sábado, 4 de agosto de 2007

McLaren em guerra e Ferrari em apuros

Malandro esse Alonso, hein? Quando todos diziam que o espanhol teria de começar a agir na batalha contra Lewis Hamilton como Nelson Piquet fazia contra Nigel Mansell, o espanhol dá uma cartada que deixaria o brasileiro orgulhoso. Esses ingleses são mesmo muito ingênuos...

Última parte da classificação. Hamilton está visivelmente mais rápido do que Alonso. O espanhol, então, volta aos pits antes de sua derradeira tentativa. Troca os pneus e reabastece. Mas, inexplicavelmente, não sai do lugar. O relógio corre e o treino já está quase terminando.

Com claras intenções, Fernando demora uma eternidade para voltar à pista. E Lewis, sem alternativa, é obrigado a esperar a saída do espanhol, fazendo fila no pit lane atrás de seu companheiro. Quando Alonso finalmente libera o espaço, não há tempo para que Hamilton faça sua última volta.

Uma vez na pista, Fernando ainda precisa acelerar para abrir sua tentativa. Consegue, faltando apenas cinco segundos. E, com uma volta precisa e sem erros, arrebata a pole position. Lewis, que nada pôde fazer, tem de se contentar com o segundo lugar.

Na entrevista coletiva, logo após o treino, Alonso disse que a culpa da demora havia sido da McLaren. Segundo ele, o time queria liberá-lo com pista livre. Por essa razão, seu carro teria ficado muito tempo retido. Não é fácil desmentir o espanhol, é verdade. Mas fica difícil acreditar que a equipe inglesa cometeria um erro de cálculo tão grosseiro quanto esse.

Hoje, as bobagens ficaram resumidas à Ferrari. E a vítima da vez foi Felipe Massa. Na segunda parte da classificação, o brasileiro - que havia acabado de errar sua última volta - entrou no pit para fazer sua parada antes de voltar para a derradeira chance de entrar na superpole. Inexplicavelmente, porém, a equipe vermelha só trocou os pneus.

E conseguiu a proeza de esquecer de reabastecer! Essa é nova. Pior para Massa (à esquerda). Empurrado de volta ao box da Ferrari, o brasileiro perdeu muito tempo. Pior, porém, foi ter estragado a temperatura dos pneus, que esfriaram e tornaram o carro de Felipe extremamente instável.

Como resultado, Massa vai largar, amanhã, de um distante 14º. E sem maiores perspectivas, uma vez que a Ferrari, antes da pataquada, já não era lá essas coisas. Prova disso é que seu companheiro, Kimi Raikkonen, foi superado pela BMW de Nick Heidfeld.

É fato que o alemão está leve. Mas Raikkonen também pode estar. Afinal, seu tempo na segunda parte da classificação - quando os carros andam leves - foi próximo ao dar superpole, em que os pilotos já levam o combustível da corrida.

Heidfeld vai sair em terceiro e Kimi em quarto. Atrás, em quinto, vem Nico Rosberg (à direita), na melhor posição de largada do ano para ele e sua equipe, a Williams. O Blog, ao menos, chutou o filho de Keke para os pontos. O palpite para a vitória - Massa - já foi para o espaço.

Completando os dez primeiros, ficaram, na ordem do 6º ao 10º, Ralf Schumacher, Robert Kubica, Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli e Mark Webber. Mas o resultado ainda pode mudar. É que Fisichella está sendo analisado pelos comissários por ter aplicado um crash test em Sakon Yamamoto.

O italiano freou antes de abrir sua volta rápida, sem perceber que o japonês estava logo atrás. Quase provoca um acidente. Se a punição for dada, terá sido bem merecida. Um piloto experiente como Fisichella não pode cometer esse tipo de erro.

Por sua vez, a Honda, que parecia ter saído do fundo do poço, volta à estaca zero. Hoje, nem Jenson Button nem Rubens Barrichello (à esquerda) conseguiram passar da primeira parte do treino. Com resultados assim, fica difícil para qualquer um na equipe manter a motivação.

A seguir, o grid de largada para o Grande Prêmio da Hungria:

1. Fernando Alonso/Espanha/McLaren, 1:19.674s
2. Lewis Hamilton/Inglaterra/McLaren, 1:19.781s
3. Nick Heidfeld/Alemanha/BMW Sauber, 1:20.259s
4. Kimi Raikkonen/Finlândia/Ferrari, 1:20.410s
5. Nico Rosberg/Alemanha/Williams, 1:20.632s
6. Ralf Schumacher/Alemanha/Toyota, 1:20.714s
7. Robert Kubica/Polônia/BMW Sauber, 1:20.876s
8. Giancarlo Fisichella/Itália/Renault, 1:21.079s
9. Jarno Trulli/Itália/Toyota, 1:21.206s
10. Mark Webber/Austrália/Red Bull, 1:21.256s
11. David Coulthard/Escócia/Red Bull, 1:20.718s
12. Heikki Kövalainen/Finlândia/Renault, 1:20.779s
13. Alexander Wurz/Áustria/Williams, 1:20.865s
14. Felipe Massa/Brasil/Ferrari, 1:21.021s
15. Anthony Davidson/Inglaterra/Super Aguri, 1:21.127s
16. Vitantonio Liuzzi/Itália/Toro Rosso, 1:21.993s
17. Jenson Button/Inglaterra/Honda, 1:21.737s
18. Rubens Barrichello/Brasil/Honda, 1:21.877s
19. Takuma Sato/Japão/Super Aguri, 1:22.143s
20. Sebastian Vettel/Alemanha/Toro Rosso, 1:22.177s
21. Adrian Sutil/Alemanha/Spyker, 1:22.737s
22. Sakon Yamamoto/Japão/Spyker, 1:23.774s

Nunca uma equipe que conseguiu uma dobradinha no grid saiu tão insatisfeita de um treino de classificação como a McLaren, hoje. O clima no time, que já era ruim por causa do escândalo de espionagem, fica pior ainda com a crescente rivalidade entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Os dois já estão em guerra e, amanhã, farão um duelo à parte pela vitória.

A Ferrari, que já não era considerada a favorita para esse fim de semana, corre sério risco de ser batida não só pela McLaren, mas também pela BMW. Kimi Raikkonen sai de quarto, é verdade. Sua maior aspiração, porém, é chegar no podium. Para Felipe Massa, salvar um sexto lugar, por exemplo, já está de bom tamanho. E não mais do que isso.

Nick Heidfeld vai sair de terceiro no grid e, dependendo, pode até sonhar com vitória amanhã, Vai que a dupla da McLaren bate na largada? Não é nada impossível. Na BMW, o clima é de otimismo. O outro piloto do time, Robert Kubica (à esquerda), não se classificou tão bem: foi só o sétimo. Mas o polonês deve estar pesado e com uma boa tática para a corrida.

O fim de semana que se revelava promissor para a Renault está se transformando em mediano. Como todos os outros do time esse ano, aliás. Fisichella foi oitavo mas ainda pode ser punido. Heikki Kovalainen, por sua vez, foi prejudicado pela tráfego. Mesmo assim, o 12º lugar do finlandês ainda foi muito fraco.

Já a Williams tem uma excelente chance de conseguir um de seus melhores resultados do ano na corrida de amanhã. Nico Rosberg é quinto no grid e tem uma ótima oportunidade de marcar pontos. Alexander Wurz, por outro lado, é só o 13º. Mas o austríaco é um piloto esperto e pode subir posições na prova.

Um dia mais ou menos para a Red Bull. Não foi um resultado muito bom, mas também não foi nem um pouco ruim. Mark Webber é décimo, mas deve perder rendimento na corrida. Já David Coulthard (à direita) sai em 11º, provavelmente com o tanque cheio. Vai confiar nessa tática para conseguir um lugar na zona de pontuação.

Enquanto isso, Ralf Schumacher arrebatou, hoje, sua melhor colocação de largada da temporada: sexto. É um piloto rápido em corridas e, se não quebrar, deve terminar nos pontos. Seu companheiro, Jarno Trulli (à esquerda), sai de nono. Mas, como de costume, é provável que o italiano não sustente essa posição no domingo.

Mais uma vez, Anthony Davidson superou Takuma Sato na Super Aguri. Apesar de estar zerado no campeonato, o inglês é constantemente mais rápido que o japonês. Que, entretanto, já marcou quatro pontos até aqui. De qualquer forma, a dupla do time nipônico não tem muito o que esperar da prova de amanhã. Só chega mais para a frente se muita gente tiver problemas.

Dia horroroso para a Honda. Nenhum dos pilotos da equipe passou da primeira fase da classificação. Rubens Barrichello não passou de 18º, com Jenson Button apenas uma posição à frente. Em pensar que o inglês e o time venceram esse Grande Prêmio no ano passado...

A estréia de Sebastien Vettel (à direita) na Toro Rosso não está sendo muito brilhante. No treino de hoje, o alemão errou nas suas duas voltas. Largará só de 20º. Vitantonio Liuzzi foi facilmente mais rápido que o seu companheiro de equipe novato, e vai sair da 16ª posição.

Por fim, a Spyker, como sempre, fecha o grid. E, mais uma vez, Adrian Sutil superou seu parceiro de equipe. O japonês Sakon Yamamoto vem evoluindo ao longo do fim de semana, mas ainda está alguns furos abaixo do alemão. Os dois precisarão ganhar na loteria para, um dia, marcar pontos com o carro que têm em mão.

O Grande Prêmio da Hungria tem largada marcada para as 9 horas da manhã de domingo. A Rede Globo transmite. Hoje, ao longo do dia, o Blog volta comentando as corridas da GP2 e as atividades da IRL e do Mundial de Rally. Nos vemos por aí!

7 comentários:

Anônimo disse...

Que puta sacanagem do Alonso! Mas que foi engraçado foi. O Piquet, como voce bem disse, ficaria orgulhoso kkkkk

Em tempo: conheci o Blog pelo link do Voando Baixo. Muito bom o trabalho, parabéns!

Anônimo disse...

mansell, hamilton, tudo pato... alonso mostrou hj q eh um cara esperto. fico pensando se o rubinho fosse malandro assim se ele não teria conseguido ganhar do alemão...

Italo Augusto disse...

Alonso fez sacanagem e não admite, hahahhaha.
Massa foi super prejudico niso tudo, oh Ferrari.

Vamos ver o que acontece, até!
Abcs

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Infelizmente, como já havia dito, naum vi o treino, só vi o minuto final, naum deu tempo nem de ver a trapalhada do Alonso. Vai sair muita faisca ainda disso. Ia ser interessante ver as 2 Mclarens na primeira fila, mas vc ainda deve relatar aki q o Alonso foi punido, entaum...
E infelizmente, parece q o Massa com essa 14º posição abandona a luta contra o titulo, a naum ser q ocorra algo como com Button ano passado.
Até, ainda inconformado por ter perdido um treino tão comentado...

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, um dos melhores sobre automobilismo em língua portuguesa que já conheci, continue com um trabalho tão bom como este.

Blog F1 Grand Prix disse...

Leandro,

Não fique chateado porque a corrida de amanhã promete ser ainda melhor. Ainda mais se a precisão de chuva confirmar-se.

Samuel,

Muito obrigado pelos elogios! Estou aberto a eventuais sugestões e te convido a comentar sempre que quiser!

Grande abraço a todos!