sábado, 4 de agosto de 2007

Na GP2, confusão e polêmica marcam primeira bateria do fim de semana

Com certo atraso, vamos à análise das categorias que realizaram atividades nesse sábado. A GP2, como preliminar da Fórmula 1, teve sua primeira bateria do fim de semana no circuito de Hungaroring. Quem se deu melhor foi Adam Carroll (à esquerda), da FMS.

Uma vitória com doses certas de sorte e competência. O irlandês, porém, se beneficiou de uma brecha no regulamento para conseguir seu segundo triunfo da temporada. Para explicar tudo direitinho, uma pequena retrospectiva.

Na largada, Lucas di Grassi, o terceiro na classificação, tomou a ponta ao ultrapassar a dupla da iSport, Timo Glock e Andreas Zuber, que havia dominado a primeira fila no grid. O brasileiro, porém, não tinha um ritmo muito bom e segurava todo mundo atrás. Em Hungaroring, não é fácil passar e a fila foi se formando.

Logo na segunda volta, começaram os pit stops. Kazuki Nakajima, que largara em oitavo, foi o primeiro a fazer a parada obrigatória. Uma sacada genial. Algumas voltas depois, quando quase a maioria já havia feito pit stops, o japonês era o líder dos que já haviam ido ao box.

Era questão de tempo até que Kazuki passasse para primeiro. Mas um acidente mudou tudo. Luca Filippi bateu sozinho no meio da reta. Destroços do carro do italiano voaram perigosamente pela pista. Na confusão, uma roda atingiu a traseira de Vitaly Petrov.

O brasileiro Alexandre Negrão, que vinha logo atrás, não teve o que fazer e bateu também. Com a reta principal bloqueada por pedaços de carro, o safety car foi corretamente mandado para a pista. Nesse instante, Adam Carroll ganhava a corrida.

Porque o irlandês era o líder de momento, ainda precisando fazer sua parada obrigatória. Com o carro de segurança na pista, porém, teve tempo de trocar seus pneus e voltar ainda em primeiro, no instante em que Nakajima e os outros pilotos de ponta passavam na reta.

Carroll voltou em primeiro, para desperero do japonês (à direita) e de Andreas Zuber, que levantaram os braços reclamando. De fato, se valessem para a GP2 as regras da Fórmula 1, Carroll e o espanhol Borja Garcia, que tinha tática semelhante, seriam desclassificados.

Afinal, deixaram os pits no momento em que os carros passavam atrás do safety car. Mas acabou ficando por isso mesmo. Depois disso, com pneus menos gastos, Carroll se sustentou em primeiro, vencendo com uma pequena distância para Nakajima e Zuber.

O brasileiro Lucas di Grassi (à esquerda), que conseguiu se manter entre os ponteiros apesar de não ter um carro vencedor, terminou em quarto. Borja Garcia, que chegara a ser o terceiro, caiu para quinto. Roldán Rodríguez, Adrian Zaugg e Javier Villa completaram a zona de pontuação. Eles foram, na ordem, 6º, 7º e 8º.

O líder do campeonato, Timo Glock, teve um dia de cão. Após sair da pole, o alemão caiu para segundo na largada. As coisas pioraram com um pit desastroso, que o tirou dos dez primeiros. Uma rodada na metade da corrida coroou o seu péssimo dia. Apesar de todos os problemas, ainda foi 10º, confirmando a força do carro da equipe iSport.

Bruno Senna não passou de 13º, sofrendo horrorores com um péssimo acerto. O sobrinho de Ayrton não se achou no fim de semana húngaro. Amanhã, na segunda bateria da GP2, suas chances de pontuação são quase nulas.

No campeonato, Timo Glock (à direita) lidera com 55 pontos. Lucas di Grassi vem na cola, com 51. Na seqüência, aparece o italiano Luca Filippi, com 35. Kazuki Nakajima, confirmando sua incrível evolução, está em quarto, com 33. Bruno Senna é o oitavo, com 24, e Alexandre Negrão, o 24º, com um solitário pontinho.

Nesse domingo, inverte-se o grid na segunda bateria da GP2. Assim, o pole será Javier Villa, oitavo hoje. Adrian Zaugg fará companhia ao espanhol na primeira fila. Lucas di Grassi sai em 5º, Timo Glock em 10º, Bruno Senna em 13º e Alexandre Negrão do final do grid.

A seguir, a classificação da corrida de hoje:

1. Adam Carroll/Irlanda/ FMS, 41 voltas em 1h06min39s582
2. Kazuki Nakajima/Japão/ DAMS, a 0.714s
3. Andreas Zuber/Áustria/iSport, a 1.1256s
4. Lucas di Grassi/Brasil/ART, a 12.204s
5. Borja Garcia/Espanha/Durango, a 13.072s
6. Roldán Rodríguez/Espanha/Minardi by Piquet, a 17.513s
7. Adrian Zaugg/África do Sul/Arden, a 31.138s
8. Javier Villa/Espanha/Racing Engineering, a 31.455s
9. Ho-Pin Tung/China/BCN, a 31.994s
10. Timo Glock/Alemanha/iSport, a 32.399s
*o ponto extra da melhor volta foi para o suíço Sebastien Buemi, da ART, que completou em 15º.

Nesse domingo, o Sportv transmite a segunda bateria do fim de semana da GP2 às 5 horas da madrugada. Para quem, como eu, preza seu tempo de sono, vale a pena esperar até 12:15, quando o canal exibe o VT da corrida.


O segundo dia do Rally da Finlândia não viu mudanças entre os líderes. Marcus Grönholm, Mikko Hirvonen e Sebastien Loeb mantiveram-se entre os três primeiros, sem troca de posições.

Grönholm (à esquerda), palpite do Blog e grande favorito para a etapa disputada em seu país, aumentou para 20 segundos sua distância para Hirvonen. Loeb, por sua vez, parece incapaz de acompanhar a dupla da Ford. O piloto da Citröen já está a mais de um minuto do líder.

O campeão de 2003, Petter Solberg, da Subaru, foi quem teve problemas nessa sexta. Ontem, ele era o quinto na classificação. Hoje, porém, já nem aparece na lista dos dez primeiros:

1. Marcus Grönholm/Finlândia/Ford, 2h36:45.2s
2. Mikko Hirvonen/Finlândia/Ford, a 20.4s
3. Sebastien Loeb/França/Citroën, a 1:00.5s
4. Chris Atkinson/Austrália/Subaru, a 2:41.3s
5. Henning Solberg/Noruega/Ford, a 3:59.1s
6. Xavier Pons/Espanha/Subaru, a 6:28.7s
7. Urmo Aava/Finlândia/Mitsubishi, a 6:41.6s
8. Mads Ostberg/Noruega/Subaru, a 8:01.9s
9. Guy Wilks/Inglaterra/Ford,a 8:56.9s
10. Jan Kopecky/República Checa/Skoda, a 9:27.0s

Nesse domingo, a ESPN exibe a retrospectiva do segundo dia do Rally da Finlândia às 9:30, ou seja, em pleno horário de Fórmula 1. Os canais de TV, como sempre, planejam muito bem a sua programação...


Por fim, a IRL definiu seu grid de largada para a corrida de amanhã, em Michigan. Por tratar-se de um super-oval, a ordem de saída não influencia em muita coisa. Mesmo assim, é sempre interessante observar quem foi o mais rápido em situação de pista limpa.

O pole é o líder do campeonato, Dario Franchitti (à direita). Ele é seguido de perto pela dupla da Penske, Sam Hornish Jr. - aposta do Blog - e Helio Castroneves. Tony Kanaan é oitavo, Danica Patrick sai em nono e Vítor Meira larga de 11º.

Logo abaixo, os onze primeiros do grid:

1. Dario Franchitti/Escócia/Andretti Green, 32.9810s
2. Sam Hornish Jr. /Estados Unidos/Penske, 33.0239s
3. Hélio Castroneves/Brasil/Penske, 33.0436s
4. Scott Sharp/Estados Unidos/Rahal-Letterman, 33.0835s
5. Dan Wheldon/Inglaterra/Ganassi, 33.1113s
6. Tomas Scheckter/África do Sul/Vision, 33.1135s
7. Scott Dixon/Nova Zelândia/Ganassi, 33.1234s
8. Tony Kanaan/Brasil/Andretti Green, 33.1504s
9. Danica Patrick/Estados Unidos/Andretti Green, 33.1848s
10. Ed Carpenter/Estados Unidos/Vision, 33.2879s
11. Vitor Meira/BrasilPanther, 33.3399s

A corrida de amanhã tem largada prevista para as 13 horas de Brasília, e terá transmissão da Rede Bandeirantes.


Amanhã, teremos Fórmula 1, GP2, IRL, WRC e também a Nascar. Após a definição do grid de largada, ontem, a stock americana corre nesse domingo no circuito de Pocono, na Pensilvânia. O Canal Speed transmite a etapa, com largada programada para as 14 horas.

Nesse domingo, o Blog volta com a cobertura de todas essas categorias e as seções Análise do Grande Prêmio e Weekend Update. Até amanhã!

5 comentários:

Anônimo disse...

vi essa corrida da gp2. que erro do luca filipi! podia ter machucado alguém

sobre o rally, é ridiculo a espn colocar no horário da fórmula-1. brincadeira, parece que não pensam. e ontem já tinha sido assim... passou o rally na hora do treino.

repito o comentário do outro post: se chover, ai sim essa corrida da gp2 sera interessante. só tem garoto louco rsrs

Anônimo disse...

agora poderei ver a Nascar finalmente! Pelo visto, a Sky tem Speed agora uhuhul

Anônimo disse...

Genial essa idéia de citar os canais e os horários que passam as corridas (ou os VT's), amanhã a partir das 9:30 terei que ficar zapeando entre a Globo e a ESPN pra ver minhas categorias preferidas: F-1 e WRC.

Boa corrida a todos!

Anônimo disse...

Também prezo pelo meu sono e não vi ainda a segunda bateria da GP2, naum estou indo em sites de automobilismo (so orkut msm) pra naum saber dos resultados pq jah jah passa na sportv
Mas q bom, justo hje q teremos Indy na Band no meio da corrida vai ter Nascar na Speed?? Que merda, e ainda por cima creio q no final da Nascar tem jogo do Mengao...ai meu Deus..

Blog F1 Grand Prix disse...

Liguei no Sportv às 12:15 - como vinha no site do canal e na programação da NET digital - e a corrida já estava em andamento.

Se alguns de vocês perderam alguma parte, peço desculpas. Mais tarde comento essa corrida aqui no Blog.

Abraços!