sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Resumo de uma pacata sexta-feira

Foi uma sexta-feira bem agitada no mundo do automobilismo, apesar do título engraçadinho. No dia de hoje, seis categorias que o Blog acompanha estiveram em atividades. E isso tirando ainda o Rally dos Sertões.

Vamos começar, então, com a competição off-road mais importante da América Latina. No dia de hoje, os pilotos que disputam o Sertões tiveram de encarar um percurso um tanto perigoso, com trechos de serra sem qualquer área de escape. A maioria das estradas utilizadas são praticamente abandonadas, o que aumentou ainda mais importância da navegação.

Entre as motos, o francês Cyril Despres (à esquerda) - bi-campeão do Rally Dacar e palpite do Blog - foi o mais rápido do dia. Ele assumiu, também, a ponta na classificação geral. O líder até ontem, o espanhol David Casteu, não passou de quarto, perdendo duas posições na tabela.

A especial foi boa para dois brasileiros. José Hélio terminou na vice-liderança, a apenas 36 segundos de Despres. Na tabela geral, Zé também está em segundo. Por sua vez, Jean Azevedo se recuperou após um péssimo primeiro dia. Hoje, ele foi terceiro, pulando para 11º na classificação.

Nos carros, a dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli (à direita) reinou mais uma vez. Pelo segundo dia consecutivo, os dois venceram a especial, disparando na liderença. Agora, têm aproximadamente 19 minutos de vantagem para João Antônio Franciosi/Eduardo Bampi, os vice-líderes. Em terceiro lugar na classificação geral aparecem Reinaldo Varela/Marcos Macedo.

Por fim, nos caminhões, o trio Edu Piano/Solon Junior/Davi Fonseca se isolou na dianteria após também vencer a segunda especial seguida. Eles têm quase 50 minutos de distância para qualquer outro competidor. A aposta do Blog, a equipe formada por André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto, vem em quinto.

Amanhã, os participantes dos Sertões encaram 485 km, sendo 358 de especial, entre Palmas (TO) e Alto Parnaíba (MA). O trajeto é inédito, e formado basicamente de estradas arenosas, com bastante erosão. Será a primeira de duas etapas "maratona", em que o auxílio dos mecânicos das equipes é proibido.


Em Kentucky, a IRL realizou o seu treino de classificação para a corrida que será na noite desse sábado. Hoje, quem se deu bem foi o brasileiro Tony Kanaan, que terminou o dia na pole. Ele foi o único a superar o líder do campeonato, Dario Franchitti, que largará de segundo. O escocês é o palpite do Blog.

Na terceira posição ficou uma surpresa: Scott Sharp, da Rahal-Lettermann. Na seqüência, vêm os dois pilotos da Ganassi, com Scott Dixon à frente de Dan Wheldon. Danica Patrick (à esquerda), Vitor Meira e Helio Castroneves vão largar juntinhos. Eles são, respectivamente, 11ª, 12º e 13º.

A corrida da IRL tem largada marcada para amanhã, às 19:30. A Rede Bandeirantes transmite. E pode ficar tranqüilos: dessa vez, não há previsão de chuva.

A Nascar, por sua vez, tradicionalmente faz seus treinos de classificação às sextas. Só que hoje choveu em Watkins Glen, o histórico circuito que é sede da etapa desse fim de semana da categoria. Assim, a ordem do grid foi definida pelas posições do campeonato.

Portanto, o pole é o líder da tabela, Jeff Gordon. Ele terá ao seu lado na primeira fila Denny Hamlin, com Matt Kenseth em terceiro. Juan Pablo Montoya sairá de 18º, apenas. Mesmo assim, o Blog continua apostando no colombiano como vencedor dessa corrida.

A etapa de Nascar em Watkins Glen será transmitida pelo Canal Speed. Pelo site da categoria, a prova tem largada marcada para as 14:00 horas de Brasília.



Por fim, outras quatro categorias entraram na pista nessa sexta, em sessões de treinos livres. A definição dos respectivos grids de largada será amanhã. As corridas, por sua vez, estão todas marcadas para o domingo.

No circuito de Road America, Sebastien Bourdais (à esquerda) - o palpite do Blog - sobrou no primeiro treino da ChampCar. O francês, recém-contratado pela Toro Rosso como titular em 2008, foi quase sete décimos mais rápido do que qualquer adversário. Will Power foi segundo, com Alex Tagliani logo atrás, em terceiro. O brasileiro Bruno Junqueira fechou na décima posição.

Em Silverstone, Maro Engel terminou com o melhor tempo combinado das duas sessões de treino realizadas nessa sexta. Atto Mustonen foi segundo, com Marko Asmer - líder do campeonato e aposta do Blog - em terceiro. Sam Bird, meu outro palpite, foi quinto. Alberto Valério fechou em nono, Mário Moraes em 16º e o novato Ernesto Otero em 23º.

Após o primeiro dia de atividades em Caruaru, Leandro Totti (à direita) terminou na ponta da tabela da Fórmula Truck. Minha aposta, Felipe Giaffone, foi bem e ficou em segundo. O primeiro colocado na tabela de pontos, Roberval Andrade, fez o sexto melhor tempo.

Finalmente, a estreante GT3 Brasil realizou mais um dia de treinos livres hoje, em Tarumã. Os melhores, mais uma vez, foram Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio. Em segundo ficou a dupla Walter Derani/Cláudio Ricci, seguidos de um dos meus palpites, Xandy Negrão/Andreas Mattheis. A outra dupla em que jogo minhas fichas, Roberto Moreno/Carlos Crespo, foi décima.


É tanta categoria correndo junta que quase não sobra tempo para falar da Fórmula 1. Mais cedo, comentei apenas a contratação de Sebastien Bourdais pela Toro Rosso nesse post. Mas o dia não teve nada de muito importante mesmo. Excluindo, é claro, a enésima vez em que Mika Hakkinen negou rumores sobre sua volta. Por favor, já chega desse assunto, não?

Ao longo do dia de amanhã, o Blog volta comentando os resultados e as atividades das categorias que entram na pista nesse sábado. Antes que eu me esqueça, não se esqueçam de votar na enquete sobre o próximo assunto da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Até mais!

Crédito das fotos:

Cyril Despres e Maurício Neves: Site oficial do Rally dos Sertões 2007(http://www2.uol.com.br/rallydossertoes/)
Danica Patrick: Site oficial da IRL (http://www.indycar.com/)
Nascar: Site oficial da Nascar (http://www.nascar.com/)
Sebastien Bourdais: Site oficial da ChampCar (http://www.champcarworldseries.com/)
Leandro Totti: Site oficial da Fórmula Truck (http://www.formulatruck.com.br/)

4 comentários:

Anônimo disse...

vai ter q trabalhar neste fim-de-semana hien blog kkkk

Anônimo disse...

como disse o anônimo aí encima, é bastante assunto para vc falar. Meus palpites das categorias que eu vejo:

i.r.l. - tony kanaan
cart - sebastian bourdais
nascar - jeff gordon

As outras não sei.
Um abraço.

José António disse...

Bom dia.

Belo blog.
Parabéns, de mais um aficcionado da velocidade.

Bom fim de semana
Cumprimentos

José António disse...

Olá, novamente. Estou a retribuir o link. O seu blog tb já está na minha lista.
Abraço