sábado, 11 de agosto de 2007

Isso sim é um escocês voador

Tony Kanaan (à esquerda) venceu pela segunda vez consecutiva. Mas quem roubou a cena - de novo - foi Dario Franchitti, com outro acidente espetacular.

Não vi toda a corrida da IRL em Kentucky, mas liguei a TV no momento certo. Faltavam pouco mais de vinte voltas para o final, e os líderes estavam indo para os pits. Antes disso, apenas Sam Hornish Jr. e Dan Wheldon, dos peso-pesados, já haviam abandonado a corrida.

Pois bem, eis então que, ao entrar no pit lane, Dario Franchitti se equivoca e abre demais a trajetória, surpreendido por Danica Patrick, que havia reduzido mais do que o normal. O escocês bate num cone, perde um enorme tempo trocando sua bico e sai de vez da luta pela vitória.

Danica, por sua vez, faz sua última parada e volta na frente. Seria a esperada primeira vitória? Ainda não. Nossa musa meteu o pé no acelerador antes do tempo. Com pneus frios, rodou antes mesmo de voltar à pista. Que droga.

Bandeira amarela. Danica é socorrida pelo pessoal de assistência e consegue retornar à prova. A transmissão mostra o replay de sua rodada sucessivas vezes. Então, de repente, corta para um carro preto que havia acabado de estampar o muro.

Ué, era Danica de novo? Pois é. Não era o dia de sorte da garota. Logo depois de voltar à pista, ela teve um pneu estourado quando vinha reacelerando. Perdeu o controle do carro instantaneamente, beijando o muro e tendo sorte em não bater com um carro de segurança.

Mais bandeira amarela. Quando finalmente a corrida recomeça, faltam onze voltas para o final. O líder era uma zebraça: A.J. Foyt I.V. Beneficiado pela batida de Danica, o lanterninha, de alguma maneira, conseguira subir para primeiro. Não me pergunte como.

Mas, como era de se esperar, a alegria não durou muito. Mal os pilotos aceleraram de verdade e Tony Kanaan, que vinha logo atrás, já partia para cima do neto da lenda A.J. Foyt. Pouco depois, o baiano passou para a ponta. Que não perderia mais.

Nas últimas voltas, Scott Dixon também superou Foyt I.V. O neozelandês foi segundo enquanto que o americano caiu para terceiro. Ainda assim, foi o melhor resultado de sua carreira. Marco Andretti e Tomas Scheckter fecharam o top 5. Helio Castroneves foi nono e Vítor Meira décimo.

Enquanto isso, Dario Franchitti completava em oitavo, sem conseguir se recuperar dos problemas em sua última parada. Nas voltas finais, o escocês perdeu muito tempo atrás de retardatários, e não teve chances de ganhar mais posições.

As posições da corrida já haviam sido definidas. Mas o drama ainda não havia terminado. Mal cruzou a bandeirada, Kosuke Matsuura, o 11º, tirou o pé do acelador. Logo atrás do japonês vinha Dario Franchitti, colado, e talvez com raiva por ter perdido tanto tempo na traseira do piloto nipônico.

Fato mesmo é que o escocês não diminui após passar pela linha de chegada. Então, quando Matsuura deixou seu carro perder certa velocidade, Franchitti não teve para onde ir. Bateu na roda traseira esquerda do japonês. E decolou.

Os instantes seguintes remetem à espetacular capotagem de Christian Fittipaldi em Monza, 1993. Franchitti deu um giro inteiro sobre o próprio eixo, caindo exatamente sob suas quatro rodas e tendo muita sorte em não bater de lado no muro. Se isso tivesse acontecido, o escocês poderia ter ido desta para melhor.

Franchitti completou duas decolagens seguidas, após seu vôo em Michigan, na penúltima etapa da IRL. Como sugeriram na Comunidade F1 Brasil do Orkut, o escocês deveria se candidatar a piloto de Red Bull Air Race. Certamente não faria feio.

A seguir, o vídeo do feito de Franchitti. Depois disso, fico até com vergonha de admitir que eu havia apostado nele como vencedor dessa corrida:



Mesmo com o mau desempenho em Kentucky, Franchitti ainda lidera o campeonato, com 518 pontos. Mas Scott Dixon está logo atrás, com 510. Tony Kanaan é terceiro (466), Helio Castroneves, o sexto (358), Danica Patrick, a oitava (337) e Vítor Meira, o 12º (285).

A próxima etapa da IRL será no circuito misto de Sonoma, na California, no dia 26 de agosto.


O Rally dos Sertões não pára e realizou, hoje, a terceira etapa da competição desse ano. Nesse sábado, os pilotos saíram de Palmas (TO) para Alto Parnaíba (MA), percorrendo 485 km, sendo 358 de especial. O trajeto foi predominantemente arenoso e, em alguns trechos, muito rápido. Foi, também, a primeira das duas etapa "maratona", em que o auxílio mecânico é proibido.

Nas motos, o dia foi muito difícil para alguns pilotos. Certamente, quem mais tem a lamentar é Jean Azevedo (à esquerda), um das esperanças brasileiras, que chegou a completar o percurso mas nem larga amanhã em decorrência de um problema mecânico. Pentacampeão do Sertões e único brasileiro a vencer uma etapa do Dacar nas motos, ele teve uma das rodas de sua KTM 525 rachada.

Hoje, o vencedor na categoria foi o francês Cyril Despres, aposta do Blog. Ele também lidera a tabela geral, com quase dez minutos de vantagem para o brasileiro Zé Hélio, seu mais próximo perseguidor. Outro francês - e não espanhol, como saiu no site oficial da competição - David Casteu, é o terceiro na classificação.

Os carros também ganharam seus desfalques. O principal foi a desistência de Ingo Hoffman/Lourival Roldan (à direita), cujo carro não estaria pronto para a largada de amanhã. Nesse sábado, a dupla Paulo Nobre/Filipe Palmiero foi a mais rápida, pulando para 17º no geral. Os líderes são Maurício Neves/Clécio Maestrelli.

Por fim, nos caminhões, o trio Edu Piano/Solon Mendes/David Fonseca venceu a terceira especial consecutiva, ampliando ainda mais sua já confortável liderança. Eles têm quase uma hora de vantagem para seus adversários mair próximos, Amable Barrasa/José Papacena Neto/Raphael Bettoni.

Amanhã, o Sertões sai de Alto Parnaíba (MA) e se dirige para São Raimundo Nonato (PI). Serão 643 km totais, 309 deles contando como especial. O trecho é inédito, sinuoso e de cascalho, com algumas depressões.


No espetacular circuito de Road America - também conhecido como Elkhart Lake - Sebastien Bourdais (à esquerda) sobrou no treino classificatório da ChampCar. Ele foi um segundo inteiro mais rápido do que qualquer outro piloto. Seu adversário mais forte acabou sendo Will Power, que vai completar a primeira fila.

Robert Doornbos, vice-líder em pontos, sai de terceiro, tendo Graham Rahal ao seu lado, em quarto. O brasileiro Bruno Junqueira fez bom treino e larga de quinto. Amanhã, o Canal Speed deve mostrar o compacto completo da corrida logo após a etapa da Nascar, que começa às 14:00 horas de Brasília na pista histórica de Watkins Glen.

Na Fórmula 3 Inglesa, o estoniano Marko Asmer (à direita) cravou as poles de ambas as baterias da categoria, que corre amanhã em Silverstone. Três brazucas estão no grid. Alberto Valério foi 10º e 7º, Mario Moraes, 12º e 11º e Ernesto Otero, que faz sua estréia, 28º e 27º.

Em Caruaru, o paranaense Leandro Totti ditou o ritmo na classificação da Fórmula Truck. Ele foi pole com oito décimos de diferença para o segundo, Felipe Giaffone, vencedor das últimas duas etapas e palpite do Blog. O líder do campeonato, Roberval Andrade, sai de quinto. A Rede Bandeirantes mostra a corrida amanhã às 14:00 horas.

Finalmente, na estretante GT3 Brasil, a dupla Paulo Bonifácio/Alceu Feldmann vai largar na pole das duas baterias da primeira etapa da categoria, amanhã, em Tarumã. Um dos principais destaques do evento, o ex-piloto de Fórmula 1 Roberto Moreno, não treinou após ter batido seu carro numa das sessões anteriores. Apesar disso, o "Pupo" é presença garantida no grid de amanhã.



Da Fórmula 1, a única notícia que chega é que o manda-chuva Bernie Ecclestone está disposto a comprar ações do Arsenal com o objetivo de se tornar o principal acionista do time. E eu fico com só tenho um comentário a fazer. Vem cá: quando é que esse cara vai se dar por satisfeito?

Nesse domingo, o Blog volta ao longo do dia nas edições do Weekend Update, analisando e fazendo comentários sobre as atividades das categorias que correm amanhã. E não deixe de votar na enquete - que está quase sendo fechada - sobre o novo assunto da seção Os 10+ do Blog F1 Grand Prix. Nos vemos mais tarde!

Crédito das fotos:
Etapa de Kentucky: Site oficial da IRL - (http://www.indycar.com/)
Cyril Despres e Ingo Hoffman: Site oficial do Rally dos Sertões 2007 -
Sebastien Bourdais: Site oficial da ChampCar - (http://www.champcarworldseries.com/)
Marko Asmer: Site oficial da Fórmula 3 Inglesa - (http://www.fota.co.uk/index.php)

6 comentários:

Anônimo disse...

blog o video não tá entrando não tem outro jeito não?

Anônimo disse...

belo vôo do franchiti rsrsrs. Vi ao vivo e foi bem engraçado a reação dos locutores da band. Eles ficaram tentando procurar piadas para fazer mas não conseguiram. O tony lá na frente não entendeu nada rsrsrs

Blog F1 Grand Prix disse...

Anônimo,

Estou tentando resolver esse problema. O vídeo está disponível na página da IRL (www.indycar.com). Em breve, quando aparecer no youtube, eu coloco por aqui.

Grande abraço!

kimi_cris disse...

O Bernie anda passado da cabeça agora quer comprar o Arsenal.

Felipe Maciel disse...

O Dario tava inspirado nesse dia, só fez bobagem.

Já o Kanaan andou muito! Foi o único que passou por fora, coisa rara naquela pista, arriscou tudo e foi, e com pneus frios pq todos tinham voltado dos pits stops. Vitória mais do que merecida.

Blog F1 Grand Prix disse...

Já troquei o vídeo. Agora, ele aparece sem problemas. Bom divertimento a todos.

Um grande abraço do Blog!