sábado, 4 de agosto de 2007

Surpresa: Alonso é punido e perde pole

O escriba do Blog passou o dia fora crente que nada de mais importante aconteceria nesse sábado. Mas não é que os comissários da FIA - sempre imprevisíveis - resolveram tirar a pole de Fernando Alonso? Uma decisão, no mínimo, discutível.

Afinal de contas, há como provar, sem sombra de dúvidas, que o espanhol prejudicou seu companheiro de equipe deliberadamente? Pelas imagens de televisão, não dá para ter certeza. Acontece que os comissários analisaram, além do vídeo, as conversas de rádio de Alonso com a equipe.

E essas informações devem ter definido a punição. Como público e imprensa (ainda) não tiveram acesso a elas, não existe como afirmar se a decisão foi justa ou não. Mas, ao que tudo indica, Fernando jogou sujo, sim, com Hamilton. Por isso, foi rebaixado de seu primeira colocação no grid e largará de sexto.

Além disso, a McLaren também foi punida. Justo. Porque, não importando se foi culpa de Alonso ou de Hamilton - como chegou a ser cogitado - certo, mesmo, é que o time cometeu o erro junto. E, por causa da bobagem, não terá computados os eventuais pontos marcados amanhã no Mundial de Construtores.

Aliás, não me perguntem sobre o critério da decisão. Ele simplesmente não existe. Por que Alonso caiu para sexto e não para quinto ou sétimo? Quem definiu quantas posições ele perderia? Nenhuma dessas perguntas têm respostas.

Sem o respaldo do regulamento - que, provavelmente, não prevê situações como a de hoje - os comissários resolveram inventar. Em vez de levar Alonso ao final do grid ou fazê-lo cair dez posições no grid, como é normal, o espanhol perderá apenas cinco lugares.

Tudo bem, a opinião geral é que ele merece mesmo a punição. Mas, urgentemente, a FIA precisa criar um padrão para esse tipo de punição. Ir levando de caso a caso só dá certo até algum ponto.

Em instantes, o Blog volta analisando as outras categorias que estiveram em atividade nesse sábado. Nos vemos já!

Edit: Sabem quem se deu melhor nessa história toda? Kimi Raikkonen. Ele seria quarto e estaria, portanto, no lado sujo da pista. Saindo de terceiro, porém, tem ótima chance de pular para segundo logo na primeira curva. E, da maneira como a Ferrari vem largando bem nas últimas provas, pode até chegar a incomodar Lewis Hamilton.

7 comentários:

Anônimo disse...

se o fosse o schumi não tinha dado em nada. alguém duvida?:

Anônimo disse...

blog, independente se alonso fez ou não: se ele tivesse feito, vc acharia errado ou não?

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Na minha opinião, qualquer piloto que fica parado no box para prejudicar um adversário está praticando uma atitude anti-desportiva.

Por isso, se for provado que Alonso fez de propósito, o espanhol merece a punição sim.

Só disse que a decisão é discutível porque não há como ter total certeza.

Mas, ao que parece, Alonso tentou ser malandro. E, nessa vez, seu tiro saiu pela culatra.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Vejo incoerência nesta punição,Alonso
cruzou a linha faltando 2 segundos para o termino dos treinos. Como ele calculou isso? Não acredito que ele arriscaria tanto sobretudo estando só a 2 pontos do líder.
Marc

Anônimo disse...

Pois é, mas os critérios são estranhos msm...

Anônimo disse...

Os comissários da FIA encontraram uma maneira de punir Alonso e a McLaren, pela marmelada da semana passada, eu acho que é isso, eles ficaram esperando a oportunidade para poderem ter motivos pra punir as Mc's

Anônimo disse...

tomara que chova amanhã. com alonso e massa sainda de trás, ai sim a corrida sera emocionante rsrsrs