécie de "julgamento" de Mosley.

A presença do presidente da FIA no G.P. do Bahrein era esperada, mas o príncipe do pequeno país asiático, Salman Bin Hamad, pediu "educadamente" que Mosley não comparecesse. Em entrevista à rádio BBC, o antigo dono da equipe Minardi, Paul Stoddart, também não foi muito gentil: "Mosley tem que sair. Ninguém sobrevive a um escândalo como esse". O grupo dos que defendem a renúncia de Mosley, aliás, não pára de crescer, e já conta com ex-pilotos como Jackie Stewart, Stirling Moss e Jody Scheckter.

Para terminar o giro pelas notícias do dia, vale mencionar uma reportagem do jornal inglês Metro, que conseguiu uma importante revelação de Sebastian Vettel. Pela primeira vez, o jovem alemão admitiu que realmente foi procurado pela McLaren para ocupar o lugar de Fernando Alonso, mas a Red Bull não quis saber de conversa. "Seria uma grande chance, daquelas que você não tem muitas vezes na vida. Mas ainda acho que terei outra oportunidade como essa. Não estou preocupado com o meu futuro", falou Vettel.

E ele está mais do que correto. Se continuar correndo assim, Vettel não vai demorar muito para arranjar uma vaguinha numa equipe de ponta.


Já entrando no clima do G.P. do Bahrein, o vídeo do dia é um rápido retrospecto das quatro provas já realizadas no circuito de Sakhir. A dica é do Plog do Pezzolo:



Nos vemos por aí!

Crédito das fotos:

10 comentários:

Fabio disse...

Esse palpitão está com cara de profecia!

Que ridícula a situação do Max Mosley, o mínimo de decoro para o cargo que representa.

Abraço, Gustavo!

Felipe Maciel disse...

Também apostei no Massa na rádio! E o Groo também. Que monte de gente apostando no Massa... Vai ter que vencer de qualquer jeito.

Glock pontuando? Coitado do Rosberg...

Abs

Vitor disse...

Fala Gustavo, beleza? Como bem disse o Felipe, quase todo mundo está apostando no xará dele. Acho que dessa vez ou vai ou racha...

Li que o Raikkonen acumula três terceiros lugares em três provas no Bahrein, quem sabe ele não desencanta dessa vez!

Bom, vamos ver como nos sairemos no Bolão!

Abraços!

Anônimo disse...

Pantaneiro:


Gustavo, ha duas coisas que não ví em blog nenhum.... Em primeiro: É verdade que a Mclaren esta no ultimo box do autodromo??? Se for verdade, na sua opinião, qual será o prejuizo desta colocação?

kimi_cris disse...

Massa fez um excelentes tempos! A Ferrari esta bastante bem no bahrain. a volta rapida da segunda sessão de mass apoarece ter sido em condições de qualificação.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Anota aí...

1) Kimi
2) Hamilton
3) Trulli
4) Heidfeld
5) Massa
6) Alonso
7) Rosberg
8) Webber

Abraços!!!

Leandrus disse...

É, o Massa tem tudo pra se dar bem no Bahrein como no ano passado; é só torcer para que ele não seja muito agressivo e acabe cometendo um erro fatal, pq agora não tem mais TC. E se não conseguir ganhar a corrida, que chegue pelo menos no pódio, pq ele tem que conquistar o maior numero de pontos possíveis nessas proximas corridas...

Ateh!

Anônimo disse...

Oi, Gustavo:
quem sabe você cria outro palpitão:
em que volta o Massa vai sair da prova?
Tipo assim:
1) Vai bater na largada;
2) Vai queimar a largada:
3) Vai bater na primeira curva:
4) Vai rodar até o primeiro pit stop;
6) Vai atropelar um mecânico no pit:
7) Vai ser penalizado por entrar (ou sair) acima do limite;
8) Vai sofrer uma pane elétrica;
9) Vai sofrer um "problema hidráulico";
10) Vai pra casa, Massa!

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado pelas mensagens!

Fábio: Será mesmo que eu acerto o palpite dessa vez? Errei os dois primeiros, então estou precisando me recuperar que nem o Massa...

Pantaneiro: É verdade sim. Nas duas primeiras corridas do ano, a McLaren ficou com o quinto box por causa do tamanho do seu motorhome, que simplesmente não cabia no outro lado do paddock. Agora, a equipe será obrigada a ficar no final do pit lane mesmo. Na prática, a diferença não é tão relevante assim, mas como centésimos fazem diferença na Fórmula 1, pode ser que a McLaren fique um pouco prejudicada.

Guilherme: Está anotado! Agora, você colocou Trulli e Heidfeld na frente do Massa? Pelo visto, você não está levando muita fé no brasileiro, hein hehehe?

Anônimo: Se o Massa tiver mais problemas no Bahrein, vou sinceramente considerar a sua sugestão!

Grande abraço a todos,

Gustavo Coelho

Anônimo disse...

Palpite em cima da hora:

1. Kimi Raikkonen
2. Lewis Hamilton
3. Rosberg
4. Kovalainen
5. Massa
6. Kubica
7. Heidfeld
8. Alonso

Até lá!!!!