domingo, 5 de agosto de 2007

O choro de Barrichello

Edit: Às 22:45, li nos comentários o depoimento do amigo Nelson, que diz ter havido uma distorção na declaração de Rubens Barrichello. A fala de Rubinho é o tema do texto abaixo.

Não tenho como saber o que realmente aconteceu, embora, a princípio, acredite mais no depoimento do Nelson nos comentários do que na notícia que saiu na Internet. Entretanto, como se trata de uma informação importante, não posso deixar de comentá-la.

Mudei parte do post abaixo, de modo que a notícia não seja entendida como confirmada. Ao amigo Nelson, meu muito obrigado pela correção.

"Ah não, Rubinho. Você não pode ter dito isso. Ah não, cara, não acredito. Brincadeira..."

Se querem saber, foi exatamente essa a minha reação ao ler a suposta declaração de Rubens Barrichello após o Grande Prêmio da Hungria. Decepcionado com o seu horrendo resultado na corrida - em que foi o último de 18 pilotos sem nenhum problema aparente no carro - Rubinho teria soltado a seguinte pérola:
- Eu passo 23 das 24 horas do dia chorando.

Sabem, eu gosto de Barrichello. Sou fã dele mesmo. Posso dizer que comemorei suas duas poles em Interlagos muito mais do que a vitória de Felipe Massa lá, no ano passado. Em todas as oportunidades, eu estava na arquibancada.

Mas Rubinho é aquele cara que, de vez em quando, dá razão aos críticos e detratores. Essa declaração - que teria sido feita no calor do momento, é verdade - só iria servir para colar ainda mais ao seu lado o apelido de "Chorão", contra o qual o brasileiro luta constantemente.

É claro que Rubinho não merece esse rótulo. Mas quem não gosta do piloto da Honda terá todos os motivos para chamá-lo assim caso essa declaração infeliz de Barrichello seja confirmada. "Sentar e chorar" não adiantaria nada.

A frustação de Rubens e da sua equipe, a Honda, é compreensível. Mas a hora é de levantar a cabeça. Querem um bom motivo para isso? Bem... pior do que está, certamente não vai ficar.

Como o domingo é de pós-corrida, sobram declarações de pilotos e equipes em press-releases, a grande maioria nem um pouco interessante. Mas, é claro, sempre dá para pescar algumas frases que merecem ser destacadas:

- Foi a pior corrida da minha vida.
Felipe Massa (à esquerda), comentando o seu Grande Prêmio da Hungria. Falou e disse, sem precisar ficar arranjando desculpas. Depois dessa, sem mais.

- Ele já ganhou dois títulos, está fazendo um ótimo trabalho e espero que, com o tempo, ele termine amando a equipe.
Ron Dennis, ao falar sobre a situação de Fernando Alonso na McLaren. Aqui, o chefão comete um pequeno erro de avaliação. Um piloto competitivo como o espanhol só ama, mesmo, os troféus que ele leva para casa após ganhar uma corrida. Alguém duvida?

- Não sei, não sei, vamos ver.
Fernando Alonso (à direita) ao responder à pergunta se ficava na McLaren no ano que vem. Parece um blefe, mas será que alguém no time inglês tem coragem de pagar para ver?

- Para as próximas etapas, esperamos também por corridas desastrosas da McLaren.
Kimi Raikkonen, sem nenhum pudor em secar os rivais do time adversário. Também, nessa altura do campeonato, só assim mesmo.

- Nós batemos a Honda hoje, o que foi um pequeno sucesso com uma versão antiga do nosso carro.
Adrian Sutil (à esquerda), comentando a sua corrida, em que terminou à frente de Rubens Barrichello. Acredito que a palavra "pequeno" ao se referir ao tamanho do sucesso e a expressão "versão antiga do nosso carro" devem ter sido particularmente dolorosas para a escuderia japonesa.

- Cometi um só erro, que não me deixou continuar na prova.
Sakon Yamamoto, da Spyker, explicando o seu abandono. Se o japonês não cometeu mais erro nenhum, imagine se tivesse, hein?

- Talvez a gente deveria agendar uma viagem à Lourdes.
Vitantonio Liuzzi (à direita), sugerindo à sua equipe, a Toro Rosso, que dê uma passada na cidade da França, um famoso ponto de peregrinação na Europa. Certamente, não vai funcionar muito pior do que qualquer tentativa recente dos engenheiros do time...

O escriba do Blog se atrapalhou todo e acabou ficando sem tempo para escrever. Nessa segunda, volto com as análises da GP2, IRL, Nascar e WRC nas edições do Weekend Update. Isso, é claro, sem esquecer do Balanço dos Palpites. Até amanhã!

5 comentários:

Anônimo disse...

tá aí a diferença entre rubinho e massa. a gente tende a gostar mais do barrichello... mas fica dificil torcer para ele depois que ele fala coisas dessse tipo.

Anônimo disse...

Calma lá povo, a declaração do Barrichello foi distorcida, antes da corrida, o repórter Júlio Gomes da BandNews FM mostrou uma entrevista gravada com ele (não sei quando, mas no domingo não foi), não vou transcrever o que foi falado porque não lembro exatamente e nem gravei a dita cuja, mas o repórter perguntou algo na linha do porquê de Rubens não estar nervoso, estar muito calmo pela situação da equipe, Barrichello respondeu que não adiantava ele ficar bravo pedindo para a equipe melhorar o carro 2 segundos por volta que isso não iria acontecer, disse que já estavam pensando no carro do ano que vem, que já visitou a fábrica para ver como as coisas andavam e que se fosse ficar triste ou nervoso com a situação atual, PASSARIA 23 das 24 horas do dia chorando. Como sempre, nossa imprensa distorceu o sentido das palavras... o que mais me impressiona é o Grande Prêmio ter comprado a história.

Anônimo disse...

Só complementando, fica despreocupado blog, o Rubinho realmente não disse isso. hehehe

Blog F1 Grand Prix disse...

Nelson,

Muito obrigado pela informação. Eu, realmente, escrevi o texto baseado na reportagem do Grande Prêmio. Vou escrever uma retratação daqui a alguns minutos.

Grande abraço!

Felipe Maciel disse...

Quando o Massa fez essa declaração, eu pensei: Ainda bem que ele disse isso, porque a corrida foi péssima mesmo. Pelo menos foi um caso à parte, aquele não era o normal dele. Se fosse, aí sim era motivo de grande preocupação.

Aliás, olhando para a situação do campeonato agora, tendo em vista as inquebráveis McLarens, acho que nem Massa e nem Kimi "desencantam" neste ano. Ou dá Hamilton ou dá Alonso. Os outros dois que briguem pelo terceiro...