quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Um ano de Kubica

No circuito de Hungaroring, na próxima etapa da Fórmula 1, Robert Kubica completará seu primeiro ano como piloto titular de uma equipe da categoria máxima do automobilismo. Para quem não se lembra, foi exatamente nesta corrida, no ano passado, em que o polonês estreou ao substituir o canadense Jacques Villeneuve, demitido por baixo rendimento.

Naquele G.P., Kubica terminou em sétimo. Mas acabou desclassificado por seu carro estar abaixo do peso mínimo. O comentário, na época, foi que o polonês, por inexperiência, esqueceu de sujar os pneus na volta de desaceleração após a bandeirada. Ao seguir na linha normal de corrida, não passou sobre os detritos de borracha que fazem a diferença na pesagem. Um típico erro de novato.

De lá para cá, porém, Robert já amadureceu bastante. Até agora, foram 15 corridas na principal categoria do automobilismo mundial, incluindo 30 pontos e um podium. Não foi só por conta dos resultados, entretanto, que o polonês apareceu nas manchetes ao redor do planeta.

No G.P. do Canadá deste ano, Kubica deu um susto em todos após sofrer um pavoroso acidente. Acredito que não preciso descrevê-lo: ele ainda está na memória de todos os que assistiram aquela corrida. Milagrosamente, o piloto da BMW saiu andando do hospital.

O episódio, de forma surpreendente, fez Robert crescer como piloto. Desde que voltou, o polonês tem mostrado uma evolução impressionante. Depois de começar o ano perdendo em pontos e nas disputas de classificação para o companheiro Nick Heidfeld, Kubica virou o jogo.

Nas últimas três etapas da Fórmula 1, após ficar de fora em Indianapolis por conta da pancada, o polonês vence Heidfeld em pontos - 12 a 10 - e em posições de grid: 2 a 1. Nada espetacular, é verdade. Mas o acidente serviu para acordar o piloto que havia encantado a todos em 2006.

Saudado de cara como um "futuro campeão", Robert caiu muito de produção no início dessa temporada. Mas agora parece ter se recuperado. Ainda está longe de disputar um título - principalmente, devido às limitações de seu carro. Mas já mostra potencial para, no mínimo, transformar-se num ganhador de G.Ps. Sem exageros.

Ainda hoje, o Blog retorna comentando as principais notícias do dia. Antes, gostaria de agradecer ao Rafael Lopes, pela divulgação em seu ótimo blog. A todos os outros, até já!

Em tempo: a expressão "Ganhador de G.Ps." foi tirada de um de meus livros de cabeceira, Fórmula 1 - Pela Glória e Pela Pátria, do excelente jornalista Eduardo Correa.

7 comentários:

Anônimo disse...

concordo com voce, blog. o kubica é bom de bota. ele é um dos pilotos que eu consigo ver, no futuro, ganhando um campeonato da fórmula-1.

Anônimo disse...

tem algum vídeo da batida dele?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Siga esse link daqui, que eu quase coloquei no post:

http://br.youtube.com/watch?v=hkqahGb1OME&mode=related&search=

Grande abraço!

Anônimo disse...

kubica é bom sim mas ainda não acho que ele seja capaz de ganhar corridas

Anônimo disse...

Eu esperava mais do Kubica esse ano, achei q ele ia já ia conseguir mais alguns pódios...mas como esse ano a Mclaren e a Ferrari estão se sobressaindo muito, deixei pra lá.
Ei Blog, essa expressão "Ganhador de GPs" vc tirou do livro "F-1: Pela Glória e Pela Pátria" ou saiu sem querer?

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Eu já li esse livro tantas vezes que nem percebo mais quando uso expressões como essa. Vou dar uma corrigida no texto e colocar os créditos que o escritor merece.

Um grande abraço!

Felipe Maciel disse...

Normalmente se um acidente muda no desempenho de um piloto, muda para pior e não para melhor. O Kubica revolucionou o negócio, inverteu tudo, inexplicavelmente.