segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Weekend Update - GP2 e WRC

Antes de tudo, o escriba do Blog precisa pedir desculpas por dois motivos. Primeiramente, pelo enorme atraso desse post, que deveria ter sido publicado durante a tarde de ontem. E, também, por ter posto aqui, no Blog, o horário errado do VT da segunda corrida da GP2.

É culpa minha sim porque resolvi acreditar no Sportv. Bem-feito para mim. A programação do canal na Internet e na NET digital não estava correta. Já era de se esperar. Assim, pela terceira ou quarta vez nesse ano, peguei a bateria final da GP2 pelo meio.

Quando liguei, já haviam sido completadas dez das 28 voltas da corrida. Na ponta estava Javier Villa, um espanholzinho de 19 anos que possui um enorme potencial. Na segunda posição, vinha Adam Carroll, vencedor da bateria de sábado e que havia saído de oitavo no grid. Como ele chegou na vice-liderança, não sei.

Na seqüência, aparecia o espanhol Roldán Rodríguez. Até o final, a ordem dos três primeiros não se alterou. Assim, Villa conquistou sua terceira vitória do ano. Ele vem se transformando no rei das corridas de domingo, quando o grid é invertido.

Atrás daqueles que terminaram no podium, porém, a corrida foi bem animada. Com um carro visivelmente mais lento, o brasileiro Lucas di Grassi segurou a dupla da iSport, Timo Glock e Andreas Zuber. Os dois pilotos da melhor equipe do campeonato acabaram ficando para trás por causa de problemas diferentes.

Primeiro, Zuber saiu da pista na curva 14 do circuito de Hungaroring. Ao tentar voltar sem perder muito tempo, meteu o pé no acelerador. Não deu outra: o carro tracionou demais e o austríaco rodou.

Ainda assim, Zuber conseguiu voltar para terminar em sexto, beneficiado pelo abandono do companheiro, Timo Glock (à esquerda). O alemão, líder do campeonato, quebrou a poucas voltas do final. Ao que parece, teve problemas de câmbio.

Lucas di Grassi fechou mesmo em quarto, seguido do espanhol Borja Garcia. Zuber, como já dito, terminou em sexto, completando a zona de pontuação. Os outros brazucas receberam a bandeirada lá atrás: Bruno Senna foi o 12º e Alexandre Negrão, o 13º.

Com os resultados de Hungaroring, a luta pelo campeonato ficou acirrada. Timo Glock ainda lidera, com 55 pontos. Mas Lucas di Grassi (à direita) está colado, com 54. Os dois se distanciaram do resto.

Os mais próximos adversários são o italiano Luca Filippi, com 35, e o japonês Kazuki Nakajima, com 33. Bruno Senna caiu para décimo, com 24, enquanto Alexandre Negrão não passa de 22º. Xandinho tem um solitário ponto. A seguir, a classificação da corrida:

1. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, 28 voltas em 42:29.159s
2. Adam Carroll/Irlanda/FMS, a 0.662s
3. Roldan Rodriguez/Espanha/Minardi by Piquet, a 4.455s
4. Lucas Di Grassi/Brasil/ART, a 13.300s
5. Borja Garcia/Espanha/Durango, a 16.498s
6. Andreas Zuber/Áustria/iSport, a 17.307s
7. Giorgio Pantano/Itália/Campos, a 19.071s
8. Mike Conway/Inglaterra/Super Nova, a 19.914s
9. Vitaly Petrov/Rússia/Campos, a 27.589s
10. Kohei Hirate/Japão/Trident, a 32.429s
12. Bruno Senna/Brasil/Arden, a 52.926s
13. Alexandre Negrão/Brasil/Minardi by Piquet, a 56.223s

A corrida da GP2 foi, como sempre, muito animada. Logo abaixo, alguns momentos da prova:



A GP2 segue com um calendário idêntico ao da Fórmula 1. As próximas etapas serão na Turquia, em Istambul Park, mais uma vez como preliminar na categoria principal. As corridas estão marcadas para os dias 25 e 26 de agosto.


Infelizmente, fiquei sem assistir a nenhum dos três programas que a ESPN mostrando os melhores momentos do Rally da Finlândia. Apesar de não acompanhar o WRC de perto, acertei o vencedor. Deu Marcus Grönholm na cabeça.

O finlandês, correndo em casa, ganhou com uma vantagem de pouco mais de 24 segundos para o seu companheiro de equipe e compatriota Mikko Hirvonen. A dupla da Ford não deu chances a ninguém, incluindo o atual tri-campeão Sebastien Loeb, que teve de se contentar com o terceiro lugar.

O melhor piloto da Subaru foi o australiano Chris Atkinson, da Subaru. Na seqüência, completando a zona de pontuação, aparecem Henning Solberg (Ford), Xavier Pons (Subaru), Urma Aava (Mitsubishi) e Mads Ostberg (Subaru).

Com os resultados desse fim de semana, Marcus Grönholm (à direita) ampliou sua vantagem no campeonato. Ele tem 75 pontos, contra 62 de Sebastien Loeb. Mikko Hirvonen também não está longe, com 57. A seguir, a classificação do Rally da Finlândia:

1. Marcus Gronholm/Finlândia/Ford, 2h57:26.1s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 24.2s
3. Sebastien Loeb/França/Citröen, a 1:09.9s
4. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 3:02.8s
5. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 4:29.4s
6. Xavier Pons/Espanha/Subaru, a 7:00.5s
7. Urma Aava/Finlândia/Mitsubishi, a 7:39.6s
8. Mads Ostberg/Noruega/Subaru, a 9:31.9s
9. Guy Wilks/Inglaterra/Ford, a 9:39.4s
10. Matthew Wilson/Inglaterra/Ford, a 11:13.4s

Logo abaixo, um vídeo com alguns momentos do Rally, tirados do primeiro dia:



A próxima etapa do WRC será o Rally da Alemanha, entre os dias 17 e 19 de agosto.

Em instantes, o Blog volta comentando as corridas da IRL e da Nascar. Na segunda e última edição do Weekend Update, teremos também o Balanço dos Palpites. Até já!

4 comentários:

Anônimo disse...

os resultados eu já sabia, mas valeu pelos vídeos!!!! Aliás, seu blog é muito bom, parabéns!!!

Anônimo disse...

O Lucas Di Grassi vem conseguindo resultados incríveis com esse carro ruim que ele tem. O Timo Glock tem uma equipe muito melhor mas é completamente irregular. Uma corrida ele ganha, na outra quebra, na outra ganha de novo, na outra bate e assim por diante. Se continuar, vejo o Lucas com ótimas chances de conquistar o campeonato no final do ano.

Abs,

Maurício - RJ

Blog F1 Grand Prix disse...

Arnaldo,

Muito obrigado pelos elogios! Comente sempre que quiser. Se tiver alguma sugestão, pode mandar por aqui, nos comentários, ou para o meu e-mail que aparece na descrição do Blog.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Não consigo gostar desse Javier Villa. Pra mim ele parece muito mais um aproveitador do fato de largar em primeiro, e nessa corrida caiu no colo dele outra vez, já q ele caiu pra terceiro na largada mas dpois de um tempo os 2 primeiros se enroscaram e o Villa se aproveitou disso.
Destaque ainda pro Lucas Di Grassi, q parece levar o carro limitado ao limite.
Ateh!