E não é que o chefão Ron Dennis resolveu vir a público para finalmente dar sua própria versão sobre o mega caso de espionagem que abalou a Fórmula 1? Já não era sem tempo. Antes, o principal dirigente da McLaren se mostrava acuado desde as primeiras denúncias contra o seu time, feitas há mais de um mês.
Em declarações dadas hoje, Dennis reclamou bastante da parcialidade da imprensa italiana. Alguns jornais que apoiram a Ferrari foram chamados de "anti-éticos" pela chefão da McLaren. Para ele, o time inglês foi "insultado" pelos periódicos da país da bota.
Esperar sobriedade da mídia da Itália, nessa altura do campeonato, é demais. Mas Ron até tem razão ao reclamar da atitude dos jornalistas italianos. Colocar sua opinião - mesmo que imparcial - é uma coisa. Mas aumentar ou exagerar notícias é desonesto, e alguns jornais italianos usaram, sim, desse artifício.
Além disso, Dennis usou o velho argumento da necessidade de não estragar o campeonato em virtude da atitude um solitário funcionário. Aí, Ron está errado. Não importa se o empregado agiu sozinho. Ele faz parte da McLaren e, se o delito foi grave, a equipe, como um todo, tem de ser punida.
A seguir, Dennis cai em contradição. Diz que a McLaren recebeu, sim, a informação de Nigel Stepney dando conta de que a Ferrari estaria usando assoalhos móveis ilegais em seus carros. Segundo Ron, "essa foi a única informação que recebemos de Stepney". Semanas antes, porém, Dennis mesmo havia dito que nada que o ex-funcionário passara havia sido aproveitado.
Sobre o tal dossiê enviado por Stepney, o chefão diz que ninguém na McLaren sabia de sua existência. Apenas, é claro, o ex-desenhista chefe do time, Mike Coughlan, prontamente afastado após ter sido descoberto com as informações em sua casa. No fim de sua entrevista, Ron fala que os avanços do time inglês "foram em decorrência apenas de pesquisa própria".
A defesa do dirigente da McLaren pode soar, para alguns, muito convincente. Mas ainda há pontos a serem questionados. O mais importantes deles: se os ingleses se beneficiaram da informação sobre os assoalhos móveis da Ferrari, por que não o fariam com o dossiê passado por Stepney mais tarde?
Ainda há muito o que ser estudado sobre o caso, e a FIA faz certo ao levá-lo à Corte das Apelações. Lá, a Ferrari irá apresentar a sua versão dos fatos. E a McLaren precisará se defender cara a cara com seus principais rivais.
Acreditar na total inocência da equipe de Ron Dennis é coisa de gente ingênua demais. O time inglês, no mínimo, merece uma punição por ter permitido que um alto empregado recebesse cópias ilegais de dados da principal escuderia rival. Suspensão, expulsão ou mesmo perda de pontos no campeonato são medidas que o Blog considera drásticas demais.
Mas a McLaren não pode escapar, ao menos, de uma bela multinha de alguns milhões de dólares. Como já falei aqui antes, uma equipe de Fórmula 1 só aprende uma lição quando sente, no bolso, o peso de seus erros.
Não é só na Fórmula 1 que o mercado de pilotos anda agitado. Na GP2, duas novas mudanças foram anunciadas já para a próxima etapa, neste fim de semana, no circuito húngaro de Hungaroring.
Na equipe BCN, o desconhecido finlandês Markus Niemala vai substituir o japonês Sakon Yamamoto (à esquerda), recém-promovido à Fórmula 1. Desde a última temporada, Niemala disputava a Fórmula Renault Inglesa, sem resultados espetaculares. Uma aposta de risco, portanto, do time espanhol, um dos lanternas da categoria-escola.
A Racing Engineering, por outro lado, promove mais uma dança das cadeiras. Após apenas duas etapas ao lado do time, o venezuelano Ernesto Viso foi chutado e cederá seu lugar ao espanhol Marcos Martinez (à direita). Oriundo da Fórmula 3 de seu país, Martinez era apenas o nono colocado no certame. Entra como piloto-pago e, assim, não deve se destacar muito.
Enquanto isso, na ChampCar, o veterano holandês Jos Verstappen (à esquerda) está prestes a ingressar na categoria. Sua patrocinadora particular, a Trust, está procurando equipes para se associar e, assim, fazer uma tentativa de entrar no mercado americano. Se fechar com algum time, a empresa já confirmou que coloca Verstappen como um dos titulares.
Enquanto isso, na ChampCar, o veterano holandês Jos Verstappen (à esquerda) está prestes a ingressar na categoria. Sua patrocinadora particular, a Trust, está procurando equipes para se associar e, assim, fazer uma tentativa de entrar no mercado americano. Se fechar com algum time, a empresa já confirmou que coloca Verstappen como um dos titulares.
Por sua vez, o atual líder do mundial de SuperBike, James Toseland (à direita), acertou sua entrada na MotoGP a partir do ano que vem. Numa jogada arriscada, ele fará parte da equipe-satélite da Yamaha, a Tech3. Não é, nem de longe, a melhor equipe da categoria. Mas o britânico parece motivado para um novo desafio. Que, é bom que se fale, será muito complicado.
A A1 GP se notabiliza por realizar corridas sempre no período do outono e inverno europeu, quando as principais categorias do automobilismo estão de férias. Para quem não sabe, trata-se de uma quase Copa do Mundo do Automobilismo, em que os pilotos marcam pontos para os seus países e não em benefício próprio.
A A1 GP se notabiliza por realizar corridas sempre no período do outono e inverno europeu, quando as principais categorias do automobilismo estão de férias. Para quem não sabe, trata-se de uma quase Copa do Mundo do Automobilismo, em que os pilotos marcam pontos para os seus países e não em benefício próprio.
Apesar da idéia bastante original, a competição, após dois anos de existência, não é lá um grande sucesso de público nem de mídia. Mesmo assim, continua firme e forte. E, hoje, anunciou seu calendário da temporada 2007/2008.
Nos últimos dois campeonatos, o Brasil havia sido incluído na pré-seleção, primeiro com Jacarepaguá e depois com Curitiba. Em ambas as ocasiões, porém, as etapas foram canceladas por falta de apoio. Dessa vez, então, o país ficou de fora do calendário logo de cara. A seguir, as datas:
1. Holanda, em Zandvoort - 30/09/07
2. República Tcheca, em Brno - 14/10/073. Ásia, em local a ser definido - 04/11/07
4. Malásia, em Sepang - 25/11/07
5. China, em Zhuhai - 16/12/07
6. Nova Zelândia, em Taupo - 20/01/08
7. Austrália, em Sidney 03/02/08
8. África do Sul, em Durban - 2402/08
9. México, na Cidade do México - 16/03/08
10. China, em Shangai - 06/04/0811. Inglaterra, em Brands Hatch - 04/05/08
A seleção das pistas é bastante interessante. Inclui históricas (Zandvoort, Brno, Brands Hatch e Cidade do México), com algumas modernas (Sepang e Shangai) e outros circuitos menores que, entretanto, devem reunir um grande público (Zhuhai, Taupo, Sidney e Durban,).
Outro dado a se comentar é a predominância de etapas na Ásia. São quatro de onze, incluindo uma que ainda nem sabe em qual circuito será realizada. Na outrora grande Europa, serão apenas três fins de semana. A Oceania tem dois, enquanto América e África têm apenas um representante no calendário.
A A1 GP é uma idéia muito boa, e tem tudo para dar certo. Infelizmente, alguns erros da organização ainda queimam a categoria. O primeiro passo para fazê-la crescer é atrair pilotos de ponta para a disputa. Do jeito que está, a competição parece mais um campeonato de Fórmula 3 fora de época, cheio de jovens promessas querendo seu lugar ao sol.
A notícia bizarra do dia: Kimi Raikkonen se vestiu de gorila para tomar um porre com amigos em sua lanche particular sem ser notado pela imprensa. O plano, obviamente, não deu certo. Se Kimi considera a bebida um modo de relaxar, tudo bem.
Mas seus exageros são notórios. Em breve, eles podem começar a incomodar seus chefes na Ferrari. E, no dia em que isso acontecer e a imprensa italiana tomar o partido dos dirigentes, Raikkonen pode esquecer qualquer possibilidade de viver em paz.
Nesta quinta, o Blog volta com a última edição dessa semana da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Amanhã, chegamos ao número quatro da lista das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. E, ao longo do dia, os tradicionais comentários a respeito das principais notícias do mundo da velocidade. Até!
10 comentários:
Cara, gostei do texto. Estive fora o dia todo e achei que o dia não tinha sido muito importante.
Mas voce sempre pega as notícias mais importantes e consegue resumílas com conteúdo e opinião.
Valeu!
nao li o texto todo, so o final. Se o kimi não se cuidar logo, vai acabar trocado pelo alonso, que tb não quer continuar na Mclaren.
Alex,
Valeu pelos elogios! Eu tento sempre fazer o meu melhor. Sinta-se livre para comentar e dar sugestões quando quiser.
Grande abraço!
Verstappen de volta! Seria excelente, meu amigo, ver como é que "Jos, The Boss" se comportaria nas States...
Blog, assim como o anonimo, naum li direito a parte da resposta da Mclaren pq já to meio de saco desse assunto, entaum tento usar um pouco dos meus conhecimentos da Faculdade de Letras e dou uma lida rápida, rs
As escolhas da GP2 não devem fazer muito efeito pro resto da temporada. E só por curiosidade, algum canal passa A1GP? Espero q naum seja a Speed, pq naum tenho esse canal.
Ateh!
Então leia antes de falar merda!!!
A McLaren encaminhou a dica do Stepney para a FIA que viu que o assoalho era ILEGAL.
E a cupula da McLaren achou estranho esse ligação estreita entre o Stepney e Coughlan e pediu que as relações fosse cortadas e criou um Firewall para não receber mais e-mails do Stepney.
Leia a carta e deixe a ignorancia de lado
Verstappen de volta é sempre bom.
Mesmo sendo um veterano, Jos já demonstrou ser um bom piloto, fruto disso as exibições do Team A1 GP da Holanda nas ultimos 2 anos, levadas a cabo pelo próprio!
Amigo Blog F1 Grand Prix, não podia deixar passar a oportunidade para lhe agradecer o elogio ao meu texto no "GP Hungria: Antevisão" do "Mundo aos Rolamentos" - www.mundo-rolamentos.blogspot.com
Um Abraço
Mojo,
Já li a carta - que só saiu na imprensa após este post ter sido publicado - e continuo com a mesma opinião. Se Coughlan levou as informações do assoalho móvel à cúpula da McLaren, por que não faria o mesmo com os outros dados que Stepney lhe passou?
Apesar de ter essa dúvida, não acho que os altos dirigentes da equipe sabiam das atividades de Coughlan. Mas não fiscalizaram como deveriam o então desenhista chefe. No mínimo, foram coniventes.
É por isso que eu acho que a McLaren merece, ao menos, um bela multa.
Grande abraço!
Leandro,
Infelizmente, só o Canal Speed transmite a A1 GP. Se você tem Sky, uma boa notícia: essa operadora vai passar a ter o canal em breve.
Grande abraço!
Acho que o Ron esta a ficar apanhado do sentido!
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