terça-feira, 31 de julho de 2007

Caso de espionagem vai à Corte de Apelações

Como esperado, a pressão da Ferrari e da imprensa italiana fez um pouco de efeito. Ao menos, conseguiram que a decisão do Conselho Mundial da FIA não seja, ainda, definitiva. Antes, o veredito terá de ser aprovado pela Corte de Apelações da entidade, que vai manter ou alterar o entendimento da reunião da semana passada.

No caso de espionagem que abalou a Fórmula 1, a equipe McLaren foi acusada de ter sob sua posse dados conseguidos ilicitamente de seus grandes rivais da Ferrari. O imbróglio, aos poucos, foi se tornando uma bola de neve. Na reunião do Conselho Mundial da FIA, esperava-se, no mínimo, uma pesada multa para o time inglês.

A decisão, porém, deixou a Ferrari compreensivelmente transtornada. No entendimento dos dirigentes que participaram da reunião, a McLaren foi considerada culpada. Mas, apesar disso, não recebeu nenhum tipo de punição.

Nos últimos dias, chegou-se a levantar a hipótese da Ferrari entrar com um processo na Justiça Comum da Itália. Chance que, aliás, ainda não foi descartada. A probabilidade desta tentativa dar certo, entretanto, é bem baixa, uma vez que o judiciário de um país, em tese, não tem poder para interferir na decisão de uma organização internacional como a FIA.

A pressão do time italiano, porém, surtiu efeito e o presidente da entidade, Max Mosley, decidiu estender o caso à Corte de Apelações. Em audiência ainda a ser marcada - mas que, provavelmente, será no fim de agosto - a Ferrari terá a oportunidade de expor seus argumentos, algo que não foi possível na reunião do Conselho Mundial.

Como é de se esperar, os dirigentes da equipe vermelha aplaudiram a decisão de Mosley, que causará ainda mais constrangimentos à McLaren. O time inglês, por sua vez, não se intimidou e chamou sua nova convocação de "perda de tempo". Certo, mesmo, é que a equipe de Ron Dennis, mais uma vez, está correndo intenso risco de uma severa punição por parte da FIA.

A entidade faz certo ao levar o imbróglio à Corte de Apelações. Considerando seu grau de importância, o caso de espionagem deve ser estudado de forma minuciosa. E, mesmo que não seja culpa da equipe inteira, a McLaren merece algum tipo de punição.

Suspender ou expulsar o time do campeonato é drástico demais, admito. Mas culpar sem punir não vale. Pelo menos, a turma de Ron Dennis deveria receber uma pequena multinha de alguns milhões de dólares. Quando sente o prejuízo no bolso, uma equipe de Fórmula 1 geralmente aprende a lição.


Os otimistas de plantão - eu, incluso - que sonhavam com uma corrida de Fórmula 1 em Jacarepaguá já podem ir tirando seus cavalinhos da chuva. O prefeito do Rio, César Maia, declarou ao ótimo blog do Rafael Lopes que a cidade até tem interesse em realizar uma etapa. Entretanto, não faz contato com o chefão Bernie Ecclestone desde julho de 2003.

A notícia, além de triste, é preocupante. Porque uma das principais razões - senão a mais importante - para reformar o autódromo era a de que estaríamos preparando-o para uma etapa da maior categoria do automobilismo mundial.

Sem a Fórmula 1 por perto, Jacarepaguá corre o risco de passar do estado atual de simples degradação para o de total abandono. Uma pena, porque trata-se de uma praça com um enorme potencial de geração de lucro para a cidade do Rio de Janeiro.

Todo ano, São Paulo gasta algo em torno de 24 milhões de reais para deixar Interlagos pronto para receber a Fórmula 1. E, depois que a categoria vai embora, estima-se que o retorno seja da ordem de 72 mi. Ou seja, para cada real investido, três voltam.

Considerando que o autódromo José Carlos Pace tem crônicos problemas de ondulação no asfalto - que, de tempos em tempos, precisa ser reformado - os gastos para manter Jacarepaguá em ordem poderiam ser menores. Some-se a isso o maior potencial turístico que, modéstia à parte, o Rio de Janeiro possui, e o lucro para a cidade poderia ser fenomenal.

Infelizmente, a pista carioca está sendo sub-aproveitada. Esperar que as autoridades transformem Jacarepaguá num autódrmo de primeiro mundo pode até ser demais. Mas uma reforma, no mínimo, precisa ser feita no circuito. Em caráter emergencial.


Passou completamente desapercebida, ontem, a notícia de que a Renault está investindo a bagatela de 50 milhões de dólares num novo departamento aerodinâmico em sua sede, na cidade inglesa de Enstone. Para aqueles que acham que o time de Flavio Briatore está morto, soa como um aviso. Algo como "esperem por nós. Em 2008 estaremos de volta".

Na temporada passada, a equipe francesa atrasou o desenvolvimento do modelo deste ano, concentrando-se na luta pelos dois campeonato que disputavam. Deu certo. Fernando Alonso foi campeão de pilotos e a Renault ganhou o título de construtores.

Neste ano, porém, o time vem tendo um desempenho sofrível. Com isso, mudaram a tática e estão fazendo o inverso: deixaram de lado o aperfeiçoamento do carro de 2006, concentrando-se desde o primeiro terço da temporada no modelo do próximo ano.

O setor técnico da Renault, liderado por Pat Symonds, é competente e não deve ser subestimado. Com o investimento multi-milionário, então, os engenheiros têm tudo para conseguir que a equipe dê um salto no ano que vem. Resta só contar com a ajuda dos pilotos.

Heikki Kovalainen têm evoluído, é verdade. Mas Giancarlo Fisichella vem contaminando a Renault com seus desempenhos irritantemente medianos. Se o italiano for dispensado e Nelsinho Piquet entrar no seu lugar com "fome de bola" - como diriam os antigos speakers - aí, sim, o time francês poderá sonhar em voltar aos seus dias de glória.


Uma notícia saída ontem à noite mas que já ficou velha nessa altura é a de que Nelson Piquet, o pai, terá de fazer aulas no Detran para recuperar sua carteira de motorista, suspensa após alcançar a incrível marca de 128 - eu disse 128!!! - pontos. Pelo menos durante algumas semanas, o tri-campeão não poderá ficar atrás de um volante nas ruas de sua querida Brasília.

Ao mesmo tempo, seu grande companheiro de pista e de vida, Roberto Moreno (à direita), anuncia sua volta ao automobilismo brasileiro. Essa, sim, deveria ser uma notícia bastante comentada. Ele irá correr na categoria GT3 Brasil, pilotando uma Ferrari F430. Toda sorte ao "Anão" nessa sua nova empreitada.

O Blog volta nesta quarta com a seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Amanhã, o número cinco da lista das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. E, ao longo do resto do dia, comentários sobre as principais notícias do automobilismo. Nos vemos logo mais!

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou que nem voce, Blog.

Torço por Jacarépagua mas sei que não vai dar certo.

Ficamos na espectativa de melhoras. Não há nada que a getne possa fazer contra esse prefeito.

Abs,

Maurício - RJ

Anônimo disse...

está aí um piloto com que eu simpatizo. boa sorte, moreno! estou torcendo por você. só não vá chorar se ganhar a corrida rsrsrs

Anônimo disse...

Tal qual Jack o estripador, vamos por partes..... 1 A estratégia da Ferrari no caso me parece ser a de deixar a Mclaren com a faca no pescoço até o fim do campeonato (talvez tentando impedir que algo "roubado" possa ser usado. Acho que esta pressão toda é só pra isso e quem sabe fazer a Mclaren perder alguns milhõeszinhos de dólares). 2 O traçado original de Jacarepagua, ao que me parece, ja foi destruido, e a possibilidade de ver a pista inteira da arquibancada, que era outro grande atrativo, também ja foi pro espaçõ. É triste, mas acho que em jacarepagua, nunca mais teremos F1. 3- acredito também que a Renault ja esta trabalhando pro ano que vem, só não sei se eles vão querer ter 2 pilotos com pouca experiencia e se a decisão for Manter o Fisico, ou mesmo contratar alguem mais experiente não vai ter vaga pro Nelsinho que ao meu ver tá mesmo é indo pra Willians..... e por fim, Piquet pisou na bola por ter "conquistado" todos estes pontos (não sei se foi tudo o que vc falou, pois o JN da Rede Globo falou em 29 pontos)mas foi muito legal ve-lo assumindo isso, pois pra quem tem R$$$$$ e fama não é dificil transferir estes pontos, e no caso do Moreno só posso desejar sorte, pois alem de competente é um cara muito simpatico.

Blog F1 Grand Prix disse...

Pantaneiro,

Obrigado pela opinião!

A informação dos 128 pontos do Piquet está no site do Detran. Nosso tri-campeão só confirmou 29 desses pontos. De repente é um erro do Detran, mas nunca se sabe...

Grande abraço!

Felipe Maciel disse...

Com 128 pontos dá pra ganhar mais um título, o Piquet deve estar atrás do tetracampeonato...

Sobre o caso da espionagem, acho que temos uma data marcada para o fim da confusão. Agora, ou vai, ou racha. É tudo ou nada. E ponto final.

Depois só resta saber como ficam Stepney e Coulghan nessa história.

Anônimo disse...

Ta mais facil acreditar no Detran.... realmente é como disse o Felipe Maciel.....ele deve estar querendo o TETRA...