quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Muda tudo: agora, Alonso deve ficar na McLaren

Ontem, o Blog avisou. Em meio ao turbilhão de boatos que colocavam Fernando Alonso em diversas equipes diferenças, cravei que o espanhol não saía da McLaren. E, hoje, tive a primeira confirmação de que a ruptura do bi-campeão com o time prateado, de fato, não deve acontecer.

Em declarações dadas nessa quarta, tanto o empresário de Alonso quanto o vice-presidente da Mercedes, Norbert Haug (à esquerda), negaram qualquer possibilidade de saída do espanhol. Segundo ambos, a informação de que o piloto da McLaren teria sido liberado de seu contrato com a equipe não é verdadeira.

Importante, porém, foi a frase que o manager de Alonso soltou no fim de seu entrevista. Para Luis Garcia Abad, não valeria a pena mudar para alguma equipe sem a possibilidade de ganhar o título. "Para nós, não é questão de dinheiro", disse o empresário do piloto espanhol.

Foi exatamente isso que escrevi aqui, ontem. Da nova geração que chegou à Fórmula 1 nos últimos anos, Alonso é certamente um dos mais ambiciosos. Nas condições atuais, duvido que o espanhol estaria disposto a abandonar a McLaren. Para o bi-campeão, vale a pena suportar o péssimo ambiente da equipe para ter um carro forte o suficiente para disputar o título.

O time prateado, aliás, foi centro das principais notícias de hoje. Segundo a revista inglesa Autosport, a McLaren decidiu, finalmente, apelar na FIA contra a perda dos pontos somados no G.P. da Hungria para o Mundial de Construtores. Uma escolha muito acertada por parte da escuderia inglesa.

Se, no campeonato de pilotos, Hamilton e Alonso têm uma vantagem um tanto confortável sobre Kimi e Massa, o mesmo não se pode dizer da tabela de construtores. Nela, a McLaren bate a Ferrari por apenas 19 pontos. No final do ano, os 15 somados em Hungaroring mas retirados da conta do time inglês podem acabar decidindo.

Por fim, uma velha raposa da Fórmula 1 voltou a dar as caras. Estou falando de Eddie Irvine, vice-campeão em 1999, e que andava meio sumido nos últimos tempos. Aposentado da categoria há cinco anos, o irlandês é conhecido por sua língua afida. Após um tempo na sarjeta, retornou para azucrinar Lewis Hamilton.

Para Irvine, o novato-sensação está se portando infantilmente e deixando o sucesso subir à cabeça. Para o ex-piloto da Ferrari, Hamilton se comportou na Hungria "de forma inacreditável". E, no fim de sua entrevista, o irlandês completa de forma dramática: "Não tenho respeito por pessoas que desrespeitam seus superiores e Lewis está começando a perder o meu".

É claro que Irvine exagera. Aliás, ele sempre passa um pouco do ponto. Mas as palavras do irlandês são endossadas por vários outros especialistas, que começam a ver em Hamilton um certo comportamento arrogante. O Blog, sinceramente, não consegue enxergar Lewis dessa forma.

Mas, considerando exemplos recentes, a possibilidade não é lá tão impossível. Jacques Villeneuve, por exemplo, era um sujeito muito boa-praça quando estreou na Fórmula 1, em 1996. Anos depois, saiu da categoria detestado por todos, de pilotos a jornalistas. Acho extremamente difícil que Hamilton siga pelo mesmo caminho.

Em se tratando de Fórmula 1, porém, não se deve duvidar de nada.


Em mais de uma oportunidade declarei, nesse Blog, que a BMW pode ter uma queda de rendimento no ano que vem. Afinal, a atual grande sensação entre os construtores sofreu perdas graves no seu staff técnico. Algumas peças importantes, incluindo engenheiros e diretores, foram contratados por outros times, em conseqüência direta do sucesso da escuderia alemã.

Mas não é esse o pensamento do principal dirigente da BMW, Mario Theissen. Segundo ele, sua equipe já está trabalhando com mais de 50% de forças no modelo do próximo ano. Será que pinta surpresa em 2008?

Para Theissen, seu time precisa dar um "salto de qualidade" para alcançar Ferrari e McLaren. O ritmo de desenvolvimento, para o dirigente, é praticamente o mesmo. A prova disso, segundo ele, é que as diferenças entre a BMW e as duas equipes líderes do campeonato têm se mantido constante ao longo do ano.

De fato, as palavras de Theissen (à direita) fazem sentido. Enquanto Ferrari e McLaren se degladeiam numa batalha feroz pelo título desse ano, a BMW sai na frente ao já pensar na próxima temporada. Duvido que as duas equipes líderes caiam tanto quanto a Renault, por exemplo. Mesmo assim, a iniciativa do time alemão pode fazer alguma diferença no futuro.

Pilotos, a BMW já tem. Nick Heidfeld foi campeão da Fórmula 3000 quando a categoria estava no seu auge. O alemão é um tanto subestimado, em parte por ainda não ter conseguido vencer um Grande Prêmio. Mas possui mais de 100 corridas no currículo, além de talento e experiência que precisam ser reconhecidos.

Por sua vez, Robert Kubica saiu fortalecido de seu fortíssimo acidente em Montreal, mais cedo nesse campeonato. Ao contrário de outros que passaram por situação parecida, o polonês cresceu como piloto, tendo melhorado bastante em suas performances mais recentes. Por fim, ainda é jovem e possui uma longa curva de evolução.

Se a BMW vai disputar o título do ano que vem, não tenho como dizer. Mas é fato que os alemães têm um projeto elaborado e pessoas competentes para colocá-lo em prática. Elementos que faltam a equipes como a Honda, por exemplo...


Hoje foi dia de prólogo no Rally dos Sertões. Em Goiânia, pilotos e navegadores encararam um pista montada de aproximadamente 2.300 metros. Os tempos já contam para a classificação geral, mas são quase irrelevantes. Na prática, contam apenas para definir a ordem de largada para o verdadeiro primeiro dia de competição, amanhã.

Nas motos, o melhor foi Zé Hélio, com o tempo de 2:51.2s. Seu mais próximo perseguidor foi outro brazuca, Jean Azevedo, com 2:56.9s. Completando os cinco primeiros apareceram, na ordem, o português Luís Ferreira, o brasileiro Juca Bala e o francês David Casteu.

A competição dos carros, por sua vez, teve o momento mais emocionante do dia. A dupla Felipe Bibas/Emerson Cavassin capotou após bater num "montinho artilheiro". A pick-up girou duas vezes sobre o próprio eixo e caiu com duas rodas para cima. O piloto e o navegador, porém, saíram inteiros e irão prosseguir no Rally.

No final do dia, os mais rápidos foram Maurício Neves/Clécio Maestrelli, com 3:13.2s. Ingo Hoffman, aproveitando a parada da Stock Car, disputa os Sertões com o navegador Lourival Roldan. Hoje, a dupla ficou em segundo. Completando os cinco primeiros vieram, pela ordem, João Franciosi/Eduardo Bampi, Paulo Nobre/Felipe Palmeiro e Reinaldo Varela/Marcos Macedo.

Nos caminhões, quem levou a melhor foi o trio Edu Piano/Solon Mendes/Davi Oliveira. Eles lideraram com o tempo de 3:53.4s. Favoritos do Blog, a equipe formada por André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto ficou em quinto lugar.

Amanhã, o Sertões sai de Goiânia em direção à cidade de Minaçu, no mesmo estado de Goiás.

Crédito das fotos: Site da Dunas Race (http://www.dunas.com.br), organizadora do Rally dos Sertões.


Se existe uma categoria que eu desejo acompanhar só de longe é essa tal de Fórmula Superliga. Para quem não sabe, será uma competição automobilística na qual as equipes representam times de futebol. Não acho que vai dar certo. A A1 GP, por exemplo, já patina com uma idéia parecida: criar uma categoria entre países, como uma Copa do Mundo.

O representando do Brasil será o Flamengo. Nada contra o clube, apesar do escriba do Blog torcer pelo Fluminense. Mas não há nem autódromo para fazer corrida aqui no Rio de Janeiro. Como, então, atrair os torcedores rubro-negros?

Vamos esperar para ver, mas a Fórmula Superliga - uma idéia de muitos anos atrás e que só agora vai se tornando realidade - é uma aposta arriscada de seus organizadores.

Nessa quinta, o Blog volta com a primeira colocada na lista das Dez Maiores Performances Individuais de Todos os Tempos. E, ao longo do resto do dia, os comentários sobre as mais novas notícias. Nos vemos amanhã!

4 comentários:

Anônimo disse...

kkkk aposto que vc vai se recusar a colocar uma foto do carro do flamengo aqui hein blog. Tudo bem a gente entende. Eu, como bom vascaíno, tb estarei torcendo contra!

Blog F1 Grand Prix disse...

Yuri,

Por enquanto, estou evitando. Hoje, por exemplo, achei o logo da categoria e coloquei no lugar. Para mim, que sou torcedor de um clube rival, dói no peito publicar qualquer coisa ligada ao urubu...

Grande abraço!

Anônimo disse...

Na verdade esta equipe "rubro-negra" será bancada pela Petrobras. Ouvi o comentario que o piloto seria Gualter Sales.... mas eu to achando que quem vai acabar sentando neste carro é o Pizonia...

Felipe Maciel disse...

Pizzonia? Nem pense numa coisa dessa! Pizzonia não, pelamordideus...

E já que dói no peito publicar as imagens, eu faço questão de indicar uns links, se me permitir.

...

Tá, mas indico mesmo assim. kkkk

http://farm2.static.flickr.com/1079/1031486998_b506b25245.jpg?v=0

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11301155-EX,00.jpg

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/08/08/08_MHG_esp_carrofla.jpg

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11301139-EX,00.jpg