segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Weekend Update - IRL, Nascar e Balanço dos Palpites

A corrida da IRL foi uma daquelas que você fica com remorso de ter perdido. No super-oval de Michigan, a prova teve momentos de animação do início ao fim, incluindo alguns fortes acidentes, capotagem do líder do campeonato e Danica Patrick perdendo a chance de vencer no final por conta de um problema mecânico.

Perdi tudo por causa da chuva, que atrasou a largada. A Rede Bandeirantes colocou Raul Gil no ar e eu não ia ficar assistindo o programa dele sem nenhuma garantida de que a emissora passaria a corrida. Até agora, ainda nem sei se a Band realmente transmitiu ou não a prova.

Se optou por cortar a transmissão da IRL - o que não seria novidade, certo? - azar da Bandeirantes. Porque a prova da categoria foi a melhor do ano. No início, o líder do campeonato, Dario Franchitti, largou da pole e parecia ter o carro mais rápido do grid.

Ele chegou a perder tempo na sua primeira parada de pit stop, quando deixou morrer o motor. Mas não demorou muito a estar de volta na briga pela ponta. Os carros corriam muito próximos um do outro e um acidente parecia questão de tempo.

E, quando ele aconteceu, envolveu uma dupla de brasileiros: Vítor Meira e Helio Castroneves. Helinho estava na frente e, ao abrir uma linha mais por fora, não viu a aproximação de Vítor. Os dois se tocaram e foram lançados violentamente contra o muro.

Nenhum dos dois se machucou, mas a batida chegou a assustar. Nada comparado, porém, ao acidente que aconteceria mais para frente na prova, envolvendo Dario Franchitti e Dan Wheldon. Os dois se tocaram no meio da reta e o carro do escocês levantou vôo.

Na seqüência, Franchitti ainda seria atingido por Scott Dixon, que vinha logo atrás. Ed Carpenter, Tomas Scheckter e A.J. Foyt IV também bateram no meio da confusão. Todos saíram, com muita sorte, ilesos da carambola.

Quando a poeira baixou, a disputa se resumia ao trio da Andretti Green, Tony Kanaan, Marco Andretti e Danica Patrick, além do bi-campeão Sam Hornish Jr. e do americano Scott Sharp. Para azar do escriba do Blog - que havia apostado nele - Hornish Jr. foi o primeiro a deixar a briga, com problemas mecânicos.

Danica, por sua vez, tinha a melhor chance de vitória de sua carreira. Mas um pneu furado arruinou a corrida da piloto, para seu desgosto e de toda a arquibancada. Ela ainda voltaria uma volta atrás dos líderes, para terminar em sétimo.

Lá na frente, Tony Kanaan segurou seu companheiro Marco Andretti e recebeu a bandeirada com apenas alguns centésimos de vantagem. Apenas sete pilotos completaram a prova, que foi um verdadeiro teste de resistência.

No campeonato, Dario Franchitti ainda lidera. Ele tem 494 pontos, contra 470 de Scott Dixon. Tony Kanaan é o terceiro, com 413. Helio Castrovens aparece em sétimo, com 336, Danica Patrick em sétimo, com 323, e Vítor Meira em 12º, com 265.

A seguir, a classificação da corrida:

1. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 200 voltas em 2h49:38.050s
2. Marco Andretti/Estados Unidos/Andretti Green, a 0.059s
3. Scott Sharp/Estados Unidos/Rahal Letterman, a 0.386s
4. Kozuke Matsuura/Japão/Panther, a 0.470s
5. Buddy Rice/Estados Unidos/Dreyer & Reinbold, a 4.909s
6. Ryan Hunter-Reay/Estados Unidos/Rahal Letterman, a 10.011s
7. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, a 1 volta

O impressionante acidente de Dario Franchitti pode ser visto no vídeo abaixo:



A próxima etapa da IRL está marcada para o dia 11 de agosto e será no Kentucky Speedway.


Por fim, a Nascar correu no chatíssimo circuito de Pocono, na Pensilvânia. Criticado até pelos pilotos, o autódromo é considerado o mais monótona do calendário. A pista, um tri-oval meio estranho, tende a deixar os carros afastados um do outro.

Achar um bom acerto é difícil, mas quem pega a manha do circuito acaba se destacando do resto. Foi isso o que aconteceu com o campeão de 2004, Kurt Busch (à esquerda), que dominou a prova e venceu com enorme facilidade.

Na seqüência, ficaram o queridinho da torcida, Dale Earnhardt Jr., e a aposta do Blog, Denny Hamlin. Depois, completando o top 5, vieram o líder do campeonato, Jeff Gordon, e o atual campeão, Jimmie Johnson. Juan Pablo Montoya fez boa corrida, andando boa parte do tempo entre os dez primeiros. No final, caiu para 16º, posição em que terminou.

No campeonato, Jeff Gordon lidera com 3236 pontos. Ele tem uma vantagem confortável para o vice-líder, Denny Hamlin, que tem 2870. Na seqüência, aparecem Matt Kenseth (2825), Jeff Burton (2763) e Tony Stewart (2749). Juan Pablo Montoya (à direita) tem 2132 pontos e está em 18º. Por enquanto, o colombiano vai levando o título de rookie of the year (novato do ano).

A próxima corrida da Nascar será, para variar, logo na semana que vem. Agora, a próxima sede é a histórica pista de Watkins Glen, que recebeu a Fórmula 1 várias vezes durante as décadas de 60 e 70. Num circuito misto, irá Juan Pablo Montoya aprontar uma surpresa?


É chegada a hora do temido Balanço dos Palpites. Na Fórmula 1, o vexame continua. Em quatro tentativas, errei todas. Pior: em todas, chutei aquele que acabou sendo o pior dos quatro pilotos que disputam o título.

Dessa vez, a vítima da minha secada acabou sendo Felipe Massa. Pelo visto, confiar na minha intuição não vale tanto a pena. Da próxima vez, vou lustrar bem minha Bola de Cristal antes de dar o palpite.

No mais, até que não fui mal. Vejamos:

FÓRMULA 1 - Vencedor: Lewis Hamilton. Palpite: Felipe Massa (13º)
GP2 - Vencedores: Adam Carroll e Javier Villa. Palpites: Lucas di Grassi (quarto e quarto) e Luca Filippi (abandono e 16º)
IRL - Vencedor: Tony Kanaan. Palpite: Sam Hornish Jr. (abandono)
Nascar - Vencedor: Kurt Busch. Palpite: Denny Hamlin (terceiro)
WRC - Vencedor: Marcus Grönholm. Palpite: Marcus Grönholm (na mosca)

Marcus Grönholm me salvou de zerar pela segunda semana consecutiva. Passei perto com di Grassi e Hamlin. Não contava com o problema mecânico de Hornish Jr. que o tirou da briga. Mas chutei longe demais com Massa e Filippi.

Em suma, um fim de semana como qualquer outro. O jejum na Fórmula 1, porém, já começa a me incomadar. Vou pensar muito bem antes da próxima vez.

Até o fim do dia, o Blog volta comentando as notícias do dia.

5 comentários:

Anônimo disse...

que porrada do franchiti! jurava que tinha se quebrado todo...

Anônimo disse...

Kra, q merda! É a segunda vez q a Band resolveu passar a corrida mas São Pedro naum colabora! Perdemos uma grande corrida, e pelo jeito vou ter q assinar urgentemente a BandSports!
E o Franchitti, naum aprendeu a dar looping com o Christian Fittipaldi...

Anônimo disse...

Blog muito bom ver vídeos postados aqui, ainda não tinha visto isso aqui hehe. Pois é eu também fiquei aguardando a Band passar a IRL mas não rolou hehehe.

Felipe Maciel disse...

Também não assiti à etapa.
Demoraram tanto que eu desisti. Depois voltei e também nada.
Sei lá, acho que eles não transmitiram.

Enfim, o acidente foi incrível e o mais espetacular foi ver que todo mundo saiu sem se ferir, sobretudo o escocês.

Anônimo disse...

Sobre a IRL, a Bandeirantes passou a corrida na íntegra no PlayTV, gostei da corrida, achei que o Dario ia se estrepar todo, daí desviram o carro e ele sai andando... incrível.