quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Os 10+ do Blog F1 Grand Prix: Os Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História - Menções Honrosas

Terminamos, ontem, a última lista do ano da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Antes de passar às menções honrosas do ranking dos Dez Maiores Pilotos Brasileiros da História, agradeço a todos vocês pelas críticas, pelos comentários e por terem entendido o verdadeiro objetivo da lista: celebrar os grandes nomes automobilismo nacional, revivendo suas brilhantes trajetórias no esporte a motor. Para quem não lembra, ordem final ficou assim:

1. Ayrton Senna
2. Nelson Piquet
3. Emerson Fittipaldi
4. Chico Landi
5. Rubens Barrichello
6. José Carlos Pace
7. Felipe Massa
8. Ingo Hoffmann
9. Christian Heins
10. Gil de Ferran

Como não poderia deixar de ser, uma série de pilotos acabou ficando de fora do ranking. É deles que o Blog fala agora. A lista abaixo só contém nomes que não poderiam terminar sem menção. Sem perder mais tempo, vamos lá:

Irineu Corrêa
Antes mesmo de Chico Landi, Irineu Corrêa foi o primeiro grande ás brasileiro. Oriundo de Petrópolis, ele abriu sua série de conquistas já em 1920, ao vencer uma prova de expressão em Chester Fair, nos Estados Unidos. Mais tarde, em 1934, Irineu ganhou o I Grande Premio Cidade do Rio de Janeiro, disputado no circuito da Gávea. Infelizmente, veio a falecer no ano seguinte, exatamente durante essa corrida, quando seu carro despencou no canal da Avenida Visconde de Albuquerque.

Hermano da Silva Ramos
Terceiro piloto do país a competir na Fórmula 1, "Nano" disputou sete Grandes Prêmios da categoria, entre 1955 e 1956. Neste último ano, conseguiu um excepcional quinto lugar no G.P. de Mônaco, que lhe renderam dois pontos no campeonato mundial. Justamente por causa desse resultado, Nano foi o mais bem-sucedido piloto brasileiro na Fórmula 1 durante cerca de quinze anos, até que surgisse um certo Emerson Fittipaldi no início dos anos 70.

Bird Clemente
Uma lenda do automobilismo da década de 60, Bird foi contratado pela equipe Willys em 1963, tornando-se o primeiro piloto profissional do Brasil. Entre 1958 e 1974, foi presença constante nas principais provas do país, boa parte delas no antigo circuito de Interlagos. Dono de um estilo de pilotagem espetacular, que incluía derrapagens controladas ao melhor estilo Ronnie Peterson, Bird também era considerado um fenômeno em condições adversas. Na chuva e em neblina, ele era o piloto a ser observado.

Luiz Pereira Bueno
Luizinho esteve ativo durante um período de quase trinta anos, entre 1957 e 1984. Como não poderia deixar de ser, tem em seu currículo uma série de vitórias em provas importantes, como nas Mil Milhas Brasileiras de 1967. Tentou a sorte na Europa e chegou a competir na Fórmula Ford Inglesa, em 1969, vencendo seis corridas. Infelizmente, só teve a chance de participar num único Grande Prêmio da Fórmula 1: o G.P. Brasil de 1972, quando foi 12º pilotando um Surtees alugado.

Wilson Fittipaldi Jr.
Assim como o Emerson, era um piloto de muito sucesso no Brasil durante a década de 60. Depois que o irmão foi para a Europa, Wilsinho esperou mais um pouco para tentar a sorte fora do país também. Estreou na Fórmula 1 em 1972 e fez 35 corridas, marcando três pontos. No G.P. de Mônaco de 1973, está prestes a terminar no podium quando fica sem gasolina a cinco voltas do fim. Mais tarde, a partir de 1974, idealiza e comanda o histórico projeto da Copersucar-Fittipaldi.

Chico Serra
Campeão da Fórmula 3 Inglesa em 1979, Chico não teve muita sorte durante a sua passagem na Fórmula 1. Participa em apenas 33 G.Ps., largando em 18 deles. Seu único ponto vem no G.P. da Bélgica de 1982, justamente naquele em que Gilles Villeneuve perdeu a vida. Após a falência da equipe Fittipaldi, ainda corre pela Arrows, mas é obrigado a voltar para o Brasil. Passa a competir na Stock Car e, entre 1999 e 2001, conquista o tricampeonato da categoria.

Raul Boesel
Após um início de carreira meteórico, Raul corre na Fórmula 1 entre 1982 e 1983, pelas equipes March e Ligier. Infelizmente, faltam recursos e ele não alcança muito sucesso na categoria. Obrigado a tomar um novo rumo na carreira, Raul disputa o Mundial de Marcas, vencendo de forma espetacular o campeonato de 1987. Mais tarde, ainda seria segundo colocado nas 24 horas de Le Mans de 1991, sempre pela Jaguar. Nesse meio tempo, também compete com destaque nos Estados Unidos.

Roberto Moreno
Um dos pilotos mais queridos do Brasil, Moreno ficou marcado pelo emocionante segundo lugar no G.P. do Japão de 1990, fazendo dobradinha com o companheiro de longa data, Nelson Piquet. Entre 1982 e 1995, disputa 42 corridas da Fórmula 1, quase sempre por equipes pobres e de fim de pelotão. No fim dos anos 90, muda-se para os Estados Unidos, onde não demora a se tornar um piloto de ponta na IndyCar. Atualmente, está engajado no projeto da GT3 Brasil.

Maurício Gugelmin
Antes de alcançar a Fórmula 1, Maurício teve uma carreira recheada de vitórias. Entre seus triunfos, destacam-se o título da Fórmula 3 Inglesa em 1985 e a vitória no concorrido G.P. de Macau do mesmo ano. Em 1988, ganha sua chance na Fórmula 1, pela equipe March. No ano seguinte, termina num excelente terceiro lugar no G.P. do Brasil. Disputa 80 G.Ps. antes de abandonar a categoria, por falta de moticação. Depois, entre 1993 e 2001, corre na Fórmula CART, conseguindo vários resultados de relevo.

Christian Fittipaldi
Sabe aquele jogador de futebol veterano que já jogou em tudo o que é time? Pois Christian é o cigano do automobilismo brasileiro. O currículo dele é impressionante. Vejam só: após conquistar várias vitórias no kart, Christian corre de Fórmula 3, Fórmula 3000 (onde é campeão em 1991), Fórmula 1, CART, ChampCar, Nascar, Grand-AM, Le Mans Series, Stock Car e - ufa! - até A1GP. Agora, só falta a Fórmula Truck, não é mesmo?

Luciano Burti
Embora se destaque mais atualmente como comentarista de TV, Burti merece menção. Afinal, ele foi durante três anos - entre 2002 e 2004 - piloto de testes da Ferrari, justamente na fase áurea da equipe vermelha. Além disso, Burti também conquistou um vice-campeonato na Fórmula 3 Inglesa e participou de quinze Grandes Prêmios da Fórmula 1. Sua carreira na categoria poderia ter sido mais longa, mas o grave acidente no G.P. da Bélgica de 2001 limitou suas oportunidades.

Cristiano da Matta
Piloto de enorme carisma, "Kiki" venceu com enorme facilidade a ChampCar em 2002, ganhando uma chance na Fórmula 1 no ano seguinte. Infelizmente, a política burocrática da Toyota impede bons resultados, e Kiki abandona a categoria em meados de 2004. Antes disso, tem um desempenho espetacular no G.P. da Inglaterra de 2003, quando lidera mais de quinze voltas da corrida. Retorna à ChampCar e sofre um acidente quase fatal em 2006. Já recuperado, Kiki planeja agora sua volta às competições.

Helio Castroneves
Helinho foi, digamos assim, o 11º colocado da lista. Só ficou de fora porque - embora já tenha vencido duas vezes as 500 milhas de Indianapolis - ainda não conquistou nenhum título na carreira. Apesar disso, a carreira de Helinho é cheia de sucessos. Na CART, entre 1998 e 2001, ganhou seis provas e chegou a ser quarto no campeonato de 2001. Foi para a IRL junto com a Penske, em 2002. Desde então, além do bicampeonato em Indy, Helinho já venceu outras dez provas na categoria.

Tony Kanaan
A trajetória de Tony é um pouco oposta à de Helinho. Embora não tenha vencido ainda em Indianapolis, Tony tem no currículo o título da IndyLights em 1997 e - mais importante - o troféu de campeão da IRL, conquistado em 2004. No total, já triunfou doze vezes na IRL. Ao lado do amigo Rubens Barrichello, possui um heptacampeonato na tradicional 500 milhas da Granja Viana, um prova em que a experiência e o talento contam bastante.

Nelson Angelo Piquet
É, no momento, a grande esperança do automobilismo brasileiro. Até agora, sua carreira foi planejada de maneira minuciosa. Em 2008, vai estrear na Fórmula 1 pela Renault, como companheiro de equipe do bicampeão Fernando Alonso. Tendo um contrato de quatro anos com a equipe francesa, é esperado que Nelsinho conquiste um título até o fim do compromisso. Será que ele chega lá?

Agora, a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix tira férias e volta em janeiro, com uma lista completamente nova. Em breve, o Blog vai colocar uma enquete para a escolha do próximo tema. Vocês decidem! Ao longo do dia de hoje, o Blog volta comentando as principais notícias do dia. A partir de amanhã, o espaço entra de férias, mas vocês não precisam se preocupar. Vem aí o Desafio das Férias, para mantê-los bem ocupados!

Crédito das fotos:
Lewis Hamilton com a bandeira do Brasil - www.globoesporte.com/motor
Irineu Corrêa - www.obvio.ind.br/
Hermano da Silva Ramos - www.forix.com/
Bird Clemente - http://www.bandeiraquadriculada.com.br/
Luiz Pereira Bueno - http://www.bandeiraquadriculada.com.br/
Wilson Fittipaldi Jr. - http://www.f1velocidade.com.br/
Chico Serra - http://www.oglobo.com/
Raul Boesel - http://www.raulboesel.com.br/
Roberto Moreno - http://www.gptotal.com.br/
Maurício Gugelmin - http://www.portalbrasil.net/
Christian Fittipaldi - http://www.br.geocities.com/
Luciano Burti - http://www.motorsport.com/
Cristiano da Matta - http://www.speedtv.com/
Helio Castroneves - http://www.motorcar.com.br/
Tony Kanaan - http://www.cantoni.org/
Nelsinho Piquet - http://www.lance.com.br/

8 comentários:

Anônimo disse...

Gustavo, parabéns pela qualidade dos textos e pela lista bem elaborada. Só discordo da inclusão prematura do Nelsinho Piquet na lista das menções honrosas, teve muita gente que fez mais do que ele, como por exemplo o Alex Dias Ribeiro. De resto, muito boa a escolha dos nomes e das fotos. Ter colocado o Irineu Correa foi um golpe de mestre, eu jamais tinha ouvido falar dele mas agora já sei quem é.

O Desafio das Férias, o que vem a ser? Acompanha Fórmula 1 a trinta anos mas não tenho boa memória. Espero que não seja algo no estilo Capeli, que só aqueles muitos viciados conseguem resolver tudo!

Boas férias, boas festas e bom descanso.

Gui Vieira disse...

O Brasil já teve muitos pilotos bons na sua história, vamos torcer agora para que o Bruno Senna e o Nelsinho honrem todos os grandes heróis do passado!

Vitor disse...

Tá aí Gustavo, um profundo conhecedor de F-1!! Como diria o Galvão, "ééééé amigo, sabe tudo esse Gustavo!!!"

Como única ressalva, só acho que o Helinho devia ganhar menção honrosa também por ser o mais novo dançarino da praça, hahahaha!

Gustavo, meu caro, se quiser dá uma passada lá no Motor Haus depois!

Abraço!

Anônimo disse...

Bem, resumindo o comentário em poucas palavras: desses todos aí, sou muito mais o grande RRRRRoberto Pupo Moreno!!!!! rs..

Anônimo disse...

Bom, como disseram aih em cima, sou mais o grande RRRRRoberto Pupo Moreno!!!!! O segundo lugar dele no Japão seguido do choro eh de emocionar!
So duvidei da escolha do Raul Boesel, pq pra mim nunca foi grande piloto (na F-1 nem preciso falar, na Indy foi ofuscado por feitos de outros brasileiros), mas como conseguiu titulos em outras categorias ateh entendo q ele seja citado.

Blog F1 Grand Prix disse...

Obrigado por todas as mensagens!

Aurélio: Valeu mesmo pelos elogios! O Alex Dias Ribeiro estava na lista, mas acabei optando por tirá-lo para incluir o Irineu Corrêa. Sobre o Desafio das Férias: fique tranqüilo porque o nível de dificuldade vai variar de acordo com o desafio (sim, vão ter mais do que um). Espero que agrade viciados e nem tão viciados! Por fim, tudo de bom para você também, e obrigado por todas as suas participações ao longo deste ano!

Maurício e Leandro: Se a lista fosse "Os Meus Dez Pilotos Brasileiros Preferidos" daria Roberto Moreno em primeiro, com Cristiano da Matta em segundo. Assim como vocês, também sou um grande fã do "Baixo". Sobre o Raul Boesel: a inclusão dele tem mais a ver mesmo com o sucesso no Mundial de Marcas e em Le Mans. Na Fórmula 1 e na Indy, ele não teve tantos bons resultados assim...

Grande abraço a todos!

Gustavo Coelho

Felipe Maciel disse...

O Nelsinho está começando agora, e tem tudo pra ganhar uma posição de destaque na lista daqui a alguns anos. Tomara...

Net Esportes disse...

De todos aqui o Hélinho e o Tony entrariam na minha lista dos 10 mais..... mas a minha opinião envolve um gosto pessoal !!!!!